Se no dia a dia o batom é um elemento-chave para as produções mais diversas, das minimalistas às extravagantes, sendo, muitas vezes aquele item “não vivo sem” de tantas mulheres, imagine só escolher o batom da noiva para Grande Dia.

Para ajudar na escolha do batom da noiva para esse momento tão especial, o maquiador Ney Garcia, do MG Hair Design e Saulo Fonseca, hairstyler e make up e consultor de beleza da Condor, dão dicas para garantir um look arrasador que não dê muito trabalho ao longo do seu dia, para você poder curtir ainda mais essa data.

Veja também:  Maquiagem para noivas loiras | Saiba o que usar no Grande Dia

Foto: elstile-spb.ru

 

Tons Claros

De início, uma aposta para o batom da noiva são os tons mais claros, já que eles deixam a produção mais leve. “As noivas estão sempre com muitos adereços e volume na vestimenta”, explica Ney.

E não precisa ter medo na hora da escolha, aqui vale apostar em um nude que fique um pouco acima do tom da pele. “Eu costumo utilizar os tons nudes, mas fujo dos que são mais pálidos pois gosto que exista um leve toque de cor nos lábios mesmo que o olho já seja mais marcado, porque não acredito em “olho tudo, boca nada” ou “boca tudo, olho nada” como regra”, ressalta Ney.

Para Saulo é importante estar atento ao tom de pele de cada noiva. “Um cor de boca de uma ruiva é completamente diferente de um cor de boca para uma negra, mas não deixa de ser tom de boca. Uma cor básica de boca pode ser usada em todos os tons possíveis, em várias combinações de olho, blush e iluminador.”

Foto: Pinterest/Reprodução

 

Veja também:  Maquiagem para noiva que realça a beleza natural

Para quem tem a pele negra

Na pele negra a sugestão de Ney Garcia são os tons de marrom claro. Se quiser ousar um pouco mais, a aposta do especialista é a cor uva. Saulo reforça que é fundamental manter a naturalidade, então fuja dos batons muito secos e do gloss com brilho metálicos.

Para quem tem a pele branca

As mulheres de pele branca podem investir em tons mais rosados e nudes, voltados para o bege, é a dica de Ney. Já Saulo ainda sugere os tons que vão para o pêssego.

Para as ruivas

“As noivas ruivas ficam bem de batons com tons terrosos, rosados e gloss com fundo bronze”, aconselha Ney Garcia.

Mas não se preocupe, essas são apenas algumas dicas para ajudar nessa escolha, o mais importante é pensar na noiva e no seu gosto.

“Basta ser um tom bonito, que pareça natural e tenha a ver com a noiva. Não existe uma maquiagem padrão para noivas, como se fosse um personagem, elas usam o que funciona melhor para elas, noivas não precisam “parecer ” noivas, elas tem que estar bonitas e reconhecíveis, como elas são”, ressalta Saulo.

Malva é opção para quem quer dar mais cor ao visual. Foto: Pinterest/Reprodução

Veja também:  O guia completo da maquiagem para noivas morenas

Batom da noiva: ousadia na medida certa

No entanto, se procura um pouco mais de cor, a sugestão do maquiador são os tons mais avermelhados, como o malva.

“Para mim o batom mais lindo é o que tem tom de carne, que é um tom mais parecido com o do lábio, como o malva, que pode ter também sua versão mais puxada para o rosado também.”

Batom vermelho, pode?

E se a ideia for investir em um batom vermelho, nada de medo, pode ir com tudo. Para Ney Garcia essa é a cor de batom para todas as noivas. “O meu conselho é procurar o tom que mais combina com a sua pele.”

“Tudo depende do look da noiva”, ressalta Ney. “Ele deve combinar com a pele da mulher e realçar a maquiagem e o look da noiva como um todo, já que nessa ocasião o que dita a composição é o vestido, então o batom se destacar muito não é indicado.”

“É preciso sempre pensar no equilíbrio, devemos ver a maquiagem como um complemento, um acessório. Mas o mais importante é entender a personalidade da noiva, o estilo de maquiagem que ela gosta e que a deixa confortável, assim é possível chegar em um consenso, algo entre o que o profissional acredita que funcione melhor e que traga felicidade para a noiva”, explica Ney Garcia.

Foto: Pinterest/Reprodução
Foto:Gazmadu

Veja também: Guia de maquiagem para noivas negras

Batom da noiva: mais conforto e praticidade

É essencial pensar no estilo da noiva também na hora de escolher a textura do batom.

Batom cremoso

Visualmente, na opinião de Saulo, o batom mais indicado é o de efeito cremoso.

“Nem o muito matte e nem o cintilante. Tem que ter uma textura confortável, de aparência natural, pode inclusive usar um gloss do mesmo tom ou transparente no centro dos lábios para dar volume”, sugere o especialista.

Batom de longa duração

Agora, se o foco é ter menos trabalho para retocar os lábios, uma boa opção são os batons de longa duração, normalmente de textura matte, é a dica de Ney Garcia.

Aqui, vale lembrar, que já existem no mercado batons com efeito matte na versão líquido, com pincel, o que facilita o momento da aplicação.

O uso do Gloss

Em ambos os casos a noiva pode fazer uso de um gloss para garantir efeitos diferentes.

No primeiro caso, do batom cremoso, ele pode ser aplicado no centro dos lábios, acompanhando o tom do batom, para dar volume. Caso opte pelo matte, o gloss garante um efeito de lábios mais hidratados.

Como fazer o batom durar a noite inteira?

Agora se o batom da noiva não for de longa duração, Ney Garcia conta o truque para deixar a cor nos lábios por mais tempo:

– Primeiro passe o batom desejado, em seguida tire o excesso com um lenço de papel;
– Depois coloque uma camada de pós fácil bem leve por cima e espere secar um pouco;
– Feito isso passe mais uma camada do batom escolhido com um pincel.

“Com esse truque é possível construir várias camadas de batom. Eu, normalmente, uso duas e recomendou que se passe, no máximo, três”, explica Ney Garcia.

Foto: Pinterest/Reprodução

Batom da noiva: da cerimônia à festa

Não é incomum noivas usarem look específicos para a cerimônia e apostarem em algo mais leve ou despojado na hora de curtir a festa. Bom, o mesmo vale para a maquiagem. Se quiser mudar a linguagem do visual, conte também com a make para garantir isso.

“É comum a noiva adotar uma maquiagem mais clássica e limpa para a cerimônia e no retoque para a festa – quando muitas tiram o volume do vestido, o véu e as vezes até as mangas – o vestido fica mais leve e pode-se repensar o visual, adotando uma maquiagem mais elaborada e sexy”, ressalta Ney.

Mas, depende do caso, é bom ir com cautela, inclusive no que diz respeito ao batom, às vezes o ideal seja manter a linha do início do evento, é o aconselha Saulo: “Usar um batom para cerimônia e outro para festa pode ficar estranho, principalmente se a noiva não trocou de vestido, e nas fotos pode ficar esquisito, como se fossem dias diferentes. O ideal é escolher um tom e usar ele a festa toda. É mais elegante”.

Quer um pouquinho de inspiração e alguns truques? Olha só esse vídeo que separamos para você.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários