Família reunida, colegas do trabalho reunidos, mas um colega só tem uma amigo em comum com os noivos. Onde ele vai se sentar? Aquele tio que não se entende muito bem com aquele cunhado. Mas será que os mais velhos vão conseguir se sentar mais próximos ao buffet? E os casais com crianças, vão ficar perto do espaço kids? É para garantir que todos esses convidados se sintam o mais confortável que os noivos podem elaborar um mapa de assentos (ou mapa de mesas).

Veja também: Dicas para organizar a mesa kids perfeita no Grande Dia

mapa de assentos 7
Foto: Studio 1208

Mapa de assentos em casamentos

Organizar um mapa de assentos é determinar, justamente, em quais cadeiras e mesas cada convidado irá se sentar durante a recepção.

“A principal finalidade é dar mais comodidade aos convidados, para que eles estejam em mesas com pessoas de sua afinidade. Dessa forma, os noivos evitam que o convidado não encontre o lugar que gostariam de se sentar para ter uma maior interação com o seu núcleo de amigos e familiares ao chegar na recepção depois da cerimônia”, explica a assessora de eventos Fernanda Murici.

O mapa pode ser usado em qualquer tipo de casamento. Mas para cerimônias com mais de 150 pessoas, Fernanda sugere uma estrutura maior para logística de recepção – para ver os nomes na lista – e uma equipe para ajudar os convidados a identificarem os seus lugares.

mapa de assentos 6 sally pinera
Foto: Sally Pinera

Questão cultural

Em alguns casos específicos o mapa de mesas é ainda mais indicado, por exemplo, quando há convidados estrangeiros, sobretudo europeus, é o diz Juliana Prétola, da L’Altare.

“Eles estão acostumados a serem “setorizados” em festas. O brasileiros estão acostumados a receberem o numero/nome da mesa na entrada da festa. Os europeus não, geralmente se coloca um quadro com os nomes e lugares no salão.”

Veja também: Passo a passo para organizar a cerimônia do casamento

mapa de assentos sally pinera
Foto: Sally Pinera

Como fazer um mapa de assentos

Se você quer um mapa de mesas do seu casamento, a primeira coisa é fazer uma planta do salão com a localização das mesas. Cada mesa deve ser nomeada, ou numerada.

“Depois é importante ter a confirmação de presença dos convidados, então os noivos dividem as mesas. A assessoria tem que ter uma lista com o nome de cada um – e a sua respectiva mesa – e o mapa com as mesas numeradas”, explica a organizadora de eventos Alexandra Loureiro.

mapa de assentos 5 alicia mink
Foto: Alicia Mink

 

Na hora de escolher os lugares, a dica de Juliana é começar pelos familiares. “Inicie pelas famílias que devem estar mais próximas, às vezes mais distante do som e da pista, por exemplo.”

“Cuidado para não colocar pessoas com pouca mobilidade em andares com escada para os salões com mezanino, principalmente se não tiver toalete”, ressalta Juliana.

Para Débora Macedo, da Imagine Só, o mapa de assentos é ainda um oportunidade de dar mais atenção aos convidados. “Você pode colocar um recadinho especial para alguns convidados, lembrancinhas e personalizar ainda mais esse grande dia.”

Veja também: O guia completo das lembrancinhas de casamento

mapa de assentos 2 Di Vietro
Foto: Di Vietro

Cuidados na hora de organizar o seu mapa

Para que tudo corra bem, é preciso se dedicar e ter calma na hora de organizar o seu mapa de assentos.

“O casal tem que saber que é preciso se dedicar. Dá um pouco de trabalho cuidar de todas as pessoas”, ressalta a assessora de casamentos Agda Paula. “É importante que o assessor tenha isso em mãos com duas semanas antecedência, para que tudo seja executado da melhor forma possível.”

A sugestão de Fernanda Murici é que o casal faça o RSPV com 20 a 25 dias de antecedência. Com esse tempo, a assessoria também consegue ajudar nessa organização. “O ideal é sempre utilizar o Excel para essa organização, assim evita-se maiores surpresas. Depois, essa lista deve ficar em ordem alfabética para a recepção e assessoria do evento.”

mapa de assentos 8
Foto: Studio 1208

 

A papelaria das mesas, orienta Fernanda, também pode ser definida antes pelo casal, junto com a escolha dos convites.

“Na recepção, entregue ao convidado, mesmo que seja em um papel pequeno, o nome ou número de sua mesa. Assim, caso haja a cerimônia ou coquetel antes, eles não se esquecem em qual mesa estarão”, finaliza Fernanda.

12 inspirações de mapas de assentos

mapa de assentos
Foto: Meredith Sledge

 

mapa de assentos
Foto: Jenny Quicksall Photography

 

mapa de assentos
Foto: Alicia Mink

 

mapa de assentos
Foto: Brianna Wilbur Photography

 

mapa de assentos
Foto: Renee Hollingshead Photography

 

mapa de assentos
Foto: Sophie Kaye Photography

 

mapa de assentos
Foto: Impression Villas & Weddings / Style Me Pretty

 

mapa de assentos
Foto: Sally Pinera

 

mapa de assentos
Foto: Emily Wren Photography

 

mapa de assentos
Foto: Abby Jiu Photography

 

mapa de assentos
Foto: Anna Delores

 

mapa de assentos
Foto: Kirsten Noellew

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários