Quais cuidados com a pele a noiva deve ter antes e no Grande Dia?
Esfoliação e uso de ácidos podem deixar marcas no rosto; conheça os cuidados com a pele que a noiva deve ter antes e no dia do casamento
Entre as coisas para fazer uma semana antes do casamento, uma das mais importantes são os cuidados com a pele. A noiva que quer ter uma maquiagem duradoura e sair bem nas fotos precisa de uma pele hidratada.
Alguns truques podem ser usados antes e no Grande Dia para atingir essa perfeição – mas nada que vá fazer milagres, então, fique atenta.
Cuidados com a pele do rosto antes do casamento
A rotina de cuidados com a pele do rosto pode incluir esfoliação e hidratação. Mas é necessário verificar os produtos que você está usando. Isso porque alguns itens podem acabar irritando a pele. Entenda quais procedimentos você deve seguir para não passar apuros no Grande Dia.
• Os maiores erros que as noivas cometem
As noivas tendem a apostar mais em dois tipos de tratamentos estéticos que podem ser feitos antes do casamento. São eles: limpeza de pele e esfoliação. Em ambos, é necessário tomar certas precauções.
“Quem for fazer uma limpeza de pele profunda precisa realizar o procedimento 20 dias antes do casamento, no mínimo, pois podem ficar lesões no rosto. Um cravinho tirado na agulha, por exemplo, pode demorar de 8 a 10 dias para cicatrizar. Por isso, é um erro realizar o tratamento dias antes da festa”, explica a make-up artist Kátia Freire.
Em relação à esfoliação, as noivas tendem a realizá-la um dia antes ou na manhã do casamento. Aqui, a maior dica é não aplicar muita força. “Esfregar a pele vai acabar irritando-a. Fora que, assim, você não consegue limpá-la profundamente”, alerta Kátia. É melhor apostar em esfoliantes suaves para um efeito mais leve.
• Cuidados com a pele: passo a passo ideal
Segundo Kátia, existe um passo a passo que as noivas podem realizar um dia antes do casamento ou, no máximo, seis horas antes da produção. Ele tem o objetivo de deixar a pele mais preparada para receber a maquiagem.
“Lave o rosto com um sabonete e passe um esfoliante suave. Depois, use um tonificante e, por fim, faça uma hidratação. Na última etapa, use produtos emulsionados, em gel-creme ou gel. Eles são mais recomendados, pois não deixam a pele oleosa para a maquiagem”, conta a especialista.
Vale destacar que os produtos certos para cada etapa vão depender do seu tipo de pele. A rotina de cuidados com a pele mista é diferente da rotina de cuidados com a pele oleosa, por exemplo. No próximo tópico, veja como escolher os produtos.
• Cuidados com a pele: produtos
A noiva pode encontrar os melhores produtos para cuidados com a pele de duas formas. A mais recomendável é por meio de uma dermatologista ou esteticista que já esteja acompanhando a preparação para o Grande Dia. “Elas conhecem sua pele e podem indicar os melhores produtos”, afirma Kátia.
A outra forma é ir até uma loja de cosméticos e procurar por conta própria. “Você pode pedir dicas de marcas para as atendentes, mas, na hora de escolher o tipo de produto, opte por aqueles para pele mista ou todos os tipos de peles. Caso não tenha certeza do seu estilo e compre um item errado, ele pode atrapalhar em vez de ajudar”, revela a make-up artist.
• Tratamentos caseiros
Se você tem medo de usar ácidos ou produtos industrializados que possam provocar reações na semana do casamento, uma ótima ideia é apostar em cuidados com a pele caseiros.
“Fazer compressas de água gelada com camomila é uma boa pedida. A planta tem efeito anti-inflamatório e calmante, o que contribui para a pele não ficar tão vermelha e deixar o rosto mais hidratado para o momento da maquiagem”, ensina Rosman Braz, make-up artist do Salão 1838.
Você ainda pode substituir a camomila por soro fisiológico gelado ou apenas água gelada quando for preparar as compressas.
Rotina no Grande Dia para ter uma pele bonita
Todos os procedimentos estéticos realizados antes do casamento podem ajudá-la a ter uma pele mais hidratada. Algumas imperfeições, no entanto, podem persistir mesmo assim. Mas nada que uma boa maquiagem de noiva não resolva.
• Para espinhas, olheiras e pequenas imperfeições
Para as pequenas imperfeições, como espinhas, cravos e olheiras, a chave é apostar em uma boa aplicação de base. “As melhores são aquelas de média cobertura”, aponta Kátia. “Também vale misturar os tipos hidratante e matte. Isso porque a base matte pode craquelar em peles oleosas. Sempre aposte nas famosas misturinhas dos maquiadores”, completa.
Após a base, vem a aplicação do corretivo. Aqui, é necessário usá-lo com parcimônia para não marcar certas áreas do rosto. “Essa dica vale principalmente para os olhos. Eles podem ficar com uma cobertura branca ao serem expostos ao flash das fotos. O ideal é usar pouca quantidade, tanto em olheiras quanto em espinhas”, aconselha a make-up artist.
• E se você tiver problemas de pele?
Para quem tem problemas maiores, como manchas escuras ou brancas, pele com acne ou rosácea, é sempre bom usar corretivos neutralizadores antes da base. Eles são responsáveis por deixar a pele mais uniforme, tanto em textura quanto em coloração.
“Para disfarçar a pele mais rosada, por exemplo, usamos primer ou corretivo com pigmentação esverdeada. Ele vai ajudar a entregar uma pele com coloração mais uniforme”, conta Rosman.
• Teste de maquiagem, o melhor amigo da noiva
O teste de maquiagem é, de fato, o melhor amigo da noiva. Você verá como ficará no Grande Dia e não terá surpresas, mesmo se apresentar certos problemas de pele. “O teste é uma segurança”, garante Rosman.
E, mesmo que apareça alguma espinha no meio do caminho – o que é totalmente natural por causa do estresse emocional do período –, o corretivo vai resolver o problema rapidamente.
Só não peça para o profissional pesar a mão para disfarçar alguma imperfeição. “Às vezes, uma maquiagem mais pesada acaba ressaltando a imperfeição no lugar de disfarça-la”, finaliza o make-up artist do Salão 1838.
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis