Fornecedores de casamento | 5 dicas para acertar na escolha dos serviços
Os fornecedores de casamento são peças fundamentais e principais aliados dos noivos para que tudo corra bem no Grande Dia
Escolher o local da celebração, a decoração, o que será servido, o fotógrafo e diversos outros serviços podem ser tarefas complicadas e exaustivas para os noivos definirem e fecharem a lista dos fornecedores de casamento. Isso porque os preparativos demandam atenção aos mínimos detalhes, para que no dia tudo ocorra na mais perfeita harmonia.
Baixe grátis o nosso planejador de gastos!
Baixe grátis nosso checklist para ajudar na organização do casamento
Os fornecedores de casamento
Amigos e familiares tendem a oferecer ajuda aos noivos para resolver quaisquer imprevistos no dia do casamento. Mas, normalmente, isso não é o suficiente. É necessário que o casal conte com profissionais capazes de desempenhar um bom serviço em um dia tão importante na vida dos envolvidos.
E é partindo deste princípio que os fornecedores de casamento entram em cena. Da alimentação à decoração, todos os serviços precisam estar sincronizados, completos e preparados.
A pesquisa em um portal de casamento, como o iCasei, é fundamental para encontrar os melhores fornecedores. “Se os noivos forem procurar por conta própria notarão que este mercado é imenso. Muitas vezes, até se sentirão perdidos com tantas informações. As redes sociais ajudam a ter uma base, mas assim como têm fornecedores bons, há ruins”, alerta Cinthia Rosenberg, proprietária da empresa de assessoria que leva seu nome.
“A melhor maneira de obter uma boa indicação é analisar blogs, conversar com amigos que já se casaram, conhecer pessoalmente o fornecedor e marcar uma reunião. Depois, analisar os trabalhos que ele já realizou e, até mesmo, pedir o telefone de noivos que realizaram casamento com o profissional e que poderiam dar referências”, completa Cinthia.
Quando entrar em contato?
Assim que o pedido de casamento é oficializado, logo começam os preparativos para o Grande Dia. A festa exige muita atenção e cuidado. Quanto antes os noivos entrarem em contato com os fornecedores e começarem a se organizar, melhor. E aí, entra a pesquisa novamente.
“O casal deve iniciar as pesquisas por fornecedores de casamento assim que agendarem a data. Se a comemoração desejada for mais complexa e completa, com cerimônia em igreja e recepção em buffet, recomendamos que já comecem a pesquisar os organizadores, para, primeiramente, entender como trabalham”, aconselha Sylvia Queiroz, gestora na empresa de casamentos e cursos que carrega o seu nome.
Como escolher os fornecedores de casamento
Veja, a seguir, cinco dicas para acertar em cheio na contratação dos fornecedores de casamento.
1. Orçamento
O primeiro passo dos noivos, seja para planejar um casamento online ou presencial, é definir o que cabe no bolso. Isso facilita para que eles possam filtrar aquilo que já deve ser descartado desde o início e o que é melhor priorizar.
“Os noivos precisam estipular uma verba para ter uma ideia de quanto pretendem gastar. Depois dessa etapa, é sempre bom fazer uma planilha e direcionar o quanto eles vão investir com espaço, buffet e todos os itens que o casamento deve ter. Muitos noivos não tem ideia de quanto custam os fornecedores e isso acaba saindo mais caro do que eles sequer sonhavam”, informa Cinthia.
Ainda segundo Cinthia, certos serviços devem ser fechados depois que todos os essenciais já foram resolvidos. “É bom determinar um orçamento e separar os custos de cada um. Às vezes o fornecedor pode ser excelente, mas ele está o dobro do que você pode gastar. Então, é preciso descartar”, ressalta.
Além disso, os noivos precisam ter em mente que depois do casamento começa a vida a dois e não adianta ficar coberto de dívidas por serviços que podem ser substituídos, sem serem prejudicados.
2. Pesquise os fornecedores de casamento
Apesar de parecer repetitivo, essa etapa é extremamente importante, já que a pesquisa não deve ser restrita apenas ao que o serviço oferece, mas também na confiabilidade da empresa.
“Hoje, existem muitas empresas não idôneas e dando golpes no mercado. Os noivos devem sempre checar o CNPJ, se tem endereço físico, e reclamações em sites como o Reclame Aqui. Também vale conferir se estão fazendo muitos casamentos, publicando festas, além de conversar com clientes da empresa para saber o que acharam da prestação de serviços”, aponta Cinthia.
3. Tenham uma boa assessoria
Esse serviço tem se tornado mais usual atualmente. Alguns anos atrás, as pessoas acabavam procurando pelos próprios fornecedores, com a ajuda de amigos e familiares, e montavam toda a celebração. No entanto, contar com o acompanhamento de uma assessoria de casamento pode ser fundamental.
“Os organizadores ajudam muito. Isso reduz o stress dos noivos, já que eles oferecem mais segurança durante as contratações, e permitem que os pombinhos aproveitem mais esta fase e, principalmente, o Grande Dia. Ter alguém na conferência de tudo e na coordenação durante o desenrolar do evento gera também muita economia”, comenta Sylvia.
4. Flexibilidade
A partir do momento em que os noivos fecham algum serviço, eles já sabem o que podem esperar. No entanto, é fundamental que, na hora da escolha, o casal contrate fornecedores de casamento que sejam maleáveis para inibir possíveis problemas em algumas situações.
Partindo deste ponto, os noivos devem se atentar durante as pesquisas e na hora de buscar referências. Assim, de imediato, eles vão saber qual serviço estão contratando.
5. Respeite os próprios gostos
A última dica trata da identidade do casamento, que deve refletir o perfil dos noivos. Independentemente se a contratação for de fornecedores de casamento do RJ ou de fornecedores de casamento de Curitiba (PR), o importante é que o evento demonstre a essência do casal. Os profissionais devem captar isso para exprimir, com muita originalidade, tudo o que os noivos querem no Grande Dia.
Neste contexto, não adianta buscar pelos serviços mais caros ou até mesmo renomados. O importante é criar laços e fazer com que os fornecedores comprem a ideia dos noivos.
“Empatia é fundamental. Cada casamento é único e tem que ter um trabalho personalizado. Os noivos precisam ter a certeza do que estão contratando, confiar no fornecedor e saber que ele fará o melhor para que esse dia seja inesquecível”, conclui Cinthia.
Baixe grátis checklist para organizar o casamento!
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis