Revista

Maquiagem para pele madura – Conheça os segredos da beleza perfeita!

Maquiagem para pele madura sem segredos! Aprenda os truques que vão deixar as peles das mães, avós e madrinhas ainda mais bonitas para o casamento

Envelhecer é um processo um tanto polêmico, especialmente quando se trata de beleza para uma mulher. No entanto, essa parcela da sociedade está compreendendo suas novas fases e se cuidando cada vez mais, sem contar as novas tecnologias e, claro, produtos que ajudam na saúde, autoestima e bem-estar. Um exemplo são os itens de beleza e profissionais especializados em fazer maquiagem em pele madura, como a das mães, madrinhas e avós dos noivos.

Com a mudança hormonal, a renovação celular diminui e isso interfere na produção de elastina e colágeno, que são os responsáveis  pela firmeza e elasticidade da pele.  E aí, com isso, aqueles detalhes pouco desejados, como flacidez, textura mais seca e enrugada, aparecem no rosto. Porém, com tanta coisa que estão lançando, a gente consegue hidratar muito bem esse rosto e deixar esse tipo de pele com um aspecto muito incrível”, explica a maquiadora Maria Pia Ornelas, especialista em pele madura e noivas.

maquiagem para pele madura

Foto: KT Merry Photography

Quais os cuidados na hora de fazer a maquiagem em pele madura?

O primeiro passo, para a maquiagem em pele madura, talvez um dos primordiais, é fazer ou responder um questionário sobre a pele a ser maquiada. Quanto mais informações o profissional tiver do rosto da cliente, melhor!

“Na hora da abordagem,  os maquiadores devem procurar entender como elas sentem a pele delas, seca ou oleosa, na rotina e sondar quais são os itens que mais as incomodam na maquiagem”, ensina Pollyana Lourise, maquiadora de Natal, no Rio Grande do Norte.

Veja mais: Tons terrosos para maquiagem de noiva – Veja 10 inspirações

Além disso, é essencial que o profissional faça o visagismo na cliente, como comenta Anairana Bezerra, maquiadora e fundadora da marca Anairana Makeup Pro, também do nordeste brasileiro.

“É ideal ter esse treinamento para saber como deixar tudo harmônico. Ex. glitter e iluminador devem ser evitados, porque realçam as linhas de expressão. Mas, se a cliente gosta e quer, ele deve saber avaliar o uso por meio das técnicas.”

maquiagem para pele madura

Foto: Hudson Nichols Photography

Preparação da pele: Hidratação, sempre!

Pia explica que a preparação da pele madura merece um pouquinho mais de atenção por ela ser mais seca e flácida.

“Primeiro, higienizar a região, geralmente peço para lavarem o rosto com um sabonete específico para a pele delas. Depois, aplico uma solução micelar com um algodão e um tônico facial”, entrega ela. Aliás, tenha também muita atenção na área dos olhos e da boca, que devem receber um um hidratante próprio, geralmente com ação antioxidante. “Então, espero a pele absorver e depois passo um primer que ameniza as irregularidades da superfície da pele, preparando a área para receber a maquiagem.” 

maquiagem para pele madura

Foto: Jen Huang Photography

Produtos de texturas leves são os melhores amigos da pele madura

As três profissionais indicam os produtos que possuem uma cobertura leve e fina, quando se trata de bases, blushes e corretivos, para não ressaltarem as rugas e linhas de expressão.

“Os produtos líquidos e cremosos, de textura mais suaves e leves, são os mais indicados. O pó compacto pode ser evitado, pois ele tende a marcar ainda mais as linhas”, comenta Polly.

Veja mais: Blush Laranja – Como apostar nessa cor vibrante para a sua beleza?

Dê um tempo nas camadas de bases no rosto, pois, se a cliente de pele madura quiser algo mais pesado, o indicado é optar por uma base de cobertura maior, diluída em um hidratante ou um diluidor próprio de base.

“Neste caso, eu espalho bem a base para que não tenha o acúmulo entre as rugas e as linhas de expressão. Eu também gosto de utilizar do pó mineral para selar somente nas pálpebras, para receber a sombra. Além da selagem final da maquiagem, para que o pó não ressalte as rugas”, reforça Maria Pia. 

maquiagem para pele madura

Foto: Caroline Jurgensen Photography

 

Olho preto, esfumado, glitter, pigmento escuro… PODE?

Tudo é uma questão de gosto e tudo pode sim, se você quiser! É claro que existem algumas indicações, que harmonizam melhor com os formatos de olhos e rostos.

“Os tons marrons são excelentes para a pele madura. O olho esfumado preto pesa muito, porém, se o cliente se identifica com a cor, o profissional precisa saber usar”, explica Anairana. 

Maria Pia ensina o truque de começar pelo marrom no olho preto. “Começo com o marrom, para depois aplicar o preto. Brinco que, geralmente, elas pedem o preto, mas, depois de pronta a maquiagem, elas pedem para deixar mais clara por ter ficado muito escura (risos)!”, conta a maquiadora. 

Por isso, a DICA DE OURO é começar de leve e depois escurecer. “Quanto à textura da sombra, o melhor é ir com a cor mais opaca, que disfarça as linhas das pálpebras e valoriza o olhar. As sombras com brilho ou cintilância ressaltam mais as linhas e eu também não indico sombras cremosas.”

maquiagem para pele madura

Foto: Leo Patrone Photography

 

Veja mais: Maquiagem para noiva que realça a beleza natural

Se quiser brilho, na maquiagem para pele madura, vá com as sombras que já têm em sua composição micropartículas de brilho e, com o glitter, a sacada é aplicar esse tipo de produto em pontos específicos, como se fosse um iluminador, sempre com um auxílio de um spray ou gel fixador.

Cílios postiços também são possíveis! Na hora de escolher, dê preferência para aqueles que têm uma base mais fina, mais delicada, para não parecer tão artificial e por serem mais fáceis de se adaptarem aos olhos”, explica Polly. 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019