make-de-noivas-revista-icasei

Foi tanto tempo sonhando e planejando que quando chega o dia do casamento, as noivas querem tudo perfeito, certo? Mas não precisa ficar ansiosa, conversamos com dois maquiadores para ajudar a responder suas principais dúvidas e ficar e se sentir linda.

1. Quais cuidados tomar com a pele antes do dia do casamento?

O maquiador Alex Cardoso, do Square Hair, recomenda uma avaliação com um dermatologista, mas lista alguns cuidados que dão bons resultados, como manter a pele sempre hidratada, se proteger do sol e fazer um peeling cerca de dois meses antes da data. Já Monique Couto, maquiadora do Studio W, defende que menos é mais.

Portanto, se sua pele estiver boa, melhor não inventar nenhum tratamento ou creme que nunca usou. “Você pode fazer aqueles truques de vó, como chá para acalmar as olheiras ou pepino. Isso está liberado”, afirma. E no Grande Dia, o ideal é deixar a pele limpa e não usar maquiagem antes de se arrumar.

make-de-noivas-revista-icasei-2 make-de-noivas-revista-icasei-3

Chá para acalmar as olheiras antes do casamento está liberado – Foto: iStock/Divulgação

2. O que não deve ser feito no dia do casamento?

Os profissionais lembram que não se deve fazer a sobrancelha no dia da festa, pois a pele pode ficar marcada. Também não é recomendado testar produtos e tratamentos nunca feitos antes e nem fazer uso de ácidos ou derivados.

3. Qual a diferença entre o make dia e o make noite?

Segundo Alex Cardoso, para o dia a maquiagem é mais suave, com tom pastel por exemplo, enquanto à noite, a maquiagem pode ser mais carregada para dar contraste em ambientes com menos contraste de cores. Monique Couto explica que essa diferença acontece por causa da luz, que é mais intensa durante o dia que faz o make parecer mais forte. Por isso, ela indica que se evite brilho e maquiagem pesada. “Isso não quer dizer que tem que fazer maquiagem leve se não combina com sua personalidade, apenas deixe mais natural, como por exemplo, prefira o marrom ao preto”, conta.

make-de-noivas-revista-icasei-5 make-de-noivas-revista-icasei-7

Make do dia deve ser mais natural, enquanto à noite, pode colocar um pouco de brilho – Foto: iStock/Divulgação

4. Como funciona a prova da maquiagem?

A prova de maquiagem serve para a noiva conhecer o trabalho do maquiador ou apenas ter certeza do que será feito no dia. O ideal é que você já tenha uma ideia de maquiagem ou pelo menos saiba indicar o que você gosta ou detesta em uma make-up. Geralmente o maquiador vai te dar uma ideia do que fica bom no seu rosto e te ajudar ornar com o estilo do vestido e o horário do casamento.

make-de-noivas-revista-icasei

“Sempre peço para a noiva trazer referências de estilo de maquiagem que gosta, mas que seja de acordo com seu perfil: se for loira, trazer referência de uma mulher loira, se for morena para morena”, conta Alex. Também é indicado levar fotos do vestido e referências de penteados. Para garantir o resultado perfeito, Monique dá a dica: “tire uma foto em casa e veja como realmente ficou. Geralmente a luz do salão é muito forte e diferente da luz do ambiente em que irá casar”.

Confira mais em: Tendências de Make de Inverno | Passo-a-Passo

  make-de-noivas-revista-icasei- make-de-noivas-revista-icasei-12

É importante sempre trazer referências de acordo com seu perfil – Foto: iStock/Divulgação

5. O que é maquiagem Air Brush e deve ser usada no casamento?

A maquiagem air brush usa uma técnica que fixa a make sem pincéis com uma pistola e um compressor de ar que produz pequenos jatos de tintar. Segundo o maquiador e cabeleireiro, Fábio Paiva, do salão Espaço Be, em São Paulo, essa técnica deixa a pele preparada para filmagens, produzindo um efeito HD.

make de noivas - revista icasei

O lado bom é o da filmagem, mas por outro lado, “a técnica pode deixar a pele com aparência de porcelana, perdendo o aspecto natural. Por isso, é importante testar e ver se agrada o seu gosto”, completa Fábio.

6. Como definir as cores da make?

O ideal é usar a palheta de tom neutro do bege ao marrom e preto, uma vez que muitas cores podem dar muito contraste com o vestido. Também pode ter um toque de grafite, ou levemente bronze, enquanto o brilho é opcional.

Porém, tudo depende da personalidade da noiva e se ela preferir pode apostar em algo mais ousado. No entanto, é legal ter em mente que o que vale é realçar a própria beleza e não transformá-la. De qualquer forma, Alex diz que é preciso levar em conta o horário e o local da cerimônia. Outa dica é ter cuidado para não ir combinando com a decoração.

make-de-noivas-revista-icasei-5 make-de-noivas-revista-icasei-4

Para a make ficar natural, aconselha-se usar a palheta do tom bege ao marrom e preto – Foto: iStock/Divulgação

7. Devo usar cílios postiços? Que cuidados tomar?

Isso depende do seu estilo e do quão natural você quer ficar. Alex alerta para não exagerar no tamanho e preferir sempre os de cerdas naturais. Já Monique acha interessante para dar efeito e deixar as pessoas na dúvida se é postiço ou natural. Entretanto, se você tem sensibilidade na área dos olhos é melhor não usar. “Tem gente que não gosta de sentir esse pequeno peso na suas pálpebras,” afirma Monique. Nestes casos, ela prefere não colocar para não atrapalhar, afinal, você precisa estar confortável para aproveitar a festa.

make de noivas - revista icasei (3)

8. Como fazer a maquiagem durar a festa toda?

Na verdade, pelo menos o pó na zona T e o batom vão precisar de retoques. No entanto, alguns produtos podem ajudar. Alex recomenda usar produtos a prova d’Água e de longa duração e finalizar com o Air Brush. Monique aposta em um bom primer e base para seu tipo de pele também. “Tem alguns produtos no mercado que ajudam a fixar a maquiagem mas nunca vi nenhum milagre”, brinca a maquiadora.

make-de-noivas-revista-icasei-14 make-de-noivas-revista-icasei-15

Se o cabelo tiver muito destaque, a make precisa ser mais leve – Foto: iStock/Divulgação

9. O que fazer para não perder o batom durante a refeição?

“Usar um batom de longa duração ou aplicar uma camada de pó translúcido, sobre o batom e depois reaplicar a cor” explica Alex. Mesmo assim, é provável que você vá precisar retocar. “Retoque o meio com um lápis de contorno de cor parecida ou pegue um batom de cor semelhante e dê pequenas batidinhas com a ponta dos dedos”, conta Monique.

make de noivas - revista icasei (2)

10. Como tirar a make e ter uma pele bonita depois do casamento?

Com cuidado e sem esfregar. “Gosto de lavar o rosto no banho e remover com um demaquilante de acordo com o tipo de pele só o que restou”, conta Monique. A recomendação de Alex é usar um demaquilante bifásico seguido por uma loção calmante como água de beleza, água termal, soro fisiológico gelado e até mesmo água gelada.

make de noivas - revista icasei (5)

Veja mais em: Top Produtos de Beleza para 2015

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!