O cortejo de um casamento, ordem de entrada e saída de noivos, pais e padrinhos, é tão antigo quanto a própria cerimônia. Por mais moderno que seja o estilo da celebração, o cortejo sofreu apenas algumas modificações no decorrer dos séculos. Com as cerimônias mais descontraídas e intimistas, o cortejo segue o mesmo estilo, não é preciso rigidez ou formalidade.

Igrejas mais tradicionalistas como a Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, e em casamentos da realeza, como no caso do príncipe William e de Kate Middleton, da monarquia britânica, ainda segue o cerimonial antigo, explica Joyce Maciel, assessora da Mariée Produção e Eventos.

Cortejo do casamento Ordem de entrada e saída na cerimônia
Foto: WPA Pool/ Getty Images

Cortejo de entrada

Atualmente, o mais comum, indica a assessora de casamentos Flávia Gurgel, é a entrada do noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo, seguido do pai do noivo com a mãe da noiva ao seu lado esquerdo; casal de padrinhos intercalados entre aqueles da noiva e do noivo; a florista, se houver, as alianças, trazidas por daminhas ou pajens e, por fim, a noiva com o pai ao seu lado esquerdo, fechando o cortejo. Os padrinhos e familiares da noiva devem se posicionar, a partir da entrada da igreja, do lado esquerdo do altar e aqueles do noivo, do lado direito.

cortejo do casamento - revista icasei

No entanto, explica Flávia, dependendo do grau de expectativa que os noivos queiram criar e das exigências do protocolo da igreja escolhida, essa ordem pode sofrer pequenas modificações: a chegada do noivo após a entrada do último padrinho, para dar mais emoção, assim como as alianças e a florista que podem entrar depois da noiva. É muito comum também a noiva entrar com o pai e a mãe, ou com outro familiar querido na ausência dos pais.

Veja também 12 Meses para o Casamento | Checklist dos noivos

Música

Um elemento que dá um toque especial à dramaticidade da cerimônia é a escolha da música para cada etapa. “O noivo pode ter uma música exclusiva para sua entrada, ou compartilhar a mesma de pais e padrinhos”, enfatiza Joyce. A música da noiva é sempre exclusiva.

Cortejo do casamento Ordem de entrada e saída na cerimônia noivo
Imagem via Style me Pretty

Cumprimentos

Após a realização do casamento, os noivos cumprimentam os pais e padrinhos. A tendência atual, ensina Joyce, é o cumprimento simultâneo dos noivos no altar, que seguem do final, mais perto dos convidados, onde estão acomodados seus pais, para a ponta, em direção aos padrinhos e madrinhas, dando assim prioridade à família. Na volta, os noivos começam os cumprimentos do final até chegar aos seus pais.

Cortejo do casamento Ordem de entrada e saída cumprimentos
Foto: Brumley & Wells

Cortejo de saída

Para a saída da igreja, a ordem do cortejo se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos. Nessa hora, explica Joyce, dependendo do protocolo de cada instituição religiosa, o cortejo pode bater palma, jogar arroz, pétalas de flores ou bolhinhas de sabão para saudar a saída dos noivos.

cortejo de saída do casamento - revista icasei

Cerimônia em salão ou ao ar livre

Se o casal optar por fazer a cerimônia em um salão, em casa ou ao ar livre, Flávia diz que o cerimonial não varia muito, mas tem menos exigências e formalidade.

Cortejo do casamento Ordem de entrada e saída campo
Foto: Karra Leigh Photography
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!