Revista

Maquiagem e pele sensível? 5 dicas que podem te ajudar na hora de escolher os produtos

Quais os ingredientes mais adequados para pele sensível? Como agir se a pele estiver coçando? Essas e outras dicas estão no dossiê imperdível sobre esse tipo de pele... Confira! 

Coceira, queimação, ressecamento e pinicação, assim como vermelhidão, pápulas e descamação parecem palavras e até sensações familiares para você? Só uma mudança de temperatura no dia já afeta a sua pele? Ir em busca de novos cosméticos é quase uma saga? Então, há muitas chances da sua pele ser bastante sensível. E por isso alguns cuidados são necessários na hora de pensar na maquiagem para pele sensível.

maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

MAS CALMA, NÃO CRIEMOS PÂNICO!

Atualmente, ter uma pele sensível não é mais motivo de medo ou dificuldade, especialmente na hora de se maquiar, pois muitas tecnologias e ingredientes novos surgiram nos últimos anos e, claro, novas alternativas para quem tem esse tipo de pele.

Peles sensíveis são relatadas por mais de 40% das pessoas, mais frequente em mulheres, já que elas têm a camada superficial da pele mais fina, além da influência de oscilações hormonais e do maior uso de cosméticos”, explica a dermatologista Natasha Crepaldi, de Cuiabá, no Mato Grosso.

Veja mais: Tipo de base para noivas – 5 passos para escolher o produto ideal e deixar a pele impecável

A médica explica que a pele sensível tende a ter uma barreira cutânea protetora frágil. “É essa barreira que protege as células da pele, fazendo com que os alérgenos e as substâncias irritantes não penetrem nas camadas mais profundas. Sua ausência deixa a pele vulnerável a vários tipos de reações na pele. Além disso, há indícios de que há um desarranjo nos lipídeos intercelulares.”

maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

1) Entendendo a minha pele sensível

Segundo a dermatologista, existem quatro subtipos:

  1. Subtipo Acne: desenvolve acne, cravos brancos, cravos pretos
  2. Subtipo Rosácea: frequentemente desenvolve vermelhidão facial e sensação de calor
  3. Subtipo Irritável: desenvolve sensação de pinicar, ferroar ou de queimação na pele
  4. Subtipo Alérgico: desenvolve vermelhidão, coceira e descamação na pele

Veja mais: Perfume ideal para cada noiva – 5 dicas para escolher o aroma do Grande Dia!

Porém, todos os subtipos têm um ponto em comum: inflamação. “Por isso, todos os tratamentos para pele tipo sensível são feitos para reduzir a inflamação e remover a causa”, alerta Natasha.

maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

E, para avaliar a tendência à pele sensível, é interessante prestar atenção em alguns indícios são:

  • Apresenta bolinhas vermelhas na pele com frequência?
  • Produtos para cuidados com a pele como sabonetes, hidratantes, tônicos e maquiagem causam irritação, coceira, vermelhidão, ardências ou alergia com frequência?
  • Já teve diagnóstico prévio de acne ou rosácea?
  • Tem alergias quando usa bijuterias ou joias que não sejam de ouro 18k?
  • Filtros solares fazem sua pele coçar, queimar, pinicar, ficar vermelha ou irritada?
  • Já teve diagnóstico de dermatite atópica, eczema ou dermatite de contato? Ou alguém da família?
maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

2) Testando tudo antes de sair…vale a pena?

Entendeu sua pele? Então, agora o ideal é começar a prestar atenção no que você costuma passar no rosto e no corpo. Fernando Vieira, maquiador da Kiko Milano, ensina que antes de sair aplicando tudo e testando o que vier pela frente, quando você vai até alguma loja de maquiagem, procure fazer um teste de reação primeiro.

Nós aconselhamos a cliente a passar o produto na parte interna do antebraço e deixar agir por, pelo menos, um minuto mais ou menos. Se sentir qualquer tipo de desconforto ou começar alguma alteração na pele, é porque aquele produto pode afetar sua pele sensível. Não é 100% eficaz, mas ajuda o cliente que ainda não tem um diagnóstico fechado a ficar mais tranquilo.”

Se ocorrer a reação, procure lavar bastante a região com água, ok?

