Tendências para decorações de casamento em 2024
Saiba quais os principais elementos decorativos que fazem parte das cerimônias atualmente
São muitos os detalhes que compõem uma decoração de casamento inesquecível, por isso, faz toda a diferença contar com a colaboração de profissionais especializados para transformar suas ideias em realidade – e garantir que tudo sairá da melhor maneira possível.
O iCasei procurou a opinião de experts no assunto para entender o que será tendência em 2024.
Veja também: As tendências de casamento para 2024: dicas e inspiração
Arranjos e árvores em destaque
“Uma nova leitura do casamento clássico esteve em alta durante todo 2023 e deve permanecer em 2024”, avalia Marcela Garcia, gerente de projetos da Cetim Decora. Ela também destaca outros elementos que seguirão em voga: “Verde e branco nas flores com arranjos menos volumosos foram e vão continuar tendência esse ano. Assim como tons pastéis com o estilo ‘menos é mais'”.
Veja também: Estilos de casamento | Descubra qual combina mais com você
Marcela diz que todos os projetos de casamentos são personalizados e criados após análise do perfil e dos desejos de cada casal. “Toda decoração que fazemos é composta por mesas de convidados, bistrôs e lounges, que geralmente são os queridinhos da decoração”, afirma. “As árvores francesas, em diversas cores, estão sempre no topo da lista dos pedidos dos noivos.”
Veja também: Casamento temático: 6 estilos para inspirar o seu
Estilos de decoração em alta
A arquiteta Taís Puntel é categórica na hora de citar uma tendência para 2024: “Com certeza, os elementos orgânicos, seja no mobiliário, nos aéreos ou na decoração”.
Além disso, ela explica que, hoje, os lounges não precisam mais ser simétricos uns com os outros, podem ter formatos diferentes. “Em alta, a gente encontra muitos sofás modulados, vários módulos diferentes para você fazer composições diversas. Então, você pode fazer um sofá reto, grande, pode fazer um sofá em S, em U, em C… e isso leva também às mesas, já que você também pode fazer grandes formatos, criando sensações diferentes”, conta Taís.
A arquiteta reforça as mudanças observadas a partir dessas tendências. “Hoje em dia, a gente também vê muitos casamentos que são mais imponentes, eu acho que muitos deles devidos aos elementos e cenários orgânicos. Você tem grandes lounges, grandes aéreos, com a mesa do bolo no centro. Eu acho que mudar os elementos para o curvo mudou também a percepção do desenvolvimento de um casamento.”
Cores com espaço garantido
“Acredito que em 2024 a cor da Pantone vai ter uma influência”, avalia Taís Puntel. “E digo o porquê: a cor da Pantone, que é o Peach Fuzz, a gente encontra muito em flor. Então, mesmo que a gente não encontre muito mobiliário coral, consegue trabalhar um mobiliário mais neutro com essas cores corais”, detalha. “Além dessa cor, a gente tem o linho, o verde, a madeira e o ferro, que estão sempre em alta, e isso não muda.”
Definição do projeto junto ao decorador
“Nesse momento de definição de projetos, cabe muito ao profissional de decoração pontuar e ter a postura profissional de propor as ideias”, diz a arquiteta. “Porque é o decorador que conhece as limitações do mercado, as limitações das flores, do mobiliário, da mão de obra, quem vai pendurar, como pendura. Tudo isso envolve o conhecimento do profissional. É óbvio que o cliente vai falar que ‘sim’ ou que ‘não’ e que ele tambémdeve pontuar o caminho que quer seguir, mas eu acho que o decorador ele tem uma presença fundamental nesse momento.”
Em relação à escolha de cada detalhe, a especialista conta que o casal escolhe o profissional de acordo com seu estilo – ou seja, já conhece cenários pré-definidos e gosta do estilo em questão. “E aí vai ter muita coisa que ele gosta e vai ter muita coisa que vai ser personalizada. Eu acho que os dois vieses são muito importantes.”
Para Taís, a decoração tem o poder de transportar o casal e os convidados para um mundo fascinante, que pode fazer a diferença por completo durante a celebração. “Se é uma decoração mágica, se você se encanta e se sente acolhido, convidado a usufruir e explorar aquele cenário, eu sempre acho que a comida vai estar mais saborosa, que a bebida vai estar mais gelada, que a música vai estar melhor, que o espaço vai estar mais bonito e tudo vai estar melhor, porque você está predisposto. Então, eu acho que a decoração mexe, sim, com algo que não é palpável, mexe com as emoções, com os sentidos e com a vontade de você celebrar aquele dia.”
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis