A iluminação é um elemento muito importante na decoração para casamento, com componentes como varais de luzes, lanternas, luzes de fadas, sparkles e laseres, que estão em alta, além dos spots e pimbins. Mas, é preciso entender em qual situação eles podem ser usados, o quanto representam do orçamento do casal e como interferem no resultado final das fotografias.
Decoração por Mariana Bassi – Foto: Julia Ribeiro
Para Roberta Canuto, assessora de casamentos da Casa de Dois, tanto o varal de luzes, lanternas e luzes de fadas são elementos que combinam mais com casamentosrústicos e vintage, por darem um ar mais romântico e bucólico à decoração. Para a decoradora Mariana Bassi, seu uso deve ser feito de forma pontual, como na mesa dos doces, no local onde será realizada a cerimônia, no caminho dos noivos, no bar, em alguns arranjos, estabelecendo a dramaticidade da festa em locais específicos.
Já os spots e os pimbins são usados na iluminação indireta, para ressaltar alguns elementos da decoração ou parte do ambiente, evitando que o espaço fique muito claro, explica Mariana. “A iluminação indireta, decorativa, dá um charme ao ambiente e o deixa mais aconchegante”, diz. Nesses casos, completa Roberta, luzes quentes em tons de amarelo e âmbar são melhores porque não atrapalham as fotografias sem deixar o ambiente muito claro e incômodo para os convidados.
Decoração por Mariana Bassi – Foto: Julia Ribeiro
Os sparkles ou explosão de alegria, um tipo de fogo de artifício muito parecido com velas de aniversário que soltam faíscas, têm se tornado cada vez mais comum nos casamentos aqui no Brasil. São usados para celebrar a saída dos noivos, em substituição às rosas, arroz ou bolinhas de sabão. Mas é preciso verificar se a igreja escolhida para a celebração do casamento permite o uso desse objeto, que por se tratar de fogo, pode ser proibido.
Foto: Pinterest/Divulgação
Antes de decidir a iluminação desejada, é preciso que o casal feche a decoração e tenha uma ideia do local onde os objetos serão utilizados. A iluminação é colocada antes da aplicação da decoração no espaço da festa; os varais de luzes costumam ser instalados no próprio dia do casamento, mas os outros elementos, na véspera. Roberta recomenda que, para evitar riscos à segurança dos convidados, esse procedimento conte sempre com auxílio de profissionais da iluminação.
Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.