Revista

O que escrever no convite de casamento?

Está com dúvidas sobre qual texto escrever no convite de casamento? Então, confira dicas de especialistas que prometem orientá-la nesta etapa

Quando o assunto é o que escrever no convite de casamento, é bem comum os noivos ficarem confusos a respeito das formalidades que devem ser seguidas. Dúvidas não faltam. É obrigatório, por exemplo, usar pronomes de tratamento como Sr ou Sra. no envelope ou é possível apostar em um texto de convite de casamento mais solto e moderno? Existem várias formas de definir suas frases para convite de casamento?

O mais adequado, em geral, é apenas acompanhar a temática da sua cerimônia. Ela indicará o ponto de partida para o convite de casamento. A partir daí, vale seguir algumas regrinhas básicas.

noivo-segura-convites-de-casamento-nas-maos

Foto: Style Me Pretty

 

O convite ideal para sua festa

A principal regra para escolher o convite perfeito é pensar na identidade visual do casamento. A partir daí, você consegue determinar os tipos de papel, caligrafia e cores que devem ser usados.

“Um casamento clássico pede por papel texturizado e fonte mais caligrafada. Já uma festa rústica comporta um papel despojado, como o kraft, e possibilita mais liberdade na escolha das fontes”, revela Raquel Salaro, designer e proprietária do estúdio Tem Amor no Papel.

É importante destacar também que o convite é responsável por dar dicas aos convidados a respeito de como será a celebração. Por isso, vale a pena tirar um tempo para pensar no design e ajudar os amigos a evitar gafes na hora de escolher o traje.

convite-de-casamento-com-flores-desenhadas

Foto: Divulgação/Tem Amor no Papel

 

O que escrever no convite de casamento?

Com o estilo definido, você terá que enfrentar o grande dilema: o que escrever no convite de casamento?

O primeiro passo, antes de elaborar o texto para o convite de casamento, é determinar quem está convidando para a cerimônia: os pais ou os noivos.

o que escrever no convite de casamento

Foto: Tem Amor no Papel

 

“Antigamente, eram os pais que pagavam pela festa. Por isso, eles convidavam. Hoje, os noivos estão 100% envolvidos na celebração. Então, é o casal quem convida”, explica Andréa Nocera, proprietária do ateliê de convites que leva seu nome.

Embora a regra “quem paga, convida” não seja obrigatória, ela costuma ser mandatória na ordem de informações. E caso você queira saber o que escrever no convite de casamento para tornar essa situação mais branda, uma boa dica é colocar “com a benção dos pais”. Este é um texto de convite de casamento tradicional e certeiro.

Informações essenciais

Logo abaixo dos nomes devem aparecer outras informações no texto do convite, como:

Data do casamento;

Endereço da cerimônia;

Endereço da festa.

o que escrever no convite de casamento

Foto: Tem Amor no Papel

Frases para convite de casamento

Também é comum colocar frases para convite de casamento. Pode ser um trecho de poema ou música, uma inspiração romântica ou versículos da Bíblia, opção favorita entre os noivos.

“O casamento é uma tradição religiosa, que muitas vezes pede por uma referência nesse estilo”, conta Vera Cicolo, diretora da empresa de convites que leva seu nome.

Vale ressaltar, entretanto, que a frase não é um item obrigatório no convite. Ela só deve estar lá se fizer algum sentido na relação entre você e seu amado.

o que escrever no convite de casamento

Foto: Tem Amor no Papel

Colocar ou não o  tipo de traje?

Outra informação que não precisa estar no convite é o tipo de traje.

“Isso é mais pedido em festas de 15 anos. Os convidados de casamentos entendem o estilo de acordo com o tipo de convite que você está entregando”, afirma Andréa.

