Revista

Recém-casados | 7 dicas para cultivar um relacionamento saudável

Psicólogas dão conselhos para que os recém-casados consigam construir uma relação feliz e duradoura; confira

Todos os recém-casados levam um tempo para se adaptar à rotina a dois. A duração desse período, porém, pode variar de casal para casal. “Quem é mais flexível tende a ter uma absorção melhor e mais rápida dessa mudança”, aponta Aline Melo, psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde.

Se você se casou recentemente e está tendo dificuldades para lidar com as manias do outro, separamos dicas que vão tornar o seu relacionamento mais leve. Até porque a fórmula do sucesso para construir uma relação duradoura é contar com a espontaneidade e momentos genuínos de felicidade.

Veja também: Recém-casados | 5 dicas básicas para se adaptar à vida a dois 

recém-casados

Foto: Megan Welker Photography

 

Os primeiros meses são os mais difíceis?

De acordo com Marina Simas, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal, os primeiros meses são os mais complicados em um casamento porque a dificuldade de adaptação está relacionada com a personalidade do brasileiro.

“Temos uma cultura muito interessante em que os noivos, geralmente, só saem de casa após o casamento. Assim, quando eles se colocam na vida a dois, com hábitos totalmente diferentes do parceiro, é muito fácil ter conflitos”, explica a especialista.

O convívio diário é responsável por trazer à tona vários gostos, comportamentos e formas de agir que não são reconhecidos nos períodos de namoro e noivado. Mas isso nem sempre é ruim. “Ao mesmo tempo em que se exige flexibilidade e adaptação, também é uma possibilidade de estreitar e consolidar ainda mais os laços de amor já existentes no casal”, garante Aline.

Veja também:  Briguinhas bobas: como lidar com esses momentos do relacionamento?

recém-casados

Foto: Lauryn Evarts

 

7 ingredientes que os recém-casados devem ter na relação

Todo relacionamento passa por conflitos. Isso é natural e não deve ser encarado como o fim do mundo. Mesmo assim, algumas dicas para construir um casamento que vai longe são sempre bem-vindas.

1. Adaptação

Antes de vocês casarem, cada um tinha sua própria rotina. Só que nem sempre elas eram similares. “Estar aberto a essas mudanças e criar os próprios hábitos, horários e rotina do casal, exige uma disposição a adaptar-se e buscar a melhor maneira de conciliar a vontade de ambos”, comenta Aline.

2. Flexibilidade

Este item está ligado à adaptação. Isso porque lidar com uma nova rotina e novas tarefas pode gerar impacto no convívio do casal. Saber encontrar o equilíbrio é a chave para conseguir se adequar a essa mudança.

recém-casados

Foto: Jordan Brittley

 

Veja também: De malas prontas: como lidar com a mudança para a casa nova?

3. Individualidade

A individualidade tem seus benefícios e pode ajudar no relacionamento. “Como o convívio do casal passa a ser intenso, muitas vezes, eles acabam perdendo um pouco de sua privacidade. A longo prazo isso pode gerar certo prejuízo. Identificar tal ponto é importante para preservar a saúde emocional dos dois”, afirma Aline.

4. Diálogo

O diálogo sempre será o melhor caminho para qualquer tipo de conflito ou dificuldade. “Expor ao outro como você se sente, o que o incomoda e o que precisam trabalhar para que o relacionamento dê certo, seja na fase de recém-casados ou ao longo da consolidação da relação, é um hábito muito benéfico”, revela a psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde.

5. Intimidade

Poder ser livre junto ao seu companheiro é uma delícia! “Muitas vezes, porém, os casais esquecem que é necessário manter a sedução, além de investir no carinho e na conquista diária do parceiro. Assim, é importante trabalhar para que a rotina não devore o prazer e os momentos que eram tão esperados durante o namoro”, diz Aline.

recém-casados

Foto: Scarlet O’Neill

 

6. Respeito

Quando os recém-casados se admiram e torcem pelo sucesso um do outro, o relacionamento se torna muito mais saudável e gostoso. “Ambos precisam ter voz ativa na relação. Quando há imposição demais, em algum momento virá a crise”, alerta Marina.

7. Amor

No dia a dia, o amor é muito mais do que o romantismo. De acordo com Aline, amor é a insistência diária, é suportar alguns períodos turbulentos para que a relação dê certo. “Você tem que demonstrar que está ao lado do outro porque ele é importante”, ressalta.

recém-casados

Foto: Peter & Veronika

 

Veja também: Casamento blindado | 5 dicas para lidar com as manias do outro

Dicas para superar a fase inicial com facilidade

Quando o assunto é recém-casados, o significado do relacionamento é que eles já trocaram as alianças. Mas algumas atitudes antes de firmar tal compromisso podem tornar essa fase inicial mais leve.

“Os casais podem utilizar o namoro para alinhar expectativas e fazer um teste. Isso porque, quando esse processo começa antes do casamento, a adaptação costuma ser mais fácil”, conta Marina.

Segundo a psicóloga do Instituto do Casal, questões extremas, como não querer ter filho ou sonhar em estudar fora do Brasil, sempre devem ser discutidas antes. “Esses e muitos outros fatores precisam ser conversados de forma espontânea”, diz. Lembre-se: é melhor saber antes quais são os planos do parceiro em relação ao futuro do que ser pego de surpresa depois.

recém-casados

Foto: Hello Blue Photo

 

Veja mais no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci trabalha como jornalista desde 2012 e já escreveu para grandes portais, como UOL e Terra. Teimosa como uma boa taurina, convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. Apaixonada por cultura pop, adora casame...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019