Revista

Revista iCasei: Blog de Casamento para Noivas e Noivos

Noivas de calça e macacão: saiba mais sobre a tendência

Ousar na roupa da noiva é a nova tendência. Por isso as noivas de calça e macacão estão ganhando as passarelas e também caindo no gosto de casais modernos.

O grande dia está chegando, vocês já fizeram sua lista de casamento, prepararam os decorativos e enviaram os convites. Agora, é hora de escolher o que vestir para caminhar até o altar? As passarelas não mentem e uma tendência que está com tudo é a de noivas de calça e macacão

Isso mesmo, deixar o tradicional vestido de noiva de lado e optar por peças diferenciadas é uma das grandes apostas da moda.

E, mesmo que alguns pensem que essa escolha possa ser uma “quebra de protocolo”, ela traz a individualidade e estilo da noiva para o dia importante. Continue lendo e saiba como aderir a essa novidade!

Se você está procurando alternativas fora do tradicional vestido branco de princesa, abaixo mostraremos como as noivas de calça e macacão estão fazendo sucesso.

Casal saindo da igreja, a noiva de calça e blusa brancas e sapatos vermelhos e o noivo de terno

Foto: @marobe_monessentiel

 

Ousadia e modernidade definem as noivas de calça e macacão

Já vimos por aqui que o vestido da noiva pode ter um toque colorido e diversos modelos. A nova tendência, entretanto, muda a modelagem do look do Grande Dia para uma calça ou macacão.

Já é possível ver peças de alfaiataria, calças retas, tops elaborados e macacão branco perfeitos para as noivas que querem usar algo diferente, seja na cerimônia ou na festa de casamento.

Noiva de macacão na praia de pedras, olhando para o cenário, de costas para a câmera. O macacão tem o detalhe das costas abertas

Foto: @zoefidji

 

Para Carol Caliman, consultora de estilo da Assinatura de Estilo, é muito importante a noiva entender que a mensagem que roupas como calça e macacão passam é diferente do que todos estão habituados em um casamento.

“Elas precisam pensar sobre os motivos para fazer essa escolha. Para uma noivas fashionista, ligadas às tendências, faz muito sentido. Agora, se ela não é muito antenada, precisa pensar se vale à pena sair do tradicional apenas pelo conforto ou para se aventurar nesse estilo”

O que considerar para casar de calça ou macacão?

Abaixo separamos os principais motivos que levam noivas a optar por trajes com calça ou macacão para a cerimônia do casamento.

Estilo da noiva

O estilo da noiva é um dos principais fatores que podem influenciar na hora de considerar usar calça ou macacão no casamento. Para a consultora de estilo Talitha Tartari, a moda é democrática e o dia do casamento é o momento de transparecer ao máximo a sua personalidade.

“Normalmente a noiva que escolhe essas peças e saem do tradicional vestido possui uma personalidade marcante, ousada, muito moderna e, muitas vezes, com um toque de sensualidade. Por isso a calça e o macacão são perfeitos quando refletem exatamente isso”, comenta a especialista.

Casal se beijando na frente de uma fonte. A noiva veste macacão e segura o buquê.

Foto: @itismeganjones

Caimento das peças

O caimento perfeito das peças usadas pelas noivas de calça e macacão depende muito de fatores como horário do casamento, local, personalidade e estilo da noiva.

Para Talitha Tartari, é comum as mais modernas e minimalistas optarem por um tecido estruturado, sem muitos detalhes e com um acabamento impecável, com linhas marcantes, assimetrias e recortes.

Noiva de macacão com a parte de cima em renda

Foto: @felicitadesign

 

“Já as noivas mais dramáticas podem optar por aplicações de rendas em 3D, associar a elementos como capas, maxi laços e bordados sobre transparências. As românticas normalmente preferem os tecidos mais fluidos e detalhes menores e delicados”, observa Talitha.

Mulher experimentando roupas em uma loja de vestido de noiva. Ela veste um macacão branco, frente única, e com manga longa e um detalhe solto nas pontas. Ela sorri para a foto.

Foto: @rimearodaky

O melhor tecido

Para conseguir uma peça que combine com a ocasião do casamento, Carol Caliman recomenda tecidos de alfaiataria como crepe e seda. Para a especialista é interessante evitar as malhas mais informais.

noiva de calça e uma blusa com detalhes florais e cauda longa.

Foto: @rimearodaky

Além disso, deve-se considerar o modelo da calça ou do macacão. Se a peça for mais larga no estilo pantalona, o indicado é usar um tecido mais fluído como o cetim ou a viscose. Nesse caso, como é um casamento, o cetim com brilho cai muito bem.

Agora, se a peça foi mais colada, o recomendado é apostar em tecidos mais estruturados e encorpados como os de alfaiataria, que tem um excelente caimento. 

Modelagem

Quando o assunto é modelagem, Carol diz que a mesma depende muito da noiva.

“É interessante usar uma modelagem pantalona para as mais femininas e românticas, já que a modelagem lembra sair por conta da fluidez e caimento. As mais modernas podem pensar em um caimento mais sequinho, com camilha fluída, uma regata mais clean ou tomara que caia para um resultado mais sexy”, comenta.

noiva de macacão na frente da igreja, com véu longo e flores na mão

Foto: @yunting_kuang

Outra opção é deixar a peça mais sexy com algum decote ou fenda. No caso do macacão, ele pode ter um modelo diferente que envolva rendas em ambas as pernas ou recortes na parte de cima que podem ser cobertos por rendas e afins.

