Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Para que serve site de casamento e por que fazer um?

O site de casamento reúne todas as informações sobre a cerimônia e a festa em um só lugar e é acessível a todos os convidados

A organização de um casamento envolve centenas de decisões e, apesar de ser deliciosa, também é muito intensa. São tantos detalhes para resolver que a comunicação com os convidados pode ficar um pouco difícil, ainda mais quando falamos de uma lista generosa de amigos e parentes. 

Criar o site de casamento é indispensável para os noivos que desejam ter uma ótima comunicação com os convidados e, além disso, ganhar presentes virtuais pela lista de casamento que serão convertidos em dinheiro.

A plataforma, que conta com diversos recursos para auxiliar os noivos é, não só uma forma de reunir todas as informações do casamento, mas também uma grande ajuda na hora do planejamento.

Quer saber mais sobre por que fazer um site de casamento? Continue a leitura! 

Um par de alianças em cima de um buquê de flores brancas e rosas. Imagem disponível em Unsplash.

O que é um site de casamento?

Um site de casamento é uma ferramenta de organização da cerimônia para os noivos. Na plataforma, os casais podem reunir todo tipo de informação sobre o evento, como horário, local e data, lista de convidados, lista de presentes e muito mais!

Veja também: como fazer um site de casamento

Como funciona um site de casamento? 

O site de casamento é um ambiente virtual onde os noivos concentram informações importantes para a organização do evento e dos convidados em um único lugar. A plataforma iCasei, por exemplo, oferece diversos recursos para isso, como o mapa do local da cerimônia, envio de lembretes, confirmação de presente, lista de presente e álbum de fotos, entre outros!

É um grande centro de informações e de interações do casamento. 

A maioria das plataformas que oferecem esse serviço cobram uma mensalidade após um período de teste e experimentação. No iCasei você pode ganhar até 6 meses no plano basic gratuitamente. 

Com layouts prontos e personalizáveis, é possível criar um site com a cara dos noivos e compartilhar toda a experiência do momento. 

Por que fazer um site de casamento?

A seguir, veja nossa lista com 10 motivos para criar um site de casamento!

1. Informar detalhes que não estão no convite

Apesar de o convite ser um item essencial no casamento, ele tem espaço limitado e pode não comportar todas as informações necessárias.

Já no site de casamento é possível criar páginas específicas sobre a cerimônia e a festa com as informações mais completas, como dress code, locais de estacionamento, entre outros. 

2. Confirmar a presença dos convidados

A confirmação de presença no casamento é um dos recursos mais buscados que ainda se questionam por que fazer um site de casamento.  

Esse é um dos pontos críticos, pois muitas pessoas se esquecem de confirmar e os noivos precisam contratar um serviço de RSVP para entrar em contato. 

Mas com o site de casamento, essa confirmação é rápida e prática, eliminando mais esse custo do orçamento. 

3. Criar a lista de presentes

A lista de presentes de casamento online é um dos melhores recursos do site de casamento. 

Com ela, é possível criar uma lista de presentes, seja para o chá de panela ou para o casamento mesmo, escolhendo entre os mais de 50 mil itens disponíveis, em lojas conceituadas do mercado, e disponibilizar para seus convidados. 

Também é possível vincular uma lista de alguma loja física, informando onde os produtos podem ser encontrados presencialmente. 

Essa é uma ajuda e tanto para garantir que você ganhará tudo aquilo que realmente deseja de presente. 

4. Optar pela lista de presente convertida em dinheiro

A lista de presentes convertida em dinheiro é ideal para quem já tem uma casa montada e prefere usar o dinheiro dos presentes para fazer outra coisa, como uma reforma ou a compra de um carro, por exemplo. 

Funciona assim: seus convidados compram os presentes que quiserem da sua lista e, ao final, ao invés de receber os itens, você troca o valor por dinheiro, e fazer o que quiser com ele. 

5. Disponibilizar cotas de lua de mel

Mais um recurso incrível para quem quer fazer a viagem dos sonhos: a cota de lua de mel. Seus presentes podem ser experiências no local escolhido para passar a viagem de núpcias.

No site, você escolhe o que deseja fazer e seus convidados compram cotas como presente. Incrível, não é? 

6. Compartilhar a história do casal

Algumas pessoas podem não conhecer profundamente a história de vocês dois e contá-la pode ser uma boa maneira de aproximar os convidados e fazê-los se engajar com o casamento antes mesmo de acontecer. 

Então, que tal escrever uma história bem legal contando como você se conheceram, como foi o primeiro beijo, o pedido de casamento e também como está sendo a experiência do noivado? 

Com certeza os convidados vão amar! 

7. Colocar informações sobre a cidade para quem vem de fora

Muitas vezes convidamos pessoas que moram em outras cidades, familiares e amigos mais distantes, e pode ser que eles não conheçam ou até tenham medo de se sentir perdidos se for uma cidade maior. 

Em outros casos, como o de destination wedding, quando o casamento acontece em uma cidade diferente, essas informações também são cruciais. 

No site de casamento é possível incluir informações sobre hotéis e pousadas, restaurantes, salões de beleza, clima da cidade, e outros dados que são relevantes para quem vem de longe. 

8. Receber mensagens dos convidados

Os convidados do casamento são aquelas pessoas mais especiais para o casal, e não há nada melhor do que receber o carinho dessas pessoas. 

No site de casamento seus amigos e familiares podem enviar mensagens em um canal exclusivo.

9. Destacar padrinhos e madrinhas

Os padrinhos e madrinhas costumam ser as pessoas mais próximas do casal e merecem receber um destaque maior do que os convidados. 

No site de casamento, você pode criar um espaço exclusivo para eles, contando um pouco da personalidade deles e da relação de vocês. 

10. Ter praticidade na palma da sua mão

Com o aplicativo do site de casamento, você consegue acompanhar tudo o que acontece no seu site de casamento, como mensagens recebidas, fotos, presentes comprados e muito mais. 

Quando devo fazer o site de casamento? 

Não existe uma data certa para criar o site de casamento, mas o ideal é começar com bastante antecedência, já que ele funciona como um canal de comunicação e organização. O recomendado é fazer o site com 6 a 12 meses antes da cerimônia.  

No caso de destination wedding, o site de casamento é um fator decisivo para que seus convidados se sintam confortáveis e confiantes para contratar hospedagem e outros serviços na cidade escolhida. 

O que deve ter em um site de casamento? 

Para que o seu site de casamento fique o mais completo e organizado possível, é essencial que ele tenha:

  • a data e o horário da cerimônia;
  • a localização do evento (preferencialmente com mapa e informações sobre estacionamento);
  • o dress code;
  • uma mensagem de boas-vindas para quem acessa o site;
  • a história do casal; 
  • a lista de presentes;
  • o RSVP ou a confirmação de presença. 

Esses são os recursos básicos que já ajudam muito os noivos e os convidados, mas existem outras funcionalidades que também são excelentes para a organização.

Como os noivos já sabem, a preparação de um casamento exige muitos detalhes e pontos de atenção. Simplificar e unificar as tarefas e informações é a melhor maneira de chegar ao grande dia tranquilo, curtindo a contagem regressiva para o altar.

Onde fazer meu site de casamento?

A iCasei é uma plataforma de criação de sites de casamento. Com mais de 15 anos de experiência, oferecemos mais de 150 recursos para facilitar a vida dos casais. 

Quer saber mais sobre os nossos sites de casamento? Veja os planos e recursos da iCasei!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

3 comentários

  1. Fabiana e Luiz

    Gostaria de ajuda para fazer meu site de CASAMENTO.

  2. Augusto

    🙂

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024