Cerimônia de casamento diferentes tipos
Foto: Vero Amore Weddings by Lisa Czech Photography / Reprodução

O ideal é que a cerimônia de casamento reflita um pouco da história dos noivos, seus valores e que passe uma mensagem sobre esta nova união. Para ajudá-los nesta busca, listamos alguns tipos diferenciados de cerimônia, carregados de simbolismo.

1. Cerimônia de casamento personalizada –  filtro dos sonhos

O estilo da cerimônia de casamento pode variar muito de acordo com as crenças e gostos de cada casal. O celebrante Paulo Godoy conta que certa vez criou uma cerimônia em conjunto com um casal utilizando um filtro dos sonhos. “Este elemento carrega a simbologia de filtrar pensamentos ruins e afastar maus fluídos. Como ele possui uma pena de coruja e uma de águia, fizemos uma analogia com sabedoria, representada pelas madrinhas, e coragem, relacionada aos padrinhos. Depois, cada padrinho amarrou uma fitinha com um desejo para o casal ao filtro”, explica.

Juliana Fernandes Santiago e Bruno Moreira escolheram este estilo de cerimônia e contam queriam algo diferente, algo que fizesse com que os padrinhos se sentissem parte deste momento. Ao pesquisar na internet, ela encontrou um site com a cerimônia do filtro dos sonhos e logo viu que seria perfeita para o casal. “Já havíamos escolhido o celebrante e levamos a ideia ainda crua para ele, que fez com que tudo se encaixasse. Pedi ao ateliê que fez meu vestido um pedaço da renda que foi utilizada e com ela fizemos o filtro. A ideia era que o objeto fosse o filtro de energias ruins que poderiam cercar nosso casamento. Hoje ele está pendurado em nossa sala”, afirma Juliana.

Cerimônia de casamento noivos celebrando com apanhador de sonhos
Foto: Sylvie Gil Photography / Divulgação


2. Cerimônia dos dedos

Que tal buscar um simbolismo para sua cerimônia de casamento lá do outro lado do mundo? A cerimônia dos dedos tem sua origem em uma lenda chinesa. “Peço a cada um dos noivos que unam suas duas mãos, abaixando o dedo do meio – este é o dedo que representa cada indivíduo e deve estar curvado em sinal de humildade. A partir disso, vou mostrando a eles o que cada um dos outros dedos representa: os polegares são os pais. Se tentarmos separá-los, é possível e isso simboliza que eles não estarão a vida inteira conosco. O mesmo acontece com os indicadores, que representam nossos irmãos e amigos, e com os mindinhos, que são os filhos e que devemos criá-los para o mundo. No entanto, ao tentar separar os anelares, que é onde utilizamos a aliança e que representa o casal, não é possível. É uma cerimônia bonita e simples”, destaca Paulo Godoy.

Cerimônia de casamento noivos celebrando com dedos

Foto: Pinterest / Reprodução

3. Cerimônia do vinho

Esta celebração não agrada somente aos amantes da bebida – ela vem carregada de simbolismo e amor. Existem diferentes formas de realizá-la. Na primeira delas, é providenciada uma caixa de madeira vazia. Ela representa a família que acabou de se formar. “Em seguida, peço ao noivo que coloque o vinho dentro da caixa, que simboliza a comunhão entre as pessoas. Após a realização dos votos, peço para os noivos depositarem-nos dentro da caixa. Neste momento, os padrinhos também são convidados a colocar votos para o casal dentro da caixa. A ideia é reunir ali boas lembranças. Depois disso, tranco a caixa e deixo as chaves com as sogras. Eles só poderão abrir novamente no quinto ano de casados, que são as Bodas de Madeira. Neste momento, a ideia é que eles possam beber o vinho junto com os pais e padrinhos e compartilhar o amor”, define Paulo Godoy.

Veja também

 Organização de Casamento | Assessora, cerimonialista ou celebrante

Cortejo do casamento | Ordem de entrada e saída na cerimônia

Há também a possibilidade de usar o vinho durante a cerimônia de casamento. São colocadas duas taças diferentes, uma com vinho tinto e a outra com um vinho branco. A noiva é convidada a oferecer um gole de um dos vinhos para o noivo e vice-versa. O restante dos dois vinhos é despejado em um outro recipiente, formando uma nova bebida. “Neste momento, digo ao casal que este novo vinho simboliza a união deles. Peço, então, para que cada um deles tomem um gole desse vinho. Só depois pergunto a eles o que eles sentiram. Dependendo das características que eles citam, utilizo-as para descrever a vida a dois, explicando que há momentos bons e ruins, de luta e união, e então convido-os a realizar um brinde”, expõe Paulo.

Cerimônia de casamento noivos celebrando com vinho

Foto: Pinterest / Reprodução

4. Cerimônia das areias

Esta é uma das cerimônias mais pedidas pelos casais, especialmente por aqueles que optam por se casar na praia. Pode ser feita somente com os noivos ou pode incluir pais e padrinhos também. “Neste formato, temos três vasos: um deles é vazio e representa a nova família que está nascendo, os outros dois possuem areias coloridas e simbolizam o noivo e a noiva. Se houver participação dos pais e padrinhos, há outros vasos também. Então peço que o casal vá despejando a areia e vão falando sonhos e desejos para esta nova família. As areias vão construindo um desenho e explico que aquele vaso simboliza a vida em conjunto do casal. As areias estão misturadas, mas ainda assim é possível identificar cada uma delas. Depois desafio alguém a separar as areias – o que é impossível”, pontua Godoy.

Veja também

 Kit festa casamento os 10 itens indispensáveis

O casal Juliana Furgeri Millano e André Luiz Caldana Millano optaram por esta cerimônia. “Escolhemos este formato porque nos conhecemos e casamos na praia. Além disso, esta cerimônia permite envolver os padrinhos e os pais, e não só os noivos. Eles fazem votos também. Cada um escolheu uma cor de areia para colocar no vaso e foi formando um desenho único e personalizado para termos em casa. É forma de lembrar sempre deste momento. Deu muito certo com a nossa, história, nos reunimos com o Paulo Godoy antes da cerimônia. Ele pôde conhecer um pouco do nosso jeito e montou uma história toda personalizada com tudo o que aconteceu de mais importante”, conta Juliana.

Cerimônia de casamento noivos celebrando com areia

Foto: Melissa Mermin / Divulgação


5. Cerimônia musical

Já pensou em ter uma cerimônia bem dinâmica? O formato musical pode ser perfeito para você. Segundo Paulo Godoy, esta cerimônia conta com a participação de um músico. Na reunião com os casais, o celebrante pode pedir que o casal relacione algumas músicas que fazem parte da história deles. “Depois, na cerimônia, mesclo a história do casal com curtos trechos de música, de forma que o discurso se complemente e crie um timing perfeito. É um formato exclusivo, criado por mim“, aponta Paulo Godoy.

Veja 5 dicas de músicas para casamento que irão personalizar a sua cerimônia

Cerimônia de casamento noivos celebrando com música

Foto: iStock


6. Cerimônia das rosas

Você é bem romântica e adora flores? Esta cerimônia pode ser perfeita! O formato acontece no momento da troca das alianças, que vêm acompanhada de uma rosa. O noivo entrega a flor para noiva, como símbolo do compromisso e do amor. “A ideia é mostrar que a rosa não pode sobreviver sem a água, assim como o casamento não sobrevive sem o amor”, afirma Paulo Godoy.

Há a opção de usar um vaso e, a cada aniversário de casamento, colocar uma rosa para celebrar o amor.

Cerimônia de casamento noivos celebrando com rosas

Foto: João Rudio / Divulgação

7. Cerimônia dos óculos

Um estilo de cerimônia que recentemente viralizou em um vídeo na internet é o que o celebrante pede para que os noivos usem óculos coloridos, o do noivo é o azul e o da noiva rosa. Depois, ele pede que eles troquem os óculos. O objetivo é mostrar que é essencial, durante o casamento, que um tente enxergar a vida a partir do olhar do outro.

Veja mais

Celebrante | Como customizar sua cerimônia

Para as noivas de última hora, saiba como organizar um casamento em 3 meses

 

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!