Dicas Para os Recém-Casados | Como Dormir Bem na Cama de Casal?
Confira as dicas de especialistas para os recém-casados terem uma boa noite de sono na cama de casal.
Há quem diga que o início da vida de casado é uma lua de mel. A descoberta do outro, os dias e noites de programas a dois e a rotina, que passa a ser do casal e não mais individual, podem ser bastante prazerosos e únicos. No entanto, nem sempre é assim.
O começo de uma vida e espaço totalmente compartilhados com outra pessoa pode ser bastante difícil. “Por mais tempo que o casal tenha namorado, morar junto é algo diferente e requer muita paciência e diálogo. São duas pessoas que vieram de famílias diferentes e, às vezes, culturas e criação diferentes. Conviver no mesmo espaço pode gerar conflitos”, explica a Dra. Flávia Maria Scigliano, psicóloga e terapeuta familiar e de casais.
A construção de um universo único do casal, com atividades compartilhadas e a adaptação da vida a dois demanda paciência. “Uma das principais dificuldades no relacionamento é respeito contínuo pela opinião do outro, a privacidade e o espaço de cada um. Além disso, a situação financeira, que passa a ser conjunta, e a falta de diálogo também podem ser um problema”, diz o psicólogo Dr. Paulo Miguel Velasco, professor em psicanálise clínica do IBRAPCHS (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais).
A hora do sono, sagrada para recompor as energias para o próximo dia de atividades, é algo bastante particular. Na vida de casado, compartilhar o quarto e, sobretudo, a cama é uma adaptação, a princípio, incômoda. O espaço, que antes era individual, agora precisa ser dividido com outra pessoa, com manias e preferências diferentes.
Veja também Como Combater o Estresse Antes do Casamento
Para que essa adequação seja feita da melhor forma possível e para evitar grandes desgastes na vida do casal, os especialistas dão algumas dicas básicas:
1. Se possível, identifiquem um bom horário para os dois irem dormir juntos
Definir um horário comum para os dois irem para a cama, além de ser um bom costume para o organismo, é uma boa dica para cultivar o relacionamento.
2. Definam, juntos, o lado de cada um na cama
Por mais simples que pareça, a decisão é bastante importante. É fundamental que cada um fique do lado que se sente mais confortável para se movimentar durante a noite e crie um espaço individual na cama.
3. Tenha o seu cobertor
Uma boa opção para evitar estresses e desconfortos durante a noite de sono é cada um ter o seu cobertor ou lençol. Compartilhar a coberta pode limitar os movimentos de um dos dois e comprometer o descanso noturno.
4. Definam como dormir
Dormir abraçado, entrelaçado, de frente ou de costas um para o outro deve ser um consenso do casal. É importante ter atenção se os dois estão confortáveis com a posição para evitar possíveis noites mal dormidas ou dores musculares no dia seguinte.
5. Respeitem o limite do outro
Se o seu parceiro ou parceira não quer adotar a forma como você escolheu para dormir, respeite e busque junto a ele (a) um jeito confortável para ambos.
Veja também 10 brigas mais frequentes na vida dos recém-casados
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis