Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Dicas para um casamento inesquecível na montanha: celebre seu amor em meio à natureza

Já pensou em fazer seu casamento na montanha? Então, leia este artigo e saiba tudo para realizar esse sonho!

Para os apaixonados pela natureza e amantes do clima frio, celebrar o casamento nas montanhas pode ser a concretização de um sonho. Considerando o simbolismo do casamento como o início da vida a dois e a carga emocional envolvida, nada se compara a escolher um local especial para a cerimônia, não é verdade?

Se você e seu noivo(a) estão pensando em casar nas montanhas, seja no Brasil ou no exterior, o primeiro passo é escolher o local e planejar o casamento, a logística da cerimônia e também avisar os convidados e a família de que vocês optaram por um destination wedding.

Para te ajudar nessa missão, abaixo preparamos um conteúdo exclusivo sobre casamento na montanha. Boa leitura!

Veja também: Guia de casamento no inverno: como fazer?

Casamento na montanha

Foto de Zoe Pappas na Unsplash

Opções de destinos para casamento na montanha

Antes de começar a planejar o grande dia e enviar os convites do casamento, o casal deve escolher o local da cerimônia. Confira as opções de destinos que separamos para vocês.

Destination wedding na montanha: os melhores locais no Brasil

Apesar do Brasil ser conhecido principalmente pelos destinos com praias e muito sol, também é fácil de encontrar locais que tenham clima de serra, natureza e montanha. Veja os 5 principais destinos brasileiros.

1. Monte Verde, Minas Gerais

Conhecida como a “Suíça brasileira”, a cidade de Monte Verde em Minas Gerais é o destino ideal para quem quer casar tendo como plano de fundo as montanhas. Além do clima de serra romântico e da arquitetura europeia, a cidade situada no município de Camanducaia, é pequena, aconchegante e tem o melhor chocolate do país. 

Como na cidade faz frio quase todo o ano, o ideal é fazer a cerimônia de casamento à tarde, próximo ao pôr do sol que é magnífico. 

2. Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Na divisa entre Rio de Janeiro com Minas Gerais é possível encontrar a cidade de Visconde de Mauá, descrita como apaixonante, pelos moradores e por quem visita a cidade.

Além disso, a cidade é cercada pelas montanhas da mata Araucária e por isso, o verde, a natureza e o ar fresco são característica da região, o que faz da cidade o destino perfeito para o casamento. 

3. Santo Antônio do Pinhal, São Paulo

Região metropolitana do Vale do Paraíba, a cidade de Santo Antônio do Pinhal é conhecida pelo clima frio e aconchegante e por sua natureza exuberante. Mas as características boas não param por aí, na região, os antigos dizem que os solteiros que bebem água da fonte de Santo Antônio do Pinhal se casam e os casados que passam por lá e bebem da fonte continuam casados para sempre!

Brincadeiras à parte, a cidade é ideal para um casamento na montanha. Pois, do alto da cidade é possível ter uma visão completa do Vale do Paraíba, o que dá um cenário e tanto para o grande dia. 

4. Gramado, Rio Grande do Sul 

Gramado é outra cidade perfeita para um destination wedding nas montanhas. Lá, o clima é frio, a cidade tem um estilo europeu e as montanhas da Serra Gaúcha dão um charme a cidade. Além disso, por causa da alta procura, há vários lugares em Gramado preparados para casamentos, seja ao ar livre, em hotéis ou espaços específicos.

5. Lençóis, Bahia

Situada na Chapada Diamantina, a cidade de Lençóis tem sido bastante procurada para cerimônias de casamento. Isso porque a cidade chama atenção pelas suas ruas coloniais, casas do século XIX e seu clima bucólico rodeado de natureza, montanhas e ecoturismo. Devido à alta procura a cidade tem uma excelente infraestrutura para receber casamentos de todos os tamanhos. 

Veja também: 6 ideias de lembrancinhas para destination wedding

Casamento: noivos em montanhas

Foto de Mike Cox na Unsplash

Destination wedding na montanha: os melhores locais no exterior

Para os casais que querem um destination wedding em montanhas internacionais, existem várias opções também. Abaixo separamos os 5 principais destinos.

1. Mittenwald, Alemanha

Situada no sul da Alemanha, Mittenwald é uma cidade bávara que neva bastante no inverno. Além da neve, a cidade é cercada pelas montanhas dos Alpes e parece que saiu de um conto de fadas. Lá, tem igrejas famosas como a de São Pedro e São Paulo, onde pode ser feita a cerimônia (verificar a possibilidade com fornecedores alemães) ou a cerimônia pode ser feita de dia ao ar livre em chalés, ou em restaurantes típicos da cidade. 

