Revista

Check-List de Casamento: Organize agora o seu

Para não se perder no meio do planejamento do Grande Dia, confira um passo a passo completinho de como organizar um casamento!

Logo após um pedido de casamento emocionante, começam os preparativos para o Grande Dia. E são tantos detalhes e etapas que você e seu amado podem acabar se perdendo no caminho. Mas nada melhor do que um bom check list de casamento e o apoio de amigos e do serviço de assessoria para auxiliar nesse momento tão importante.

Baixe grátis o nosso Check List

Check list de casamento passo a passo

Para ajudá-la na tarefa de montar um check list de casamento sem estresse, seja sozinha ou com o apoio da assessoria, Renata Gonçalo Dias, assessora responsável pela Entrelaçados, ressalta:

“É importante que o casal tome o checklist como cartilha, mas pode ser que alguns itens não tenham identificação com a personalidade do seu casamento. Então, aqui, vale uma dica extra: pensem em organizar o evento trazendo à tona a essência de vocês”, comenta a especialista.

check list casamento

Foto: Acervo iCasei

Check list de casamento completo para download ou imprimir

Veja o Check list de casamento mês a mês

12 meses antes do casamento

Vamos começar pelo início! Sim, esse é o período para fechar os grandes detalhes do casamento, como por exemplo a data e fazer o planejamento financeiro, como você pode ver abaixo!

11 meses antes do casamento

Se em um primeiro momento você e seu noivo definiram, data, budget e local, agora é o momento de finalizar a contratação de outros fornecedores essenciais, e que geralmente, realizam somente um evento por dia, e tem um custo alto, confira:

10 meses antes do casamento

Com espaço fechado, e a definição se o casamento será na igreja e a recepção no espaço, ou se tudo vai ser realizado no espaço, é hora de fechar a decoração dos locais e também outro detalhe, que envolve as flores.

9 meses antes do casamento

Sim, chegou um dos momentos mais esperados pelas noivas, a escolha do vestido dos sonhos.

Esse é considerado o período ideal para a fechar o vestido dos sonhos, assim a chance de você optar pela mudança de um modelo é menor e também se optar por fazer um vestido de noiva sob medida, ele ficará pronto à tempo.

8 meses antes do casamento

Faltando 8 meses para o Grande Dia, chega aquele momento de rever novamente a lista de convidados, já que esse é o período ideal para mandar confeccionar os convites.

7 meses antes do casamento

Não existe uma regra, mas se os noivos optarem por fazer a lua de mel logo depois da festa, esse é o período ideal para fechar o destino dos sonhos.

Assim, os noivos conseguem se planejar financeiramente, já que os gastos com o casamento já estão acontecendo, e ainda tem muito detalhe para ser definido pela frente.

  • Coral para cerimônia;
  • Lua de mel;

6 meses antes do casamento

Ufa! 6 meses antes do Grande Dia, parece que tudo já foi resolvido né? Mas não, casamento é feito de detalhes, e acredite, são muitos detalhes.

Nesse período, por exemplo, é o momento ideal para você montar o seu site de casamento. Isso porque os noivos conseguem aproveitar mais os recursos, principalmente fechando no iCasei, que conta com um serviço premium e atendimento diferenciado.

O site de casamento é uma ótima maneira de já deixar os convidados entrando no clima para o Grande Dia, já que na plataforma os noivos podem compartilhar informações sobre a festa, contar a história do casal, incluir playlist, além de fazer uma enquete com os convidados, por exemplo.

5 meses antes do casamento

Casamento é feito de detalhes, não é mesmo? E aqui é o momento de definir mais alguns detalhes, que não podem ser esquecidos, caso os noivos queiram como bem-casados, e o topo do bolo, além dos acessórios da noiva.

4 meses antes do casamento

Esse é o período ideal para os noivos que querem fazer algum tipo de tratamento estético,  ou seja caso queiram fazer uma dieta, ou algum procedimento, a hora é agora.

  • Tratamentos estéticos para o casamento (emagrecimento, tratamento capilar) ;
  •  Definir aluguel do automóvel;
  • Hotel para noite de núpcias.

3 meses antes do casamento

Faltando 90 dias para o Grande Dia é o momento de começar a entrega dos convites, mas lembre-se sempre de pensar na logística de quem não mora próximo, pois é preciso que eles recebam primeiro o convite para poderem se programar.

Veja abaixo os pontos que devem ser definidos nesse período:

  • Entregar os convites, dando prioridade aos convidados que moram mais distante;
  • Definir o local para o Dia da Noiva;
  • Escolher as lembrancinhas.

2 meses antes do casamento

Aqui é o momento de realizar, caso os noivos queiram, aqueles eventos pré-casamento. Também nesse período vem a escolha do traje do noivo, caso ele não tenha optado por um terno sob medida.

Outro detalhe importante é marcar a data do casamento civil.  Mas ainda existem outros detalhes, que podem ser conferidos logo abaixo.

1 mês antes do casamento

É aqui que começa a confirmação dos convidados, sim, é com 30 dias de antecedência que a assessora ou os noivos devem começar a perguntar e confirmar a presença dos convidados.

É também nesse período que é indicado a noiva fazer o teste de penteado e maquiagem, confira:

  • Confirmar a presença dos convidados;
  • Teste de penteado e maquiagem;
  • Verificar o serviço de vallet;
  • Segurança;
  • ECAD;
  • RSVP ativo.

15 dias antes do casamento

Faltando duas semanas para o casamento, os noivos precisam resolver alguns detalhes, e também realizar a última prova de roupas.

  • Confirmar o número de convidados junto ao buffet;
  • Última prova do vestido de noiva;
  • Última prova da roupa do noivo.

1 semana antes do casamento

O Grande Dia está cada vez mais perto, então aqui vale a pena sentar novamente com a assessoria e bater o checklist dos fornecedores, e também aproveitar um tempo com os padrinhos.

  • Checklist de fornecedores e montagem do casamento com a assessoria do dia;
  • Jantar com padrinhos.

1 dia antes do casamento

Agora que o Grande Dia está prestes a acontecer, relaxe! Sim, agora é muito importante que os noivos descansem, relaxem e se preparem para o ter dia tranquilo e leve.

Ou seja, tenham uma noite de sono agradável, evitem comer alimentos pesados, e nada de fazer exercícios intensos.

  • Buscar o vestido de noiva;
  • Alimentar-se de forma leve;
  • Evitar fazer exercícios físicos intensos

Baixe grátis o nosso Check List

Por que é importante ter um checklist de casamento?

Mas antes de iniciar um checklist de casamento, algumas perguntas precisam estar bem resolvidas:

Qual a data da festa?
E a previsão orçamentária?
Quantos convidados teremos?
Qual o nosso perfil de celebração?

“Não é impossível organizar um casamento em 6 meses. Só que nem todos os fornecedores estarão disponíveis. Por exemplo, setembro, outubro e novembro são os meses mais concorridos. Então, se você quer alguém ou um lugar específico dentro desse período, é importante reservar o quanto antes”, revela a assessora Cinthia Rosenberg.

check list casamento

Foto: Shutterstock

Check list para o dia do casamento

Depois de meses de planejamento, detalhes e muitas dúvidas sobre como seria o Grande Dia, você e seu grande amor finalmente vão subir ao altar.

Mesmo com tudo organizado pode ficar aquela impressão de que algo passou despercebido. Para contornar esse problema, vale a pena fazer um checklist para o dia do casamento.

É possível organizar um casamento sozinha?

Noivas mais independentes – e que adoram um desafio – podem, sim, organizar suas próprias festas. Mas é importante ter em mente que são muitos detalhes e é necessário saber quais são as prioridades no mundo dos casamentos.

“Algumas coisas não podem deixar de ser contratadas porque são elementos base da festa, mas outras são menos importantes e é possível pensar em um segundo momento. Se o casal não tem este discernimento, começa pelo fim e fica sem recursos para aquilo que é indispensável”, alerta Renata.

 O papel da assessoria de casamento é justamente otimizar o tempo dos noivos e orientá-los para não gastarem tempo e dinheiro com fornecedores errados.

Vale destacar, entretanto, que o fato de ter uma assessoria não quer dizer que a responsabilidade ficará totalmente sob seus cuidados. Para ter um Grande Dia dos sonhos, a tarefa de montar um checklist de casamento  deve ser partilhada entre o casal e o profissional.

Veja o nosso check list 

Materiais e ferramentas para ajudar no planejamento do casamento

Além de contar com um check list de casamento completo, o iCasei conta com ferramentas e materiais que vão te ajudar, e muito, na hora de pensar no planejamento do casamento. Veja abaixo alguns deles:

Planner + Calendário

E para começar o planejamento do Grande Dia, nada melhor do que baixar grátis a papelaria que o iCasei criou com: calendário, Planner semanal e mensal além de Metas do Ano.

O material vai te ajudar a manter tudo organizado e não perder nenhum passo da organização e também nenhum compromisso importante da sua rotina.

Foto: Acervo iCasei

Planejador de Gastos

O planejamento financeiro é bastante importante na hora de começar a organizar o casamento. Por isso, o iCasei conta com um planejador de gastos totalmente gratuito, onde é possível baixar e colocar todos os valores relacionados ao Grande Dia. Para ter baixar gratuitamente, clique aqui!

Check list de casamento - Imagem traz mesa com papéis e o organizador financeiro do iCasei

Foto: Acervo iCasei

Site de casamento

O site de casamento é um item indispensável na hora de organizar o seu Grande Dia. Além de incluir todas as informações sobre o seu evento, contar a história do casal, conta com um dos itens queridinhos dos noivos, a lista de casamento virtual, onde todos os presentes são convertidos em dinheiro.

Aproveite e faça agora um site de casamento no iCasei! 

E-book 12 passos ao altar

Pensado de uma maneira simples, objetiva e com lindas imagens inspiracionais, as noivas de plantão vão ter acesso a conteúdos que vão auxiliar  a organizar o casamento, e o que é melhor: gratuitamente! Para baixar nosso e-book, basta clicar aqui! 

No nosso E-book você encontra por exemplo:

– Como definir o estilo do casamento?
– A escolha da data e definição do budget
– Dicas para montar a lista de convidados
– Definir o tipo de casamento
– Como escolher o local ideal?
– Dicas para escolher a paleta de cores
– Qual o formato do casamento?
– A escolha dos acessórios da noiva
– Fornecedores e prazos
– O casamento civil!
– Links para auxiliar na organização do Grande Dia

Na imagem vemos uma mulher segurando um iPad onde é possível ver a capa do E-book 12 passos ao altar como ajuda para o check list de casamento

Foto: Acervo iCasei

Convites para eventos pré-casamento

Se você ainda não preparou o seu Chá-Bar, ou Chá-de-panela ou lingerie, o iCasei conta com diversos modelos lindos e exclusivos de convites, então nada de quebrar a cabeça na hora de pensar a melhor maneira de avisar os seus convidados sobre o evento pré-casamento que vocês optarem.

Para baixar nossos convites gratuitos basta clicar aqui! 

Foto: Acervo iCasei

Save The date

Uma maneira fácil e prática de avisar os convidados é utilizar um Save The Date que pode ser enviada por Whatsapp para os seus convidados avisado a data do Grande Dia. Para baixar nossos modelos grátis, basta acessar esse link!

Foto: Acervo iCasei

Convites editáveis

Além do site de casamento, e dos modelos de Save The Date, vale a pena conferir nossos convites de casamento editáveis. Eles são super fáceis de usar! Tudo o que você precisa fazer é: baixar gratuitamente, editar da maneira que preferir e enviar pelo Whatsapp.

Para baixar nossos convites gratuitos, clique aqui! 

Foto: Acervo iCasei

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2021