planejamento casamento

Agora que ele finalmente put a ring on it e você está noiva, por onde começar a se planejar? Em especial para o mês das noivas, separamos os preparativos necessários de acordo com cada mês que antecede o casamento para que você se organize e prepare tudo o que é preciso para o dia do evento sem muito estresse, porque ninguém merece celebrar seu casamento com olheiras que vão até as bochechas.

Antes de tudo…

Fechar a lista de convidados., e que os noivos estejam certos que uma eventual variação da quantidade  de pessoas será mínima.

lista de convidados casamento

Se os noivos não terão tempo para todas as providências abaixo, eles precisam de uma pessoa especializada para ajudá-los, com isto o item Assessoria deverá constar como primeiro passo. Ao contrário do que todos imaginam e dizem, uma boa assessora ajudará os noivos a economizar muito mais do que ela efetivamente ganhará de honorários.

Veja também O papel da Assessoria de Casamento

É preciso lembrar que para cada serviço ou produto necessário, o correto é se pedir cotações para um mínimo de três empresas de cada segmento. Visto isso, vamos para os serviços:

12 passos para o casamento - iCasei

12 meses antes

Igreja, Espaço e Buffet.

11 meses antes

Fotógrafo, Filmagem, DJ (som e iluminação pista, projeção, telas) ou Banda (som e iluminação de palco e pista, projeção, telas).

10 meses antes
Decoração da Recepção, Buquês, Gerador.

9 meses antes
Locação do Mobiliário, Toalhas, Sousplats, Tapetes, Lustres.

8 meses antes
Convidar Padrinhos, Damas e Pajens, Lua de Mel (Agência de Turismo), Documentação para viagem, Enxoval, Listas de Presentes para casamento e chá bar.

7 meses antes
Coral para a cerimônia, Show extra para a madrugada, Site dos Noivos (se for constar do convite), “Save the date” para os convidados de fora da cidade.

6 meses antes
Igreja (Certidão de batismo atualizada e Curso de Noivos), Vestido de Noiva e Véu, Convite do casamento e Calígrafa.

5 meses antes
Acessórios da Noiva (cabelo, brincos e sapatos), Traje do Noivo, Alianças, Dia da Noiva / Noivo.

4 meses antes
Decoração da Igreja, Gerador, Automóvel (Locação), Noivinhos ( topo bolo), Lembrancinhas para convidados, Hotel para Núpcias, Sugestão de Hotéis para convidados.

3 meses antes
Casamento Civil (entrada da documentação e marcação da data), Bem-casados, Bolo cenográfico, Bolo para servir, Doces, Travessas para os doces, Copeira para mesa de doces, Entrega dos convites (todos os convidados devem recebê-los até 30 dias antes do casamento).

2 meses antes
Bebidas (compradas e/ou consignadas), Bar de caipirinha (Bartenders), Chás de Cozinha ou Bar, Reunião musical com DJ ou Banda, Almofada p/ pajem, Presentes p/ daminhas e pajens, Recreadores infantis (no caso de muitas crianças na recepção), Alimentação para o Staff dos noivos (profissionais que trabalharão durante a recepção).

1 mês antes
Lembrancinhas (adereços de pista), Valet (Igreja e Recepção), Seguranças, ECAD (contribuição s/ apresentação musical), Ambulância (se necessário), Cuidados pessoais (cabelo e pele, massagens, clareamento), Teste do cabelo e maquiagem, Última prova do vestido e terno, Ensaio da cerimônia, se preciso, Retirada dos trajes.

Na semana anterior ao evento

Confirmação de todos os serviços e produtos contratados com todos os fornecedores, e agendamento do horário de montagem do evento, e da chegada dos profissionais no dia da noiva. Confirmação de todas as reservas de voos e hotéis para viagem e para núpcias.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!