Revista

Assessoria de casamento final | O que é e quando contratar?

A assessoria de casamento final é uma boa alternativa para as noivas que buscam tranquilidade durante o decorrer do Grande Dia

O assessor de casamento é aquele profissional que vai cuidar de cada etapa do evento. Desde o planejamento do orçamento até os contratos de fornecedores. No entanto, alguns casais preferem, sozinhos, seguir um check list para organizar a festa e apenas contrataram alguém que coordene o serviço no Grande Dia. Esse tipo de trabalho é mais conhecido como assessoria de casamento final.

Veja também:  Assessoria de casamento | O que você precisa saber antes de contratar

assessoria de casamento final

Foto: Shutterstock

 

O que é a assessoria de casamento final?

Como o próprio nome pressupõe, a assessoria de casamento final é o serviço contratado para o Grande Dia. Ou melhor dizendo, para a reta final do evento.

Na prática, os noivos vão cuidar de tudo o que diz respeito ao casamento, indo atrás de fornecedores, espaços e outros serviços relacionados. Apenas alguns dias antes da festa que um profissional será contratado. A ideia é que o casal não precise se preocupar com o andamento da cerimônia.

“Esse profissional vai alinhar todos os contratos, ver se não falta nada, confirmar os fornecedores, fazer o cronograma da festa e passá-lo para todos que irão trabalhar no espaço. Tudo para, no dia, executar o trabalho com harmonia”, explica a organizadora de eventos Flávia Gurgel.

Semelhante opinião tem a cerimonialista e assessora da HV7 Cerimonial, Val Lima. “A assessoria do dia é contratada quando tudo já foi planejado pelo casal. Porém, eles ainda precisam de ajuda com os últimos detalhes. A coordenação do Grande Dia assegura um desenrolar tranquilo da cerimônia.”

assessoria de casamento final

Foto: Shutterstock

 

Quando contratar o serviço?

Apesar de se chamar assessoria de casamento final, o serviço não pode ser contratado apenas um dia antes do evento. Assim, seria praticamente impossível realizar qualquer tipo de diálogo entre os noivos e os fornecedores.

Nesse caso, como a festa começa a ser planejada cerca de um ano antes, o recomendado para o casal que quer contratar a assessoria final é fechar o serviço com uma empresa de cerimonial de casamento com 45 a 30 dias de antecedência.

Aliás, vale se atentar a esse quesito. Caso a assessoria de casamento final seja oferecida por alguém apenas para o dia de fato, é melhor não aceitar. Essa falta de conhecimento e de preparo com o evento poderá causar transtornos.

assessoria de casamento

Foto: Shutterstock

 

Cuidados!

assessoria de casamento final, se executada de maneira errada, pode trazer inúmeros problemas para os noivos no Grande Dia.

“Chegar somente no dia do evento para organizar e administrar tudo é extremamente difícil. Neste contexto, não sabemos quem são os noivos e sua história, quem são os fornecedores, quais são os serviços que foram contratados, quais os detalhes que foram combinados e que serão executados”, revela a organizadora de casamento da Planejare Assessoria e Cerimonial, Paula Venturin.

Flávia Gurgel ressalta também que os problemas podem ser prejudiciais quando o assunto é fornecedor, seja o cerimonialista de casamento ou a confeiteira. “Há o risco de a noiva ter feito alguma escolha errada e não tem como termos a certeza de que tudo foi entregue como combinado. É um problema para nós, pois os convidados vão sempre responsabilizar a assessoria pela festa.”

No meio de tantas preocupações, nada pode passar batido pelas empresas que organizam casamentos. “É preciso se atentar principalmente aos detalhes, ter muita paciência, se adequar ao tempo e ao horário, e estar a disposição dos noivos para que tudo saia conforme planejado”, indica Flávia.

assessoria de casamento final

Foto: Lauryn Evarts

 

Preço médio

Como a assessoria de casamento final vai ficar restrita aos últimos dias que antecedem a festa, a escolha é uma opção para os casais que procuram mais tranquilidade no Grande Dia e estão com o orçamento apertado.

A média de preços para contratar o profissional gira em torno de R$ 3.500. O valor é bem camarada se comparado com o serviço completo, que fica na casa dos R$ 9.000.

assessoria de casamento final

Foto: Abby Jiu

 

Outros tipos de assessoria

Quem não quer optar pela assessoria do dia, pode adotar outras modalidades. “É possível contratar uma versão personalizada, que é específica para os casais que já iniciaram a contratação de alguns fornecedores, mas perceberam que vão precisar da ajuda de um profissional para auxiliá-los nos demais detalhes – principalmente a ficar dentro do orçamento”, conta Paula.

Ainda existe um tipo de serviço completo. “Aqui, o papel da assessoria de casamento é acompanhar todo o processo com o casal. É para aqueles que não têm tanto tempo disponível para focar na prospecção de fornecedores, solicitações de orçamentos e organização das reuniões e visitas”, aponta a especialista.

Qual a melhor escolha?

De um modo geral, saber qual será o melhor serviço vai variar de um casal para o outro. Por esse motivo, quando vocês forem procurar alguma empresa que organiza casamento, o ideal é analisar o que desejam, a disponibilidade que ambos possuem, e como vão seguir com tudo. A partir destes pontos, é possível encontrar alguma agência de eventos para casamentos que atenda a necessidade de vocês.

assessoria de casamento final

Foto: Andrew Neel

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Fornecedores citados nesta matéria

Sobre:

#
Luchelle Furtado

Luchelle Furtado é jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo. Sonhadora, acredita no "Felizes para sempre" e tem A Bela e a Fera como seu conto de fadas preferido. Enquanto não planeja o próprio casamento, divide seu tempo livre entre livros e filmes que vão de comédia romântica até guer...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019