E lembre-se: o convite deve ser objetivo. Quanto menos informações extras, mais esteticamente elegante ficará.

convite-de-casamento-com-flores-brancas

Foto: Style Me Pretty

 

Diferenças entre convite para casamento: tradicional, civil e por adesão

Um detalhe que vai fazer diferença quando você for escrever o texto do convite é o tipo de cerimônia que selará sua união. Isso porque cada tipo de casamento pede por determinadas informações úteis para orientar os convidados.

o que escrever no convite de casamento

Foto: Tem Amor no Papel

Convite para o casamento tradicional

Se o seu casamento for no estilo tradicional, com cerimônia e festa (independentemente de elas serem realizadas ou não no mesmo lugar), é importante escrever que os noivos vão recepcionar os convidados após a cerimônia. Agora, se só terá a parte religiosa, o ideal é colocar: “os noivos vão receber os cumprimentos no local”. Isso dá indícios de que não terá uma celebração depois.

o que escrever no convite de casamento

Foto: Tem Amor no Papel

Convite para o casamento por adesão

E o que escrever no convite de casamento por adesão? Embora ainda não seja tão comum no Brasil, esse tipo de evento está ganhando adeptos. Uma forma delicada de informar que o convidado terá que pagar pela festa é anexar um cartão individual. “Coloque onde será a celebração e indique que ele pode ter mais informações no site de casamento”, aconselha Vera.

Porém, se você não acha adequado colocar o convitinho informando sobre o casamento por adesão, Andréa aponta uma saída. “Faça o convite como se tivesse apenas a cerimônia religiosa e converse particularmente com os convidados”, aconselha.

o que escrever no convite de casamento

Foto: Tem Amor no Papel

 

Veja mais: Tudo sobre site de casamento, 10 motivos para criar o seu

Convite para o casamento civil

Por fim, existe o casamento civil. “É raro fazer esse tipo de convite. Somos procurados apenas quando os noivos vão se casar apenas no cartório e querem convidar os mais próximos”, comenta Andréa.

Se é o seu caso, uma boa dica para saber o que escrever no convite de casamento civil é seguir a linha do modelo apenas religioso.

estilo-de-convite-de-casamento-tradicional

Foto: Divulgação/Tem Amor no Papel

 

Como escrever no envelope?

A próxima etapa na saga do convite é decidir o que escrever no envelope. Aqui, a principal dica é: quanto mais formal for sua relação com o convidado, mais formal deve ser a maneira de escrever. “Agora, se forem amigos próximos, até apelidos são permitidos”, informa Raquel.

Outro ponto importante: embora seja comum o nome do chefe da família vir primeiro, essa regra não é obrigatória.

A caligrafia

Em relação ao estilo de caligrafia, vale saber que as impressões digitais usadas atualmente abriram um leque amplo de fontes e orçamentos.

“Os calígrafos são contratados apenas em casamentos bem clássicos. Atualmente, o que mais está sendo usado é uma faixa de papel ao redor do convite com o nome do convidado”, revela Andréa.

O uso da faixa ou tag impressa, inclusive, é uma boa forma de aproveitar 100% os convites. Isso significa que, caso você erre o nome de algum convidado, é possível mudar a faixa e aproveitar o mesmo convite. No caso do calígrafo, ele vai copiar o que você mandou e o papel será perdido.

convite-de-casamento-com-tag-personalizada

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Para acertar no cálculo de quantidade

Na hora de comprar os convites, o ideal é separar a lista de convidados do casamento por famílias para saber quantos devem ser encomendados e acrescentar 20% a mais para emergências.

“Imprimir algum convite depois custará caro. Isso porque, quanto menor é a quantidade, mais alto é o valor unitário”, alerta Raquel.

Por falar em valor unitário, o preço do convite de casamento varia bastante. Mas, segundo Andréa, o tíquete médio de um convite com bom acabamento gráfico e requinte é de R$ 20 a peça.

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest 

</>

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Bianca Bellucci

Bianca Bellucci convenceu os pais a trocarem uma viagem para a Itália para comemorar as Bodas de Prata por uma festa com direito a tudo que manda o figurino. É apaixonada por casamento temáticos e troca qualquer série ou filme por um episódio de O Vestido Ideai. Escreve sobre dicas de decoração, chás de casamen...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024