2. Gstaad, Suíça

O vilarejo de Gstaad, localizado no cantão de Berna na Suíça, é outro destino lindo e ideal para casamento na montanha. A vila atrai turistas e famosos de todo o mundo devido a sua exclusiva estações de esqui. O vilarejo é cercado por montanhas e seu estilo retrô lembra filmes antigos. Lá, não vai faltar luxo e nem entretenimento para o seu casamento.   

3.  Mendoza, Argentina

Mendoza, situada na Argentina, é uma cidade ideal para casais que desejam trocar seus votos com vistas deslumbrantes das montanhas. O Parque Provincial em Mendoza abriga e protege o Aconcágua, a montanha mais alta do Hemisfério Ocidental, com impressionantes 6.962 metros de altitude.

Essa cidade é simplesmente perfeita! No inverno, a neve é comum e você pode realizar seu casamento em uma das vinícolas locais, com a majestosa Cordilheira dos Andes como pano de fundo deslumbrante.

4. Alesund, Noruega

Alesund, localizada na costa norueguesa, é outra cidade deslumbrante para realizar um casamento especial. Suas paisagens magníficas, dignas de conto de fadas, proporcionam um cenário encantador. No inverno, além da neve, os picos das montanhas se cobrem de branco, conferindo uma vista ainda mais especial.

Devido ao seu tamanho compacto, é recomendável que o casal visite o destino antecipadamente e procure por locais adequados para realizar a cerimônia, já que a cidade é mais voltada para o turismo de esqui.

5. Hallstatt, Áustria

Localizada próxima ao Lago Hallstatt, a cidade de Hallstatt na Áustria compartilha seu nome com o lago alpino, que é um dos mais bonitos cartões postais do país. Lá, no inverno os picos das montanhas ficam cobertos de neve e toda a área de Hallstatt é Patrimônio Mundial da Unesco.

Isso quer dizer que a cidade, mesmo que pequena, tem uma boa estrutura para receber seus familiares e convidados e como é turística, fica mais fácil encontrar fornecedores locais para o planejamento do casamento.

Veja também: Casamento ao ar livre: veja os estilos que estão em alta

Casamento nas montanhas: casal na natureza

Foto de Pavel Danilyuk na Pexels

Planejamento logístico: como planejar um casamento na montanha?

Se o casal quer casar com as montanhas de plano de fundo é preciso se preocupar com questões climáticas, com transporte e até mesmo acessibilidade.

Nesse sentido, o primeiro passo é decidir a data do casamento e o local. É importante considerar a estação do ano, uma vez que o clima muito frio pode dificultar a permanência aquecida durante a cerimônia, especialmente se for ao ar livre.

Agora, se a data escolhida for no verão e próximo à natureza, matas e florestas é necessário pensar em repelentes e como chegar ao ponto da cerimônia sem precisar fazer uma trilha.

Outra dica essencial é sempre ter um kit de emergências no local da cerimônia. Uma vez que esse tipo de casamento ocorre em áreas mais afastadas, é recomendado levar consigo um kit contendo itens de primeiros socorros para lidar com qualquer eventualidade ou acidente que possa ocorrer.

Definida a data, pense no local da festa. Pode ser ao ar livre próximo à natureza e as montanhas, em chalés ou fazendas próximas à cidade. Para fazer a escolha, leve em consideração seus familiares idosos e se para chegar ao local existe acessibilidade.

Feito isso, comece a buscar fornecedores que entendam de casamentos em montanhas e próximos à natureza. Pois, é necessário pensar em decorações que não vão sugar umidade da montanha, comidas que aguentem o frio e flores que não murchem devido à altitude e clima. Vale lembrar que os fornecedores locais costumam ter mais experiência nesse tipo de evento e também tem uma pegada mais sustentável.

No quesito hospedagem, como é um destination wedding, a dica é alugar um hotel ou pousada para todos os convidados ficarem no mesmo local. Os noivos também podem se hospedar junto com os convidados, só escolha uma suíte luxuosa para a noite de núpcias.

Por fim, para ter um casamento perfeito e sem perrengues nas montanhas é recomendado ter um bom cerimonial, de preferência local e sempre ter um plano B para caso de acontecer algum imprevisto, como uma mudança de tempo. 

Vestido de noiva para casamento na montanha: qual modelo escolher?

Como o clima influencia muito em um casamento na montanha, a escolha do vestido de noiva tem que ser certeira. O tecido não pode absorver a umidade do local e a noiva não pode passar frio.

Desse modo, o indicado é escolher tecidos mais leves que dão movimento ao vestido. E, como uma calda não é recomendada nesses casos, se você sempre sonhou com um vestido de princesa, aposte nos bem rodados e com volume.

Agora, se você quer um vestido mais discreto, os cauda de sereia caem bem e os de corte reto também. Lembre-se de colocar uma segunda pele nos braços, pode ser tule ou renda e de usar uma jaqueta, casaco ou pashmina que combine com o vestido para quando anoitecer.

Outro fato a se levar em consideração é o estilo de sapato, pois no campo, por exemplo, um salto agulha pode prender na terra e fazer a noiva cair. Prefira saltos mais grossos e as botas cabe bem nesse tipo de casamento.

Outra opção perfeita de traje é investir em terninhos, macacões e calças no lugar do vestido de noiva.

Lembrando que, a escolha do vestido de noiva deve levar em consideração apenas a opinião da noiva e se ela se sente bonita e confortável no traje. Ou seja, não tente agradar ninguém que não seja você mesma, okay!

Decoração e estilo: ideias para inspirar o seu casamento na montanha

Como falamos acima, a decoração desse tipo de casamento deve ser bem pensada, pois, se a cerimônia for próximo à montanha, o estilo e decoração devem combinar e complementar o ambiente que por si só deve ser magnífico.

Agora, se for em um chalé ou no campo, dá para explorar outros tipos de decoração que destacam elementos naturais daquele local, como utilizar as flores típicas daquela região, por exemplo. 

Como os destinos com montanhas costumam ter um estilo mais rústico, aproveite essa característica e use isso a seu favor na decoração. Aposte em móveis de madeira, objetos de cerâmica, lustres e cores de tons terrosos e pastéis. Lembrando que a decoração rústica envolve luxo, ou seja, aposte em talheres e louças douradas ou rosê gold e sempre pense no rústico como um estilo sofisticado.

Outro estilo que cabe muito bem é o boho que tem uma vibe mais anos 80 hipster. Desse modo, aposte em cores fortes e bastante flores. Dê preferência para as espécies locais, porém você pode escolher colocar tulipas, azaleias e lírios que são perfeitas para outono/inverno e hortênsias e copo-de-leite para o verão.

Para a iluminação pense em algo mais intimistas como varal de luzes amarelas, tochas e velas. 

Veja também: Decoração de mini wedding: 20 inspirações lindas

Decoração intimista para casamento na montanha

Foto de Jonathan Borba na Pexels

Fotografia: quais as dicas para casamento na montanha?

As fotos do casamento são o que eternizam o momento, e é necessário pensar em como tirá-las e qual a melhor hora do dia. Dessa forma, é importante que o casal e o fotógrafo escolhido visite o local antes do casamento e faça teste de luz.

Se o casal prefere um casamento mais para o final da tarde, o fotógrafo deve ajudar a encontrar o ponto onde o pôr do sol passa e se é o mesmo local onde as montanhas aparecem de plano de fundo.

Agora, se o casal quer um casamento na parte da manhã é importante escolher locais contra o sol para ele não estourar o flash e nem as pessoas e os noivos ficarem com os olhos fechados.

Uma dica importante para o casal é começar a cerimônia sempre 1 hora e meia antes dos melhores horários para as fotos. Pois, como a cerimônia dura esse tempo, dá para o casal fazer o pós-wedding no momento perfeito para a foto, como o pôr do sol. Atualmente há vários aplicativos para celular que mostram o horário certo que o sol vai se pôr.

Portanto, casar nas montanhas é mágico e a vista colabora bastante para ser um casamento digno de contos de fadas. Só planeje bem a logística da cerimônia para não ter estresse e nem perrengues no grande dia!

Bora planejar o destination wedding de vocês? Para ajudar nesse planejamento e no orçamento, aqui no iCasei é possível fazer seu site de casamento personalizado e criar a lista de presentes, que contempla cotas para lua de mel e que são revertidas em dinheiro.

Isso mesmo! Você pode deixar a sugestão de ajudar na lua de mel como sugestão de presente e, ao invés de retirar o voucher, converte os presentes em dinheiro e podem curtir a viagem.

Saiba mais sobre o site de casamento!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024