shutterstock_153205040
Por onde começar a decoração da casa nova? Esta é uma dúvida que muitos noivos enfrentam no período que antecede o casamento. Mas, apesar de tudo, este é um dos planejamentos mais gostosos de fazer, afinal, os pombinhos estarão pensando com muito carinho em todos os detalhes do novo lar onde eles passarão por muitos momentos felizes juntos.
Como tudo na vida, nesta fase é normal que imprevistos aconteçam, por isso, é sempre bom ter um plano B. Este foi o caso do casal Edson e Ariane. Eles se casaram no dia 21 de agosto deste ano e tiveram alguns problemas com o prazo de entrega do apartamento. O jeito foi ir para o aluguel enquanto a casa nova não fica pronta e a decoração acabou não ficando do jeito que eles sonharam, “como alugamos uma casa, compramos apenas os móveis necessários”, conta o noivo. Segundo ele, o apartamento do casal deve ficar pronto ainda em dezembro. “tudo o que compramos já foi pensando em reaproveitar quando mudarmos”. Mas eles não estão com pressa para que fique pronto logo, já que esperam mudar apenas quando tudo estiver do jeito que eles sonharam. “Como a gente já casou, não temos tanta pressa. acredito que em seis meses nós conseguiremos deixar do nosso jeitinho”, conta Edson.
decoracao-de-casa
A arquiteta Andréia Hernandes, da Ahph Arquitetura e Interiores conta que é recomendável que os noivos comecem a se preocupar em deixar a casa nova pronta seis meses antes do casamento. Este é o tempo necessário para que sejam feitas todas as obras necessárias sem que nenhuma delas seja prejudicada. Segundo Andreia, é preciso muita organização para que tuo seja entregue no prazo. “Antes de iniciar, é importante elaborar um cronograma da obra estimando o tempo de execução de cada etapa”.
decoracao-de-casa
A maior parte dos casais optam por comprar um apartamento que não seja muito grande para começar a vida de casado. Nestes casos, o grande desafio dos noivos será tornar o ambiente mais amplo e aconchegante, mas o mais importante é deixar o apartamento com a personalidade do casal. “Para tornar um ambiente aconchegante é necessário que ele tenha a cara do casal e trabalhar a decoração com cores”, diz a arquiteta.  A dica dela é investir em detalhes que deixem a casa nova cheia de estilo, como texturas e materiais que tragam esta sensação, como por exemplo madeiras, detalhes em cores alegres, papel de parede e um belo projeto luminotécnico.
Andréia conta que o casal pode optar por diversos recursos que dão amplitude a ambientes pequenos que podem ser simples, como o uso de espelhos, cores claras e uma boa iluminação, ou mais complexos, como o tamanho dos rodapés e molduras de gesso. Uma boa ideia é optar por um piso de cor clara, além do teto, que deve ser, preferencialmente, branco. Ela sugere que os pombinhos tenham bastante atenção nos objetos que escolherem para compor a decoração. “É preciso tomar cuidado com objetos muito grandes ou altos para não criar a sensação de que o ambiente em que ele está inserido é menor”.
decoracao-de-casa
A escolha dos móveis é um momento deve ser feita pensando no espaço de circulação da casa. Sobre isso, a arquiteta afirma que em ambientes pequenos, a ideia do menos é mais deve ser levada em conta, “principalmente onde os  espaços são restritos, é importante não “entulhar” móveis e objetos”. Por isso, é imprescindível que o casal escolha a mobília cuja dimensão seja compatível com o espaço.
Mesmo assim, é possível ousar na decoração em ambientes pequenos. Andréia aconselha os noivos a escolher um ponto focal  no ambiente e destacá-lo de alguma forma. “Pode ser uma parede, uma poltrona ou um quadro, não exagerando para não criar uma poluição visual”, conta. Além disso, o casal pode colorir o ambiente através de pequenos detalhes, como almofadas, tecidos, xales de cortina, vasos ou objetos decorativos. Confira mais fotos de alguns ambientes e inspire-se para decorar a sua casa.
decoracao-de-casa decoracao-de-casa decoracao-de-casa
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!