Revista

Dicas de etiqueta | A organização do cortejo atualizada

O cortejo do casamento é a ordem de entrada de quem fará parte da cerimônia. Mas não precisa ser nada engessado. Nós contamos quais as novas "regras" do cortejo

[vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é o cortejo de casamento , principalmente quando os noivos não contam com uma assessoria especializada.

Casamentos em igrejas e instituições religiosas têm suas regras individuais em relação ao cortejo -número de entradas e saídas-, tipos de músicas e quantidades de padrinhos. Não se esqueça de perguntar sobre isto antes de fechar o local do casamento para não se frustrar lá na frente.

Dicas de etiqueta organização do cortejo

Foto: Austin Gros via Oncewed

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Se os noivos optarem por casar fora da igreja, é possível inovar no cortejo e deixar a cerimônia mais personalizada com a cara do casal. Se os dois são mais despojados e não gostam de tanta formalidade, é possível inovar na cerimônia, alterar a ordem de entradas, escolher músicas mais modernas e que tenham a ver com a história deles.

Dicas de etiqueta A organização do cortejo atualizada

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Casamentos em que o noivo e a noiva entraram com pai e mãe juntos, avós levando alianças ou entrando para abrir a cerimônia são comuns nos dias de hoje, assim como incluir os pais que são separados e madrastas e padrastos. Tem também casais de padrinhos entrando juntos e, no altar, as madrinhas vão para um lado e padrinhos para o outro -cortejo americano-, saída com algum toque especial como bolhas de sabão, corredor de padrinhos com sparkles e tantos outros exemplos.

Seja como for jamais esqueçam que se trata de um casamento e que o bom senso deve ser a palavra de ordem sempre.

Dicas de etiqueta organização do cortejo pais

Imagem via Style me Pretty

Dicas de etiqueta A organização do cortejo atualizada

Imagem via floandfrank

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

Separamos algumas dicas para descomplicar a tarefa de organizar o cortejo:

– O lado esquerdo é destinado para a noiva, seus familiares e padrinhos e o lado direito é destinado ao noivo, seus padrinhos e familiares;

– a noiva sempre fica ao lado esquerdo quando está no altar;

– o noivo pode ser o primeiro a entrar com sua mãe seguido de pais e padrinhos alternados , damas e pajens e noiva com seu pai;

– os padrinhos podem ser os primeiros seguidos dos pais e em seguida o noivo com sua mãe, dama e pajens seguidos da noiva com seu pai;

– os cumprimentos podem ser alternados ou os padrinhos cumprimentam e saem;

– pode haver dama/ pajem que entrem após a noiva levando as alianças;

– não é obrigatório ter dama ou pajem -mas é tão lindo-;

– na saída os noivos podem ser os primeiros seguidos dos pais e padrinhos;

– na saída os padrinhos e pais podem ser os primeiros seguidos dos noivos;

– durante o cortejo é indispensável que haja uma pausa entre as entradas e que os padrinhos mantenham uma distância entre si. Isso favorece a organização da cerimônia e o trabalho dos fotógrafos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=”” xt_row_type=”in-container” xt_border_top=”0″ xt_bg_preview=”no” xt_bg_position=”middle” xt_bg_attach=”fixed” xt_overlay_pattern=”” xt_pattern_opacity=”100″ xt_overlay_gradient=”” xt_overlay_gradient_direction=”top-to-bottom” xt_bg_video=”” xt_bg_video_position=”middle” xt_bg_video_mp4=”” xt_bg_video_webm=”” xt_bg_video_ogv=”” xt_bg_video_poster=”” xt_parallax=”no” xt_smooth_scroll=”no”][vc_column width=”1/1″ is_sticky=”” is_sidebar=”” css_animation=””][vc_column_text]

E para finalizar é importante o planejamento. Durante os preparativos, pensem com antecedência sobre o cortejo, façam um roteiro com nomes, ordem de entradas e músicas para evitar confusões e atrasos no dia.

Um bom planejamento minimizará as chances de erro.

Dicas de etiqueta organização do cortejo ordem

Imagem: WPA Pool/Pool – Getty Images

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Tags

Sobre:

#
Bel Benkler

Bel Benkler é formada em psicologia com PSP graduação em psicologia cognitiva e administração de empresas. Fez um curso de especialização em Eventos pelo Sena e NYU ( New York University). Realizou cursos de cerimonial e protocolo com Fátima Zigler e Roberto Cohen no Senac. É assessora de eventos desde 2004.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019