Casamento em outubro: 5 ideias para aproveitar a temporada
Se você sonha com uma cerimônia romântica, cheia de flores, com cenários deslumbrantes, e não quer se preocupar com temperaturas extremas ou com chuvas excessivas, saiba como planejar um casamento em outubro
Os casamentos na primavera estão se transformando em uma verdadeira tendência. Afinal, muitas noivas sonham em se casar em um cenário cheio de flores, com uma vegetação vibrante e com um clima mais ameno. Se esse é o seu desejo, você precisa saber como planejar um casamento em outubro.
O mês de outubro é um dos preferidos por quem quer se casar na estação das flores. Isso porque nessa época do ano a primavera está no seu auge e não costuma chover muito na maior parte do Brasil — o que também faz desse mês um dos períodos mais indicados para quem quer fazer uma cerimônia ao ar livre.
Sendo assim, se você quer descobrir quais são as principais tendências de casamento em outubro e como planejar uma cerimônia nesse mês, continue lendo este artigo!
Por que outubro é considerado o segundo melhor mês para casar?
O mês de outubro é marcado pelas cores vibrantes da primavera, por um clima mais ameno e por dias mais longos do que os do inverno.
Além disso, na maioria das vezes, costuma chover menos do que em setembro, que é quando começa a primavera. Outro fator que contribui para o casal escolher esse período para celebrar o grande dia, é que o décimo mês do ano tem menos feriados do que novembro.
Como muitas pessoas costumam viajar nos feriados, especialmente quando eles são prolongados, os noivos precisam levar esse fator em consideração na hora de marcar a data de casamento.
Portanto, como esse período apresenta um risco de chuvas menor, tem um clima agradável e conta com apenas um feriado nacional, outubro pode ser uma excelente opção para os casais que desejam celebrar o seu amor na primavera.
Leia também: Guia completo: Os melhores meses para casar!
Qual a melhor data para casar em outubro?
Quem está planejando um casamento em outubro deve evitar marcar a data da cerimônia perto do dia 12 — feriado em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida e também o dia das crianças.
Já dia 15 é o dia dos professores e, para comemorar essa data, as instituições de ensino suspendem as aulas. Além disso, sempre que possível, as escolas e universidades emendam o feriado do dia 12 com o dia 15, levando muitas pessoas a viajarem nesse período.
Portanto, o ideal é marcar o casamento em outubro na semana que antecede ou nas que precedem essas datas. Além disso, como a cada dois anos ocorrem as eleições nesse mês, os noivos que forem se casar em um ano eleitoral também precisam considerar o dia da votação na hora de marcar a cerimônia de casamento.
Como planejar um casamento em outubro?
Como esse é um dos meses preferidos das noivas, quem quer dizer sim no altar nessa época do ano precisa começar a planejar a cerimônia com bastante antecedência.
O ideal é iniciar a cotação de espaços para a festa, buffet, fotógrafo, decoração e demais serviços essenciais para uma cerimônia matrimonial logo no início do ano.
Caso contrário, você provavelmente terá dificuldade em encontrar um espaço e profissionais para realizar o seu evento.
Sendo assim, ainda no ano anterior à cerimônia, ou logo no início do ano do evento, procure uma assessoria especializada em casamentos para começar a organizar o seu evento.
5 ideias para um casamento em outubro
Está decidida em subir no altar no 10º mês do ano? Então, confira a seguir algumas ideias para quem está planejando se casar nessa época.
1. Aproveite o clima para fazer uma cerimônia ao ar livre
Já pensou em fazer um casamento ao ar livre em outubro? A primavera é a estação perfeita para quem sonha com esse tipo de cerimônia, portanto, se você vai se casar nesse mês, considere planejar a sua cerimônia em locais como praias, fazendas ou qualquer outro espaço a céu aberto.
Um casamento no campo costuma ser a escolha certa para essa estação. Isso porque a vegetação vibrante e a abundância de flores desabrochadas vão deixar o cenário do seu evento ainda mais deslumbrante, como se a própria natureza também estivesse comemorando o seu grande dia.
2. Use e abuse da grande variedade de flores da estação
A primavera é conhecida como a estação das flores, portanto, nada melhor do que aproveitar esse presente da natureza no seu casamento.
Você pode escolher algumas das espécies típicas dessa época para decorar a sua cerimônia, seja preparando belos arranjos naturais para deixar nas mesas, pendurando alguns arranjos no teto do salão onde vai ocorrer o evento e também montando arcos com flores naturais para decorar alguns ambientes.
Além de deixarem os espaços mais bonitos e coloridos, as flores naturais também ajudam a deixar os ambientes mais sofisticados e alegres.
Também é possível aproveitar a grande variedade de flores que desabrocham na primavera para montar um buquê bem colorido e bonito para usar no seu grande dia.
Você pode se interessar: Decoração de casamento: Flores da primavera para a cidade, campo e praia
3. Escolha um vestido apropriado para a temporada
O principal fator que você deve considerar na hora de escolher o seu vestido de noiva é o horário e o local da cerimônia. Para os eventos ao ar livre, como na praia ou no campo, os modelos mais fluidos, minimalistas e confeccionados com tecidos leves estão entre as melhores opções.
Os vestidos mais estruturados, com detalhes, como pedrarias e babados, costumam combinar melhor com as cerimônias noturnas.
Contudo, independentemente se você vai se casar de dia ou à noite, saiba que os modelos mais românticos, como aqueles com renda, tule ou com decote em formato de coração, harmonizam perfeitamente com um casamento na primavera.
4. Tenha atenção com o traje do noivo
O noivo também é protagonista do casamento, portanto, ele precisa escolher um traje bonito e adequado para a cerimônia que será realizada. Assim como as noivas, os homens devem escolher a roupa conforme o horário e o local do evento.
Para as cerimônias ao ar livre, os trajes como ternos e costumes, de preferência confeccionados com tecidos leves e de cores mais claras, estão entre as melhores alternativas.
Já para os eventos noturnos e mais formais, trajes como o fraque e o smoking, que são mais sofisticados, de tonalidades mais escuras, são as melhores escolhas para os noivos elegantes.
5. Capriche no cardápio
Quem vai compor um cardápio para um casamento na primavera, deve dar prioridade para os pratos mais leves, especialmente se o evento for ocorrer durante o dia, já que eles harmonizam melhor com o frescor dessa estação.
Além disso, para um casamento nessa época do ano, se possível, dê preferência para bebidas como vinhos brancos, rosés e espumantes, pois elas são leves e trazem um frescor que é muito bem-vindo quando a temperatura está mais amena.
Agora que você já sabe como planejar e conhece algumas ideais para realizar um casamento em outubro, confira o nosso artigo Casamento na Primavera: Guia completo para organizar, e planeje uma cerimônia perfeita para celebrar o seu grande dia!
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis