Revista

5 ideias criativas de como fazer um casamento acessível

Quem sonha em fazer uma bela festa para celebrar o matrimônio, mas está com o orçamento apertado ou deseja fazer uma comemoração mais simples, pode apostar em um casamento acessível para realizar esse desejo

Um casamento acessível é uma celebração mais econômica, mas que ainda assim pode ser muito elegante e bonita. Esse tipo de cerimônia está se tornando cada vez mais comum, e tem sido a opção preferida dos noivos que não podem gastar muito, mas que não querem deixar o grande dia passar em branco.

casal casando

Para conseguir fazer um casamento barato e bonito, é preciso planejar o evento com bastante antecedência, pois dessa forma será possível negociar melhor com os fornecedores, e abusar da criatividade para deixar a sua cerimônia inesquecível. 

Sendo assim, se você deseja organizar uma festa acessível e inesquecível, continue lendo este texto para saber como organizar esse tipo de evento e confira também algumas dicas para fazer um casamento barato e lindo. Acompanhe a seguir!

Como organizar um casamento acessível?

comemorando o casamento

Há vários fatores que podem deixar uma cerimônia mais cara ou mais barata, como data do evento, número de convidados, estilo da decoração e o espaço escolhido para a festa. Portanto, confira a seguir como organizar um casamento acessível. 

Defina um orçamento

Antes de começar a planejar a cerimônia, defina um orçamento máximo e coloque em uma planilha todos os gastos previstos separados por categorias. A partir daí, comece a cotar e a negociar com os fornecedores. 

Escolha a melhor data e horário para o evento

Muitas pessoas sonham em se casar em maio, que é conhecido como o mês das noivas, ou durante a primavera. Por isso, nesses períodos, os preços dos serviços e dos locais destinados à celebração de matrimônios costumam ser mais elevados.  

Sendo assim, uma forma simples de deixar o seu evento mais econômico é escolher outro período para realizá-lo. Geralmente, os casais que decidem dizer sim nos meses menos procurados para a realização de casamentos conseguem pagar valores menores de locação de espaços e de serviços como buffet, decoração e até de maquiagem.

O dia da semana também pode impactar no valor final da cerimônia. É comum que a maioria dos noivos queira se casar no sábado à noite. Portanto, quem decidir se casar na sexta-feira ou no domingo pode conseguir encontrar preços mais acessíveis.

O horário do evento é outro fator que influencia no preço das cerimônias, geralmente, os eventos diurnos são mais acessíveis, já que costumam ter uma decoração mais simples e não exigem contratar um buffet que ofereça refeições completas e uma ampla variedade de bebidas alcoólicas para os convidados. 

Leia também: Guia completo: Os melhores meses para casar!

Escolha um espaço mais barato

Outra forma de economizar com os gastos relacionados ao casamento é escolher um espaço mais acessível para o evento. Quem está com o orçamento apertado pode realizar essa cerimônia em uma chácara ou sítio de algum parente, ou até mesmo no salão de festas do condomínio.

Há ainda a opção de fazer a celebração em um restaurante; muitos estabelecimentos contam com salas reservadas para eventos, que costumam ter um valor menor do que o cobrado por espaços para celebrações localizados em hotéis, clubes e em casas de eventos.

Invista em uma decoração econômica

O tipo de decoração pode impactar bastante no valor final do evento. Para evitar que isso aconteça, é necessário investir em formas de decorar mais econômicas. Há várias maneiras de fazer isso, uma delas é usar objetos que você já tem para enfeitar o ambiente.

Se você quiser usar flores para decorar o espaço, dê preferência para as espécies que florescem na estação na qual será realizada a cerimônia, já que elas serão as opções com preço mais acessível nessa época. 

Planeje um cardápio mais acessível

Quem não quer gastar muito com a celebração deve escolher um cardápio mais econômico. Uma forma de fazer isso é oferecendo no máximo duas opções de pratos, uma com carne e outra vegetariana, e limitando o número de aperitivos servidos antes das refeições.

Outra alternativa é apostar nas finger foods, comidas servidas em pequenas porções e que as pessoas não precisam necessariamente usar talheres para comer. Para economizar, é possível escolher finger foods mais acessíveis, como batata frita, caldos diversos, escondidinho de carne e espetinho de frutas.