Estilo de cerimônia

De acordo com Talitha Tartari, esse tipo de traje fica perfeito em cerimônias com uma tendência mais urbana, estilo industrial, em casamentos ao ar livre e  naquelas cerimônias sem protocolos muito rígidos, algo menos tradicional.

“As noivas também podem pensar nessas opções para o casamento civil ou celebrações pré-casamento”, observa Talitha.

Casal se casando ao ar livre, em uma área cercada de árvores e verde, ele vestindo o terno e ela um macacão branco.

Foto: @ryanandsaraphotography

 

“É interessante sempre pensar em algo moderno para esse tipo de traje. Um casamento na praia, em um restaurante, na casa dos noivos e com poucos convidados, por exemplo”, recomenda Carol Caliman.

“É interessante sempre pensar em algo moderno para esse tipo de traje. Um casamento na praia, em um restaurante, na casa dos noivos e com poucos convidados, por exemplo”, recomenda Carol Caliman.

Tendências para noivas de calça e macacão em 2023

A moda é cíclica e ela vai mudando de acordo com a sociedade e as conquistas das gerações. Por isso, as tendências não são as mesmas durante os anos. O vestido de noiva, por exemplo, já se modificou tanto no decorrer dos tempos que trocar o vestido por calça ou macacão é apenas uma questão de estilo e moda.

Como em 2023 vivemos em uma sociedade mais moderna e diversa, as calças e macacões são um sucesso nos desfiles e também nas cerimônias no civil ou religiosas.

Desse modo, vamos a algumas tendências que merecem destaque.

Noiva de terninhos de alfaiataria

Um terninho branco ou de qualquer cor tem seu lugar. E as noivas estão apostando nessa opção. Com recortes modernos, eles dão o ar de ousado e moderno deixando as noivas confiantes e elegantes nas cerimônias.

Noiva de terninhos oversize

Tendência entre a geração z, esses ternos são coloridos e são bem largos. Tem noivas que até os usam com tênis, mas se você ainda quer manter a elegância, invista em um salto agulha.

Noiva de macacão simples

Os macacões simples mesclam calças e blusas em apenas 1 peça e por isso, eles conquistaram as passarelas. 

Noiva de macacão híbrido

O macacão híbrido é sinônimo de praticidade. Eles vem com saias removíveis. Ou seja, 2 em 1, pois você veste o macacão, mas pode colocar uma saia por cima. Após a cerimônia, retire a saia e tenha um novo look para a festa. 

Noiva de macacão mula manca

Macacões “mula manca” são aqueles cuja blusa tem apenas um ombro. Por isso, essa modelagem passa a ideia de sofisticação e modernidade. Assim, feita junto com um macacão pantacourt ou wide leg, o traje fica perfeito para um casamento. Outra opção é fazer uma blusa mula manca e usar uma calça wide leg que vão dar o mesmo sentido.

Noiva de calça e top tomara-que-caia

Aqui a dica vale para macacões ou calças, pois usar o top tomara-que-caia também é uma tendência. Ele pode ser básico, bordado, de renda, estilo corset… Qualquer modelo cai bem para uma cerimônia de casamento. Ah, e a calça ou a parte de baixo do macacão pode ser justa ou larga, vai do estilo da noiva.  

Como combinar calça e macacão para noivas?

Como falamos acima, vai muito do estilo da noiva. Ela pode querer algo mais justo, mais sexy, elegante ou clássico. 

Talitha Tartari observa que:

“Por ser uma peça mais casual, o ideal é associar elementos mais sofisticados à peça (acabamento perfeito, rendas e bordados glamourosos). A principal observação deve ser para a modelagem da calça e do macacão, que deve valorizar perfeitamente o corpo da noiva, disfarçar imperfeições e valorizar os melhores traços e biotipo de cada uma”.

noiva de macacão híbrido, com saia com cauda longa.

Foto: @fashion.style.mhjDesse modo, os cuidados recomendados pela consultora são: 

  • as noivas que querem optar por essa tendência devem estar muito seguras de que essa peça representa realmente aquilo que elas são para não se arrependerem da escolha futuramente;
  • são dois estilos de peças que podem resultar em traje muito casual dependendo do modelo e tecido. Por isso é importante analisar os detalhes e optar por um macacão ou calça mais sofisticados;
  • os acessórios devem valorizar o traje, assim como cabelo e maquiagem, para dar o acabamento refinado que a imagem da noiva precisa.

Se você quer uma alternativa para o vestido branco de princesa no seu casamento, seja uma noiva de calça e macacão e arrase!

Casamentos que fogem ao tradicional certamente atraem muitos cliques de convidados com câmeras. Você sabia que pode criar um espaço para que eles subam as fotos no seu site? 

Assim, você terá um conjunto de lembranças de várias perspectivas — e as pessoas que torcem por vocês participarão até da confecção do seu álbum de casamento. Faça seu site de casamento com a iCasei e aproveite essa funcionalidade!

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Tamires Crispim

Tamires Crispim é jornalista. Curiosidade é algo que carrega desde o berço e viagens, família, amigos, livros e música fazem a cabeça dela - não necessariamente nessa ordem. No universo dos casamentos, se emociona e chora com o mais singelo gesto de amor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024