5 Dicas para os Recém-casados Dividirem as Tarefas de Casa - revista icasei (3)

O começo da vida à dois pode ser difícil. Toda uma nova rotina é feita e o casal deve aprender a se adaptar e conviver com a outra pessoa. É nessa hora, também, que eles devem decidir como vão dividir as tarefas domésticas e afazeres do dia-a-dia. E é muito importante essa definição logo no começo para não gerar incômodos futuros e, consequentemente, brigas. Para ajudar os noivos nesta etapa, separamos 5 dicas para dividir as tarefas de casa sem crise!

1- Respeite as diferenças

Quando nos referimos a um casal, temos que pensar que são duas pessoas com hábitos de vida, comportamentos e personalidades diferentes. “O modo como lidamos com as situações do dia-a-dia foram construídas através do nosso meio familiar e isso influencia nosso comportamento frente às pessoas”, esclarece o psicólogo Luiz Gonzaga.

5 Dicas para os Recém-casados Dividirem as Tarefas de Casa - revista icasei (5)

2- Encontre seu ponto forte

Potencialize os pontos fortes e convergentes do casal, como também de cada um. Vejam o que cada um gosta mais de fazer e no que são melhores para decidirem quem fará o que.

5 Dicas para os Recém-casados Dividirem as Tarefas de Casa - revista icasei (1)

Veja também: Dicas Para os Recém-Casados | Como Dormir Bem na Cama de Casal?

3- Divida os serviços

Após conhecerem seus pontos fortes, é hora de dividir as tarefas! Por exemplo, se a esposa prefere lavar a louça, o marido pode guardá-la. “O intercâmbio das atividades é bom para todos se sentirem confortáveis sabendo que a outra pessoa também ajuda”, explica o psicólogo. Desta forma cada um tem uma tarefa que se sente melhor fazendo e não fica pesado para ninguém.

5 Dicas para os Recém-casados Dividirem as Tarefas de Casa - revista icasei (2)

4- Não faça cobranças

Como já foi dito, cada um tem seu tempo e modo de fazer as coisas, portanto, antes de sair cobrando procure entender como seu parceiro costuma fazer as atividades para poderem entrar em um acordo.

5 Dicas para os Recém-casados Dividirem as Tarefas de Casa - revista icasei (4)

5- Comunique-se

Essa é a dica de ouro! Segundo Luiz,”A comunicação ativa e participativa é uma ferramenta essencial neste processo, pois desta forma o casal se sentirá a vontade para conversar quando algo os incomodarem”. A base de um bom relacionamento é a comunicação, portanto não deixem algo sem falar e lembre-se de que discussão não é uma boa forma de conversar.

5 Dicas para os Recém-casados Dividirem as Tarefas de Casa - revista icasei (6)

Confira mais em: 5 Dicas para um Bom Começo de Casamento

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!