Para diminuir ainda mais os custos relacionados à alimentação, os noivos podem oferecer apenas dois tipos de bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, e disponibilizar mais opções sem álcool. 

Também é possível adquirir as bebidas por consignação, assim, caso sobrem algumas garrafas fechadas, você poderá devolvê-las ao fornecedor após a festa, e não precisará pagar por elas. 

Encomende um bolo e doces simples 

Para economizar ainda mais na sua cerimônia, encomende um bolo simples, mas bem-feito e bonito — como um bolo de apenas um andar decorado com algumas flores.

Dê preferência também para os doces mais simples, como aqueles que não levam nozes ou outros tipos de oleaginosas, que costumam encarecer esse tipo de alimento. 

Opte por convites digitais 

Imprimir convites e enviá-los por correio, ou dirigir para entregá-los pessoalmente, pode encarecer o orçamento dos noivos. Por isso, quem quer economizar deve priorizar os convites digitais.

Em um site para casamento, como o iCasei, você consegue criar e enviar com facilidade convites digitais, e ainda pode colocar em um só lugar todas as informações necessárias sobre o seu evento, como local, horário, além da lista de presentes. 

Troque o DJ e a banda por algumas playlists 

Se o seu orçamento não permitir a contratação de uma banda ou de um DJ, monte uma playlist com músicas animadas e coloque para tocar no evento. 

5 ideias criativas para fazer um casamento barato e lindo

lugar pronto para o casamento

Se você não quer gastar muito na sua cerimônia, conheça agora cinco ideias para um casamento econômico e criativo. 

1. Aposte em um casamento ao ar livre

Fazer uma cerimônia ao ar livre pode ser uma boa forma de economizar, especialmente se você for se casar em uma praia ou em um local com um belo jardim, já que será possível usar a própria natureza para decorar a cerimônia.

Além disso, em um evento ao ar livre durante o dia também é possível economizar bastante com a iluminação. 

2. Transforme garrafas usadas em objetos de decoração 

Para economizar com a decoração, você pode transformar objetos do dia a dia, como garrafas de vidro, em vasos para flores. Para deixar esses recipientes mais bonitos, basta pintá-los com alguma tonalidade que esteja na paleta de cores da decoração. 

Você pode se interessar: DIY para casamento | Ideias de decoração e lembrancinha

3. Use louças antigas para decorar as mesas

Outra forma de economizar com a decoração é selecionar algumas louças antigas, que podem ser suas, da sua mãe ou da sua avó, e usá-las como vasos ou centros de mesas. Algumas das peças mais indicadas para isso são:

  • Garrafas;
  • Jarras;
  • Copos;
  • Xícaras.         

4. Aposte em um painel de fotos

Se você não quiser gastar muito com flores, aposte em um painel de fotos para decorar o ambiente. Algumas formas de fazer isso são colocando fotos em um quadro de cortiça, uma opção que combina muito bem com uma decoração rústica, ou pendurando as fotografias em uma corda pregada na parede. 

5. Invista em luminárias de papel 

Quem vai se casar no final da tarde ou à noite pode optar pelas luminárias de papel para iluminar, e também decorar, o espaço do evento. Essas luminárias, além de apresentarem um valor mais acessível, deixam os ambientes com uma decoração bonita e charmosa. 

Como manter a qualidade em um casamento acessível? 

noivos embaixo da arvore

Para garantir a qualidade da sua festa econômica, escolha bem os seus fornecedores. Sendo assim, faça muitas pesquisas, peça indicações de amigos e familiares e pesquise o nome dessas empresas na internet para saber se há muitas pessoas fazendo comentários negativos sobre elas. 

Além disso, garanta que todos os seus convidados tenham um local confortável para se sentarem e calcule a quantidade de comida e de bebida ideal para cada pessoa, para garantir que ninguém ficará com fome ou com sede. 

Também é importante investir em uma decoração aconchegante e bonita, para garantir que todos tenham uma boa experiência. Agora que você já sabe como planejar um casamento inclusivo, confira o nosso conteúdo sobre como funciona o casamento religioso com efeito civil!   

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
iCasei

Somos o maior portal de casamentos do Brasil, e nada melhor do que especialistas no assunto para trazer dicas, notícias e tendências desse universo maravilhoso e encantador. Desde 2007 no mercado, mais de 1 milhão de noivos já usaram nossa plataforma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024