Muito procurado por noivas e esposas que querem presentear seus parceiros com uma surpresa especial, o ensaio boudoir é perfeito para quem quer ousar um pouquinho e apimentar a relação.

A proposta é clicar as mulheres em momentos íntimos e com um olhar cheio de sensualidade. As fotos ficam incríveis e, no final, acabam sendo um presentão tanto para os companheiros quanto para as fotografadas, que adoram se ver lindas nos retratos.

Ensaio boudoir
Foto: Anna Quast e Ricky Arruda

 

O que é um ensaio boudoir?

Boudoir é uma palavra francesa que remete a um quarto onde as mulheres se arrumavam após o banho. O termo é muito relacionado a momentos de intimidade e inspira uma série de ensaios lindos e cheios de personalidade.

“Como o casamento é um momento super íntimo e especial, a ocasião desperta um desejo das noivas por este tipo de ensaio. Ele é caracterizado por fotos delicadas, normalmente com tons suaves, e lingeries que lembram a noite de núpcias”, explica Deborah Menezes, proprietária e fotógrafa no Studio Deborah Menezes Fotografia.

Normalmente, os ensaios boudoir mostram a mulher em momentos bem íntimos e naturais. O simples fato de colocar ou tirar um sutiã, por exemplo, pode render ótimos cliques. Além disso, dá para registrar retratos com lingerie e até sem roupa.

Ensaio boudoir
Foto: Anna Quast e Ricky Arruda

 

Para quem o ensaio boudoir é indicado?

A sessão é recomendada para qualquer tipo de mulher. Normalmente, as noivas usam as fotos para presentear seus parceiros. Pode ser no dia da cerimônia, antes ou até em alguma data especial, como as bodas de casamento. Também dá para apostar em ensaio boudoir de gestante.

A fotógrafa Alexia Magalhães explica que o álbum pode ser feito quando as mulheres quiserem. Quem já gosta, se sente confortável e tem essa brincadeira com o noivo, por exemplo, pode realizar as fotos até mesmo no dia do casamento.

Caso a noiva seja muito tímida, é melhor evitar o dia da cerimônia, que traz muitas emoções de uma vez só. Nesses casos, dá para fazer o ensaio antes ou deixar para fazer uma surpresa algum tempo depois do Grande Dia.

“Todas as mulheres merecem se ver retratadas de uma forma que valorize sua beleza e mostre sua melhor versão. Em um primeiro momento, tirar a roupa para fazer um ensaio é algo desafiador, mas logo em seguida é transformador e um verdadeiro momento de realização”, conta Ricky Arruda, fotógrafo do estúdio Anna Quast e Ricky Arruda.

O profissional afirma que o dia em que as noivas recebem as fotos é muito bacana. “Elas enxergam, nelas mesmas, uma mulher que, muitas vezes, não viam. Isso desperta confiança e ‘dá um up’ na autoestima”, diz.

Ensaio boudoir
Foto: Studio Deborah Menezes Fotografia

 

Locais para fazer um ensaio boudoir

Quem opta por esse tipo de fotografia precisa encontrar um local agradável e confortável. É possível fazer em casa, em lugares que fazem locação para ensaio boudoir, em quartos de hotéis bacanas ou até em estúdios que recriam ambientes.

Normalmente, as noivas optam por um ensaio boudoir interno, pois ele oferece mais privacidade. “Também pode acontecer em ambiente externo. Pela essência da sessão de fotos, tende a ser em um jardim anexo ou em uma varanda”, afirma Deborah.

Para Alexia, o ensaio boudoir externo exige alguns cuidados especiais. “É preciso usar um olhar muito mais artístico do que natural”, ressalta.

Ensaio boudoir
Foto: Anna Quast e Ricky Arruda

 

Como se preparar para o ensaio boudoir

A preparação da mulher para um ensaio boudoir para o casamento é bem parecida com a de qualquer outro tipo de trabalho fotográfico. Isso inclui alguns procedimentos estéticos, que variam conforme a preferência da noiva, por exemplo, unhas, sobrancelhas e depilação.

“É importante pensar com antecedência no estilo das fotos. Com isso, a pessoa tem tempo de providenciar roupas, lingeries, acessórios e decoração dentro da linha fotográfica escolhida”, diz Deborah. Procurar o termo ensaio boudoir no Pinterest e em outros sites de inspiração pode ser uma boa opção para ter ideias.

O preparo psicológico e mental também é muito importante. “Recentemente, fotografei um ensaio lindo de uma noiva cujo casamento eu havia clicado um ano antes. Ela precisou desse tempo para ter a certeza e a segurança emocional. Ficou um arraso”, conta Ricky. “De toda forma, quando começo a conversar com cada uma, sempre ajudo muito com dicas e pontos importantes”, completa.

Ensaio boudoir
Foto: Anna Quast e Ricky Arruda

 

Alexia também fala sobre guiar as mulheres durante o ensaio e garantir que elas estejam sempre confortáveis. “O importante é ir com a mente tranquila. Não vou deixar aparecer nada que ela não queira mostrar. Ela também não vai ficar sem saber qual pose fazer ou onde colocar a mão, pois sempre vou passar essas informações”, comenta.

Por conta de tudo isso, é importante salientar que o ensaio boudoir deve ser sempre feito com fotógrafos de confiança. “Converse bastante sobre as suas ideias e vontades. Faça como um grande presente para você, antes de ser um presente apenas para outra pessoa”, recomenda Ricky.

ensaio boudoir
Foto: Cass Bird/ Vogue

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários