Revista

Identidade visual do seu casamento… Sim ou com certeza?

Para fazer um casamento super exclusivo, a identidade visual, com toda a papelaria e decoração em harmonia, pode te ajudar a conquistar a festa dos seus sonhos.

O conceito de uma identidade visual é, relativamente, simples. Um conjunto de formas, cores e elementos que formam a ‘cara’ de um projeto. No entanto, apesar da ‘simplicidade’, ter uma identidade visual do casamento para chamar de sua é, com certeza, um grande diferencial. 

O que é a identidade visual do casamento?

“Se formos pensar, é um conjunto de características que alguém, uma marca, um produto, um serviço ou um evento, apresentam para serem lembrados e reconhecidos pelos outros. Em um casamento, é imprescindível, pois, afinal de contas, são as personalidades dos noivos que serão impressas e reconhecidas pelos convidados e que estarão presentes em cada detalhe do evento”, explica a designer e empresária Danielle Gurgel.

Foto: @craneandpalette

Como começar a criar a identidade visual do casamento?

Para Maria Eduarda Abreu da Costa, o primeiro e principal passo para criar uma identidade visual do casamento é a conversa com o casal, para entender sua história, os gostos, preferências e se já pensaram em um tema amplo para o casamento.

“Nesse momento, é legal já ter algumas referências de casamentos, festas, flores, estilo de móveis, tudo aquilo que o casal gosta e que faz eles suspirarem mais fundo. Depois disso, entender melhor os sonhos de como seria o casamento perfeito para eles”, conta Maria Eduarda.

Com essas informações, a equipe de design ou o designer parte para a definição de um tema com o casal, seja ele clássico, romântico, clean, despojado, tropical, contemporâneo, provençal, entre outros.

Veja mais – 5 coisas que você precisa fazer se o seu casamento foi adiado

Fotos: @vogueweddings

“Com base nessa decisão de tema, fazemos uma paleta de cores que envolverá todo o casamento, desde a papelaria até a decoração da festa. Se o casal tiver uma decoradora ou uma cerimonialista, seria legal ter o contato com ela para alinhar os pensamentos e deixar bem redondinho. Depois de definir a paleta e o tema, vamos aos elementos que vão contar um pouco mais sobre qual o tipo de ambiente do casamento, tipografia dos impressos, desenhos, tipos de papel, texturas… até termos todos os elementos que acreditamos contar a história e os desejos do casal”, comenta Maria Eduarda.

Passo a passo para definir a identidade visual do casamento

Para ajudar no processo, separamos 3 passos para te ajudar a criar a identidade visual do casamento, assim fica mais fácil de visualizar.

Passo 1:

Defina o estilo do seu casamento, ele será clássico, romântico, vintage, moderno ou boho? Vai ser no campo, na praia ou na cidade? Com isso em mente, fica mais fácil começar a pensar na identidade visual do casamento.

Passo 2:

Defina a paleta de cores. Com o estilo do casamento definido, é hora de partir para a escolha da paleta de cores. O caminho mais fácil é começar pela decoração, mas nada impede que você comece por outro elemento. Com isso em mente, é você vai desdobrando para outras partes, como papelaria, por exemplo, e assim criando uma identidade visual do casamento.

Passo 3:

Aplique para os demais elementos do Grande Dia.  Com o tema definido e a cores escolhidas, é hora de partir para os outros pontos do casamento, como por exemplo, a papelaria. Se você optar por usar um monograma, é possível colocar em outros lugares, além do convite, como: tags e menus.

O que não pode faltar na identidade visual do casamento?

Tudo depende, claro, do orçamento que os noivos possuem para esse elemento dentro da preparação de um casamento. “Acredito que depende muito do tamanho do casamento e quanto o casal está disposto. Mas, existem alguns itens que são imprescindíveis quando falamos em papelaria, que são o Save the date, para seus convidados se organizarem para o dia do casamento; o convite, lembrando que já é o primeiro contato dos seus convidados com a sua festa; e o cartão de agradecimento, que demonstra a sua gratidão pela atenção e carinho às pessoas que estiveram presentes”, indica Maria Eduarda.

Veja mais – RSVP | Tudo o que você precisa saber sobre confirmação de presença

Porém, se o orçamento estiver maior, a criatividade não tem limites. A seguir, algumas ideias que Danielle acredita serem importantes componentes da identidade visual:

  • Convite do casamento
  • Save the date
  • Caixa personalizada de casamento
  • Lágrimas de alegria (envelope, saquinho ou tag que envolvem um lenço, para caso os convidados choram durante o casamento
  • Votos de casamento
  • Menu personalizado
  • Reservado (reserva de mesa)
  • Tags informativas (por exemplo, o que é cada item)
  • Lembrancinhas do casamento (garrafinhas com rótulo personalizado)

Fotos: @weareweddingly

Veja mais – Caderninho de votos para casamento: como fazer?

Onde procurar referências para a minha identidade visual?

Para as especialistas, lugares como o Pinterest e o Intagram, com as #casamentodecoracao #ideiasdecasamento #convitescasamento #idvisual #visualidentity #weddingpaper #weddingstationerydesign e #weddingdesign , podem ser ótimas alternativas e fontes de pesquisas. 

Seguir perfis de cerimonialistas e designers também pode ser uma ajuda para o casal. A dica é que os dois sentem para pesquisar juntos, se possível, para que a identidade visual do casamento tenha bastante conexão com cada um.

A seguir, confira algumas inspirações de identidade visual do casamento!

Foto: @weareweddingly

 

Foto: @weareweddingly

 

Foto: @weareweddingly

 

Foto: @vogueweddings

 

Foto: @vogueweddings

 

Fotos: @vogueweddings

 

Fotos: @vogueweddings e @greenmangokraft

 

Foto: @momental

 

Foto: @craneandpalette

 

Foto: @craneandpalette

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest!

</>

Sobre:

#
Tai Goulart

Jornalista, colunista, cantora, compositora, feminista e com vontade de evoluir sempre mais. Trabalha no jornalismo de celebridades e perfis há mais de sete anos e já passou por redações como Estilo e Capricho, como repórter de moda, beleza, comportamento e lifestyle. Co-criadora do projeto #Apenaspare, se sente c...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020