Escolher a maquiagem para casamento à noite é um desafio. Isso porque há uma variedade maior de estilos em relação, por exemplo, à maquiagem para casamento de dia.

Noivas, madrinhas e convidadas precisam ficar atentas a uma série de fatores, como cuidados com a pele e escolha das cores. Evitar exageros também é essencial para alcançar o melhor resultado e ficar ainda mais linda no Grande Dia.

maquiagem para casamento à noite
Foto: Pinterest / Reprodução

Maquiagem para casamento à noite: passo a passo

Cuidados com a pele

Um dos grandes segredos para deixar a maquiagem bonita é cuidar da pele antes do dia do casamento. “Todos os tratamentos estéticos e dermatológicos devem ser feitos com antecedência. Recomendo fazer peeling uma semana antes para deixar a pele preparada. Também vale a pena fazer uma máscara de ouro um dia antes”, conta Michelle Aprigio, maquiadora do salão Square by Romeu Felipe.

A maquiadora iraniana Mahsima Nadim, que trabalha no salão Beleza Fidalga, indica que as mulheres tomem muita água para deixar a pele mais saudável e lisa. Além disso, ela destaca que vale a pena evitar maquiagens fortes e base nos dias que antecedem o casamento.

“Os cuidados com a pele devem ser iniciados 20 dias antes do casamento. Entre os principais, estão manter a pele tonificada, hidratada, limpa e sem resíduos”, explica Hasami Futigami, maquiadora do Jacques Janine Hotel Hilton.

A especialista também recomenda limpar a pele com produtos adstringentes adequados, lavar o rosto com sabonete líquido neutro, esfoliá-lo ao menos uma vez antes do dia da maquiagem, hidratá-lo com um creme e utilizar filtro solar.

É importante evitar o uso de ácidos no rosto com pelo menos uma semana de antecedência, pois o produto compromete a durabilidade e o efeito da maquiagem.

maquiagem para casamento à noite
Foto: Pinterest / Reprodução

Inspirações

O segundo passo para arrasar na maquiagem para casamento à noite é separar inspirações e escolher um bom profissional. O especialista irá analisar os desejos da cliente e adaptar à maquiagem ideal para cada estilo de mulher.

“Antes de pensar na maquiagem temos que analisar a ocasião, o vestido e as características do rosto da pessoa. Só assim conseguiremos montar o conjunto perfeito que orna com todos os elementos do visual e destaca os pontos mais bonitos da cliente”, afirma Michele.

“É legal a cor da maquiagem combinar de leve com os acessórios, mas sem ser demais. Para não dar a sensação de uniforme e monocromático, fazemos isso apenas em alguns detalhes”, completa Hasami.

maquiagem para casamento à noite
Foto: Pinterest / Reprodução

Estilos de maquiagem para festa de casamento à noite 

Convidada

A maquiagem para casamento à noite para convidada precisa de alguns cuidados.

Mahsima conta que o estilo de maquiagem para casamento à noite deve ser marcante. “Vale a pena apostar em algo sexy, com pele iluminada e marcada com contornos e blush”, afirma.

Os brilhos também são ótimas opções, pois trazem um ar de glamour. Michele destaca que, atualmente, as sombras cremosas com efeito de glitter são muito procuradas.

Hasami concorda e comenta que a maquiagem para casamento à noite para convidada pode ser feita com smoke eyes (olhar preto bem esfumado) e cut crease (técnica que define bem os contornos e a marcação da sombra, dando um efeito 3D).

maquiagem para casamento à noite
Foto: JB Lacroix/WireImage

Madrinha

As mulheres que serão madrinhas de casamento podem buscar maquiagens diferentes. Na maquiagem para casamento da madrinha, “É possível fazer os olhos com fundo mais escuro e pálpebras internas mais claras, contendo brilho ou cintilante leve”, diz Hasami.

Caso queria uma maquiagem para casamento simples, sem realçar os olhos, a madrinha pode investir no batom e em um bom delineado. A especialista ainda indica destacar os olhos e usar cílios postiços para complementar o visual.

maquiagem para casamento à noite
Foto: Buckner/Variety/REX/Shutterstock

Cores para maquiagem de casamento à noite 

Outro fator importante é saber escolher as tonalidades que mais combinam com o seu tom de pele. Mesmo se você já tiver algo em mente, pergunte a um maquiador profissional para checar se a cor que você pretende usar é realmente uma boa escolha.

Pele clara

É preciso levar em consideração alguns pontos quando pensamos na maquiagem para casamento à noite: pele clara.

Segundo Hasami, mulheres de pele branca podem ter a tonalidade natural da pele mais rosada ou mais amarelada. As que possuem pele rosada devem optar por cores como o vinho, marrom e vermelho mais fechado. Já as de pele amarelada devem buscar tons mais vibrantes, como magenta ou vermelho alaranjado.

maquiagem para casamento a noite
Foto: Pinterest / Reprodução

Pele morena

A maquiagem para casamento à noite: pele morena, vale a pena investir em tons mais fechados.

“A pele morena pode ser combinada com tons fechados ou mais puxados para o caramelo, podendo ser mais hidratante do que em efeito matte. Por conta disso, ousar com batons em tom bronze funciona muito bem”, afirma a profissional do Jacques Janine Hotel Hilton.

Ela ainda diz que as cores mais vibrantes, como uva e coral, se destacam muito bem nas peles morenas.

maquiagem para casamento à noite
Foto: Pinterest / Reprodução

Cores coringas para diferentes peles

Algumas cores combinam com diversos tipos de pele e estilos. Segundo Mahsima, as mais escolhidas são marrom e dourado. Marsala, rosé e marrom terracota também podem ser boas opções para complementar a maquiagem para noite.

maquiagem para casamento à noite
Foto: Pinterest / Reprodução
Tags da matéria

Comentários