Henrique Fonseca e Juliana Carvalho se casaram com as madrinhas usando uma cartela de tons claros rosados e os padrinhos de ternos em azul escuro. Sim,  a roupa para padrinho de casamento, também estava com cores combinando entre si, o que criou uma harmonia linda no altar e nas fotos.

“Era um sonho meu, de ter essas cores juntos no meu casamento. E o Henrique adorou a ideia”, disse Juliana. Para Flavio Moreno, sócio da Ed Mendes Eventos, a ideia de combinar as cores também dos padrinhos, geralmente, surge da noiva, que já tem seus planos na cabeça.

Veja também:  Ternos para casamento | Dicas para look dos padrinhos

roupa para padrinho de casamento
Foto: All Things Possible Events

“Os padrinhos têm um papel importante no casamento. São as pessoas mais especiais para o casal e esse tipo de combinação os coloca em evidência entre os convidados. No entanto, a combinação tende a ser um tema mais complicado, tanto para madrinhas, quanto padrinhos. Para as mulheres, existe a noiva que decide uma cor específica, o que nesse caso, o legal é deixar cada uma escolher o modelo que quiser dentro da cor escolhida. E existe a noiva que opta em dar uma paleta de cores, onde a madrinha recebe a paleta e decide qual usar, ou em alguns casos, elas se reúnem ou sorteiam ou entram em acordo qual cor cada uma deve usar”, conta Flavio.

Para ele, os padrinhos tendem a ser mais fáceis do que as madrinhas. “Na maioria dos casos, os noivos pedem terno preto e presenteiam o padrinho com uma gravata de uma cor específica. Se for um traje diferenciado, como exemplo o meio fraque,o interessante é se escolher uma única loja e todos mandarem fazer ou locarem no mesmo local. No caso de padrinho fora da cidade, ele pode passar as medidas e pegar um dia antes do casamento, caso precise de ajuste, há tempo para isso”, conta o especialista.

roupa para padrinho de casamento
Foto: Seanhayes_therealtor

Foi o que fez o casal, que mandou fazer para as roupa para padrinho de casamento. Juliana se preocupou com cada detalhe, especialmente o tecido do colete na parte de trás. “Eu sabia que os padrinhos iriam tirar o terno, no meio da festa, então, queria que eles estivessem lindos nesse momento.”

Ao escolher a cartela de cores da roupa do padrinho de casamento (e das madrinhas), o ideal é já ter as cores da decoração pensadas, mas harmonizar com a festa também e não só no altar. Flavio conta que esse momento da escolha é algo muito pessoal e os noivos precisam estar em concordância total. Mas, fica um alerta.

“Aquela máxima de nunca ir de branco ao casamento se mantém, assim como não combinar a cor da gravata do padrinho com a cor do vestido da madrinha. Quanto aos tons, eu sempre digo que, para os casamentos ao livre, final de tarde e praia funcionam com tons pastéis ou candy collors. Para os mais tradicionais, nas Igrejas e na parte da noite, as cores mais fechadas e sóbrias, como o azul, são as ideais”, afirma o especialista.

roupa para padrinho de casamento
Foto: Aurora Grey Photo

Veja também:  30 sugestões de música para entrada dos padrinhos de casamento

As cores e emoções

Thay Arieferr, especialista em visagismo e colorimetria do Salão Cabelaria, explica que nós, seres humanos, conhecemos muito mais sentimentos do que cores. Dessa forma, cada cor pode produzir muitos efeitos. “Cada cor atua de modo diferente dependendo da ocasião.

O mesmo vermelho pode ter efeito erótico ou brutal, nobre ou vulgar. O mesmo amarelo pode ter um efeito caloroso ou irritante. Ou seja, as mesmas cores estão sempre associadas a sentimentos e efeitos similares”, conta ela. E, para escolher a cor dos padrinhos e madrinhas, a cor da pele deles é um fator que precisa ser levado em consideração.

“Os tons terrosos funcionam melhor em quem tem pele quente ou neutra quente, ou seja, seu subtom será neutro quente: peles pêssego, marfim, bege, coral, douradas, marrom quente, terracota e bronze”, explica a consultora de moda Valentina Aires, do Histórias de Jade.

Thay explica, também, que não existe cor destituída de significado. “A impressão causada por cada cor é determinada por seu contexto , ou seja, pelo entrelaçamento de significados em que a percebemos. A cor num traje será avaliada de modo diferente do que a cor num ambiente, num alimento, ou na arte. O contexto é o critério que irá revelar se uma cor será percebida como agradável e correta ou  errada e destituída de bom gosto.

roupa para padrinho de casamento
Foto: Allie Skylar Photography

Veja também: Manual dos padrinhos | Dicas para criar o guia de estilo

Qual é o seu tipo de pele?

Para identificar cada o tipo de pele, que se classificam conforme as estações do ano, costuma-se usar o método conhecido como tipologia sazonal . Thay conta que a cor da pele é que vai determinar, na pessoa, a sua classificação.

“A análise da coloração pessoal deve começar com a análise da cor da pele, ao invés da cor de cabelo ou dos olhos. E aqueles que descobrem quais são as cores que correspondem ao seu tipo de pele se surpreendem com o quanto ficam melhor, quando se vestem nas cores indicadas a seu tipo”, conta ela.

Tipos de pele e as nuances de cor ideais

Tipo verão: tons  frios:

A descrição ‘tipo verão’ confunde, pois muitos acreditam que corresponde aos tons mais quentes, as cores fortes. Porém, esses tipos correspondem exclusivamente às cores frias, como azul e branco. As cores que se harmonizam melhor com esse tom são as apagadas, por exemplo: pode ser um azul acinzentado, um azul pastel, qualquer tom de verde azulado clareado com branco, o rosa matte.

Tipo Inverno: tons frios:

A pele levemente azulada ou amarelada, mas não rosada, tem um tom frio. As cores que melhor se harmonizam com esse tom são cores claras, principalmente cores frias. O branco puro, o preto puro, o azul real luminoso, o rosa pink e o vermelho luminoso. É importante que as cores não sejam amareladas, pois tons amarelados destacariam o amarelado da pele, dando um aspecto doentio e envelhecido.

Tipo Primavera: tons quentes

A pele é rosada e amarelada. Como a pele é rosada, a parte amarelada pode ser acentuada, o que faz com que todas as cores que vão melhor com o tipo primavera contenham amarelo , mas também branco, para não se impor demais. Exemplos são o verde amarelado, cor de mel, o rosa salmão, o vermelho coral.

Tipo Outono: tons quentes

Pele alaranjada- amarela . Vão bem com essa pele todos os tons em castanho- alaranjado , o vermelho tomate com toque de amarelo e os verdes intensos, com visíveis toques de amarelo, como o verde musgo é o verde -oliva.

roupa para padrinho de casamento
Foto: Seng Xiong

Veja mais inspirações de roupa para padrinhos de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários