A escolha de penteados para mãe de noiva é super especial. Com grande destaque na cerimônia, ela também merece atenção. Afinal, encontrar o visual perfeito, envolve uma série de fatores.

Entre eles, adequar os fios conforme o formato de cada rosto, apostar em looks que combinem com o modelo do vestido e até explorar acessórios que dão um visual especial aos cabelos. O resultado deve ser incrível, elegante e marcante.

Penteado para mãe da noiva cabelo cacheado
Pinterest Reprodução

Como escolher penteados para mãe de noiva

Para acertar na escolha dos estilos de cabelo e make das mães dos noivos para o Grande Dia, o ideal é prezar sempre pelo conforto para curtir a festa sem preocupações e ainda sair muito bem nas fotos.

Além disso, é importante não focar só em estilos e tendências e, sim, escolher um penteado que mais combina com o estilo de rosto e personalidade da mulher.

Principais critérios que devem ser analisados na hora de escolher penteados para mãe de noiva:

  • Vestido 

Maurício Pina, cabeleireiro do Jacques Janine Jardim América, explica que analisar o modelo dos vestidos para mães é essencial para encontrar o penteado perfeito. “Se o vestido for de um ombro só e o penteado lateral, por exemplo, é importante posicioná-lo no lado mais vazio do corpo para equilibrar”, afirma.

“Para uma composição harmônica, é melhor equilibrar com um vestido mais fechado e penteados mais presos. Isso valoriza os detalhes do vestido”, afirma a cabeleireira Bruna Vallim.

“No caso dos vestidos mais decotados, que expõem mais o colo e as costas, podemos optar por um cabelo meio preso. Assim, a mãe da noiva não fica com tudo tão exposto e faz um ótima composição de decote e cabelo”, afirma a especialista.

Mãe da noiva interage com a filha durante o casamento
Top inspiração para penteados 2017: feminino mãe da noiva | Foto: Pinterest/Reprodução

 

Veja também: Inspiração Vestido para Mães dos Noivos

“As mães que têm rostos mais triangulares também devem escolher opções com volume nas laterais de baixo do rosto. Elas ainda podem escolher penteados como coques baixos”, explica Schettini.

“O formato do triângulo invertido (testa larga e queixo fino), fica ótimo com volumes arredondados em cima e nas laterais”, completa.

  • Formato do rosto 

Uma das dicas de penteados para mães dos noivos é ter atenção ao formato do rosto. “Este é um fator bastante importante e deve ser levado em consideração, já que é possível modelar o cabelo de uma maneira que essa característica seja realçada ou disfarçada”, explica Pina.

Paulo Schettini, hair stylist do Square by Romeu Felipe, dá algumas dicas: “Quem tem o rosto mais arredondado deve dar preferência a penteados com volume na parte de cima da cabeça, evitando as laterais. Para pessoas com o rosto retangular, recomendamos o volume nas laterais”, afirma.

Dica de ouro: ficar de olho nos diferentes estilos faciais e escolher o modelo que mais destaca seus traços.

Mãe da noiva comemora com o grande dia com a filha
| Pinterest/Reprodução

 

Schettini ainda destaca que existem dois tipos de formatos de rosto que não exigem tantas preocupações. “Normalmente, as pessoas com faces quadradas e ovais ficam muito bem com qualquer tipo de penteado, são rostos coringas, portanto não se preocupe em ousar”, conta.

  • Tipo de cabelo 

O corte de cabelo também é um fator importante na escolha de penteados para mãe de noiva. Segundo Bruna, é muito importante avaliar o comprimento e a quantidade de fios antes de definir o que fazer com o cabelo, pois é a partir disso que fica definido penteado ideal.

“As mães com cabelo curto podem optar por diversos tipos de penteados. As que buscam algo mais moderno devem partir para algo com pasta ou pomada. Para as mais tradicionais, podemos fazer um visual mais penteado e com mechas presas atrás da orelha”, diz Schettini.

Passo a passo de penteados para mãe de noiva. Exemplo para cabelo curto
Inspire-se em penteados para mãe de noiva: passo a passo

 

Pina destaca que, normalmente, os cabelos curtos tendem a ser volumosos e desfiados, mas sem perder a elegância. “O topete e a franja lateral funcionam bem nesses casos. Algumas mulheres donas de fios curtos também gostam de manter a naturalidade, então não alteramos tanto o formato do cabelo”.

O profissional do Square by Romeu Felipe explica que poucas mães de noiva optam por deixar cabelos longos soltos. Geralmente, elas prendem os fios ou escolhem algo semi-preso.

Apesar de serem um pouco datadas, as tranças foram uma tendência para cabelo de mãe da noiva em 2017 e ainda são opções que continuam valendo para 2018.


Veja mais:
 TOP 25 penteados para cabelos curtos para casamento

  • Idade importa? 

Dependendo da personalidade da mãe da noiva, a idade pode influenciar bastante na escolha do penteado. Segundo Pina, mais jovens preferem opções mais modernas. Entres elas, fios soltos, semi-presos ou com ondas marcadas.

Noiva posa para fotos com vestido e buquê ao lado da mãe
| Foto: Pinterest/Reprodução

 

“Com 60 anos, em geral, elas já estão mais clássicas e optam por penteados presos e tradicionais”, explica o profissional do Jacques Janine Jardim América. Na faixa dos 70, pensam mais na elegância e pedem pelos clássicos mais sofisticados”, completa.

Leia mais: Dicas de Penteados para Cabelos Curtos


Acessórios em penteados para mãe de noivas

Os acessórios são ótimos para complementar o visual dos penteados. “A única necessidade é adequar o item ao formato do casamento. Para cerimônias de dia, por exemplo, existem inúmeras opções charmosas, como chapéus, chapeletes (pequenos chapéus com apliques) e voilettes”, conta Bruna.

“Para a noite, indico sempre algo com pedras e pérolas, que trazem um brilho todo especial ao penteado!”, completa a profissional. Fivelas, tiaras, arranjos e flores que combinam com o vestido e com os estilos da maquiagem para mãe da noiva também podem ser boas opções para arrasar.

Penteado para mãe da noiva acessórios
Foto: Shannon Moffit Photography

Inspire-se!

Na galeria, confira 30 inspirações de penteados para mãe de noiva:

Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- castanho preso
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- coque castanho
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro acessorio 2
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro acessorio
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro branco
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro cacheado
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro cachos
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro trançado
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro preso
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- sofisticado
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- coque mulher negra
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- preso cacheado
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- castanho preso 2
Reprodução Pinterest
penteados-para-mãe-de-noiva- loiro coque
Reprodução Pinterest
penteados-para-madrinha-de-casamento- coque castanho 2
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Reprodução Pinterest
Tags da matéria

Comentários