Vocês lembram quando a Carrie Bradshaw foi pedida em casamento por Aidan e o anel era….bom, em lapidação pera, e ela odiou? Por mais que as mulheres sonhem com um pedido surpresa, quando falamos em lapidação do anel de noivado, todas já sabem exatamente o que querem. Lembram que Miranda ajudou Aidan a escolher o anel? Se você quer ser pedida com o anel de seus sonhos, conte para as mulheres da família (mãe, irmãs, futuras cunhadas e sogra), pois 90% dos homens vai acabar perguntando e levando uma delas para ajudar a escolher.

Para saber exatamente o que você quer, é importante conhecer bem o assunto. Nossa equipe foi convidada exclusivamente para ir na loja da Tiffany ter uma aula com o training specialist da marca, José Geraldo Carrara. Vamos repassar para você tudo o que aprendemos sobre as gemas que vem dentro da caixinha azul turquesa. Papel e caneta na mão!

Anel de noivado Tiffany sex and the city

A Tiffany & Co, é reconhecida por seus diamantes de excepcional beleza e brilho, e você sabe como consegue esse mérito? Ela usa apenas 0,04%  de todos os diamantes avaliados como gemas no mundo. Isso quer dizer que 99,96% dos diamantes não alcançam os padrões da Tiffany. Então você pode estar segura que todo diamante da marca é supremo.

Além disso, eles são lapidados para maximizar seu brilho, e não o peso em quilates, o que resulta em um anel muito mais bonito.

Mas quais são os padrões da Tiffany?

Além dos populares, porém simplistas 4Cs -cut (lapidação), clarity (pureza), color (cor) e carat weigh (peso em quilates)- a Tiffany escolhe também adiciona a “presença” que determina o brilho e beleza de um diamante de maneiras mais profundas. Anel de noivado Aprenda tudo sobre as gemas da Tiffany

Cut (lapidação)

As proporções das facetas na superfície de um diamante compreendem a lapidação. O posicionamento dessas facetas determina a aparência geral da pedra e, quando realizado com precisão, sua beleza. Os diamantes da Tiffany têm lapidação e proporção perfeitas para alcançar o equilíbrio ideal de brilho, dispersão e cintilação. Muitos lapidadores escolhem o tamanho da pedra em vez da sua beleza, uma coisa que a Tiffany se recusa a fazer. Entre tamanho e beleza, ela sempre escolhe a beleza.

Anel de noivado Aprenda tudo sobre as gemas da Tiffany corte
Foto: Tiffany/ Divulgação

Clarity (pureza)

A pureza está diretamente relacionada com o valor de um diamante. Uma pedra é considerada perfeita se, sob a ampliação 10 vezes, nenhuma falha interna (nuvem, pluma e pontos) e ou externa (arranhões, buracos e fendas) é visível. A Tiffany pode recusar um diamante dentro de uma classificação alta se ela possui características inferiores.

Anel de noivado Aprenda tudo sobre as gemas da Tiffany pureza
Foto: Tiffany/ Divulgação

Color (cor)

Mínimas impurezas conferem cores sutis aos diamantes. Na Tiffany, os especialistas determinam a cor de cada diamante por meio da comparação com diamantes autenticados, chamados “master“. Cada pedra recebe então uma classificação de cor com base em uma escola precisa de “D” (incolor) a “Z” (saturado).

Somente diamantes classificados como “I” ou acima são aceitos pela Tiffany. Além disso, o Laboratório Gemológico Tiffany não aceita pedras com fluorescência forte ou excessiva que, em luz natural, confere ao diamante uma aparência leitosa.

Anel de noivado Tiffany setting
O Tiffany Setting foi apresentado pela primeira vez em 1886 e é o anel de noivado mais famoso do mundo. Seu diamante de lapidação brilhante é fixado em seis garras -esse foi o primeiro anel com essa estrutura-, irradiando uma luz lendária. 
Anel de noivado Tiffany setting
Anel de noivado Tiffany setting e soleste
O Tiffany Soleste traz uma sofisticação clássica em uma variedade de formas espetaculares. Uma deslumbrante pedra central -que pode ser de diferentes cortes- é rodeada por diamantes que criam um fascinante efeito de auréola. 
Anel de noivado Tiffany setting e soleste
Anel de noivado Tiffany harmony
Delicado e refinado, o Tiffany Harmony abraça o diamante em uma cravação perfeitamente proporcional.
Anel de noivado Tiffany harmony
Anel de noivado Tiffany lucida
O diamante Lucida tem uma beleza única por causa da combinação de lapidação degrau na coroa e brilhante no pavilhão, cravado em um aro de platina. Desenvolvido por décadas, este estilo patenteado mostra a dedicação da Tiffany ao virtuosismo na lapidação, polimento e cravação.
Anel de noivado Tiffany lucida
Anel de noivado Tiffany grace
O Tiffany Grace é elegante e de presença marcante. Seu diamante de lapidação princesa traz um foco moderno a um estilo atemporal.
Anel de noivado Tiffany grace

Carat Weigh (peso em quilates)

O “quilate” se refere ao peso de um diamante e um quilate equivale a 0,20 gramas. A Tiffany mede diamantes até 1/1000 de um quilate. Sozinho, o peso em quilates não determina o valor de um diamante. Por exemplo, duas pedras de um quilate podem variar muito em preço considerando sua pureza, cor, lapidação e presença.

Anel de noivado Aprenda tudo sobre as gemas da Tiffany quilate
Foto: Tiffany/ Divulgação

Presença

Além dos 4Cs, a Tiffany criou uma própria classificação para seus diamantes: a presença. Ela determina o brilho e beleza de um diamante que é alcançado com um polimento, simetria e precição de lapidação superiores.

Anel de noivado Aprenda tudo sobre as gemas da Tiffany presença
Foto: Tiffany/ Divulgação
Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!