Veja mais: Unhas decoradas para noivas | TOP 10 inspirações

maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

3) Preste atenção nos ingredientes

Adquirir o hábito de ler os rótulos e embalagens dos produtos, para entender quais são os ingredientes existentes nas fórmulas, é um hábito muito necessário para quem tem pele sensível! Isso pode ajudar e muito na hora de se maquiar com pele sensível. “Um produto para pele sensível deve ter formulação quantitativamente simples, com poucos ingredientes e, se possível, testada de forma segura e dermatológica. Além disso, com ingredientes que possam melhorar a qualidade da pele sensibilizada, como ativos anti-inflamatórios de origem vegetal e agentes que aprimorem a função de barreira cutânea”, conta Natasha. 

Sobre fórmulas que levam o título de orgânico ou natural, Arielle Morimoto, fundadora da Arielle Morimoto Cosmetics, faz um alerta. “Não se deixe enganar pelo apelo de produtos naturais. Isso não significa que, por ser natural, não vá te dar alergia. Assim como muitas pessoas são alérgicas às castanhas, se o óleo de alguma estiver na composição (considerada natural), a reação alérgica vai acontecer tendo ingredientes sintéticos ou não”, revela a empresária e maquiadora. 

maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

O que evitar

  • Evitar substâncias ou veículos altamente voláteis, como álcool e mentol, que contenham conservantes sabidamente irritantes, como formaldeídos e parabenos
  • Evitar produtos que promovam a penetração cutânea como propilenoglicol e etanol. Cuidado com produtos de limpeza, como lauril sulfato de sódio, que não deve ser usado
  • Conservantes (que servem para limitar proliferação bacteriana, preservar componentes da decomposição pela luz, ou pela temperatura e evitar mecanismos de oxidação) e fragrâncias (responsáveis por 30% das dermatites de contato) são os principais irritantes para pele sensível
maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

O que escolher

  • Demaquilante leitosos ou oleosos que exijam pouca fricção
  • De preferência devem ser usados produtos em pós no lugar de cremes ou loções
  • Devem ser facilmente removíveis com água. Não devem ser usados cosméticos resistentes à água (waterproof)
  • Devem-se usar produtos cosméticos recém comprados, descartar cosméticos muito antigos. Fique atento à validade!
  • Procure por águas termais ou loções micelares para peles sensíveis
maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

  • Filtros físicos são mais bem tolerados (com dióxidos de titânio e oxido de zinco) do que os químicos. Preferira protetores que contenham silicones protetores (dimeticona ou ciclometicona) e livres de óleos
  • Escolha base de maquiagem fluida, suave e de fácil extensão, siliconadas e hipoalergênicas, adequadas para pele oleosa e livres de óleo
  • Preferir lápis delineador ao delineador liquido, pois lápis são feitos à base de ceras e contém menos conservantes e pigmentos
  • As sombras devem ter cores claras, cor terra e não apresentar brilhos ou tons nacarados (rosados, madrepérolas)
  • As máscaras para cílios devem ser hipoalergênicas, a cor preta é a que menos produz reações e os tons vermelhos tendem a ser piores.

4) Hidrate bem o rosto antes de começar a maquiagem

Hidratação é um grande segredo de saúde para qualquer tipo de pele, em especial, para as sensíveis. Preparação da pele, com limpeza entre um dos passos, além dos produtos ideais são etapas imprescindíveis. Outra dica que Fernando dá é usar sabonetes neutros, aumentar o consumo de água e diminuir o consumo de álcool, pimentas e alimentos muito condimentados, que podem interferir no bom funcionamento da estrutura da pele do rosto. Abuse das águas termais para borrifar e acalmar o rosto.

maquiagem para pele sensível

Foto: Shutterstock

5) A pele tá coçando? O que fazer?

Lavar com bastante água corrente e de preferência na temperatura fria é a primeira atitude que qualquer pessoa que esteja sofrendo com alguma reação na pele sensível. “Você pode aplicar compressa de algodão embebido em chá de camomila gelado ou água termal gelada ou água filtrada fria até a melhorar”, aconselha Natasha. E lembre-se: se persistir ou continuar após esses ‘primeiros socorros’, o ideal é ir imediatamente ao médico, ok?

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020