Revista

Caderninho de votos para casamento: como fazer?

Que tal usar um caderninho de votos na cerimônia? Veja dicas para criar o seu!

O Grande Dia está chegando, você já escreveu seus votos, mas não sabe como vai lê-los na cerimônia. Você pensou em levar no celular, mas acha que pode ficar um pouco impessoal. Você também pensou em levar uma folha de papel normal, mas acha que talvez não fique tão bonito….uma boa alternativa que resolve todos esses problemas é o caderninho de votos.

Trata-se de uma peça que faz parte da papelaria do casamento, na qual os noivos podem escrever seus votos – e fica muito mais bonito! “Um celular ou uma folha de papel não condizem com a graciosidade do momento. O caderninho de votos permite que o que foi escrito não se perca e que seja guardado para todo sempre. Os noivos poderão rever e relembrar a qualquer momento”, opina Kenizzia Metz, do Kenizzia Metz Ateliê.

caderninho de votos no casamento

Foto: Sarah Modesto

Para Juli e Davi, da Baú de Mimos, passar os votos para o papel, escrevendo de próprio punho, certamente proporciona uma experiência diferenciada aos casais. “Os votos são um momento muito esperado, no qual os noivos irão expressar seus sentimentos um ao outro. Quando passamos ao papel lentamente, sentimos realmente cada palavra – ao contrário do que acontece quando digitamos rapidamente no computador. No caderninho de votos, conseguimos extrair tudo o que nosso cérebro quer expressar, colocando o coração em cada verso.

Leia também: Música para os votos: dicas para deixar esse momento ainda mais emocionante

Além disso, uma grande vantagem do caderninho de votos é que eles geralmente são personalizados seguindo a arte da papelaria do casamento, segundo Sarah Modesto, da Modesto Papel. “Ele fica incrível nas fotos”, pontua.

Como fazer o caderninho de votos para o casamento?

Caso você deseje incluir o caderninho de votos na sua cerimônia, o primeiro passo é definir a identidade visual do seu casamento.

caderninho de votos no casamento

Foto: Frankie e Marília | Ligattura Ateliê

“Eu sempre recomendo para a papelaria que todos os itens conversem entre si e que estejam em harmonia com o restante do casamento. Por isso, precisamos fazer os caderninhos em uma cor que tenha a ver com o casamento, com a decoração e, principalmente, com o casal, para que fique tudo harmonioso e que integrado à identidade visual da papelaria”, explica Camila Ote Wiechert Ernst, do Ateliê Ligattura.

Leia também: Votos de casamento de filmes e séries: inspirações e dicas

caderninho para votos de casamento

Foto: Foto: Michel Marques Fotografia | Kenizzia Metz Ateliê

A escolha do estilo é um ponto relevante também. “Sempre questiono as noivas: será que isso fará o seu estilo daqui a alguns anos? Será que vai gostar de vê-los nas fotos? Devemos lembrar que iremos querer guardar aquela declaração para o resto da vida. Eles são muito mais que um caderno – ali ficarão guardados sentimentos de alegria e promessas para toda vida”, comentam Juli e Davi.

Tamanho

Uma questão importante a se pensar na hora de fazer o caderninho de votos para casamento, segundo Kenizzia, é escolher algo pequeno, de bolso, e que tenha durabilidade.

caderninho de votos no casamento

Foto: Johansson Correia | Ligattura Ateliê

“Na minha opinião, os melhores tamanhos são 10 x 15 cm ou 13 x 18 cm. Eles podem ser guardados facilmente e, durante a cerimônia, é possível segurá-lo com uma mão, já que a outra provavelmente estará ocupada com o microfone”, lembra Kenizzia.  Sarah indica que o caderninho tenha um tamanho entre uma folha A5 e A6 para facilitar o manuseio durante a cerimônia.

Leia também: Super dicas para ter os votos de casamento prontos e inesquecíveis

Camila recomenda fazer caderninhos com dez páginas. “É uma quantidade legal para escrever com folga e não ter perigo de faltar papel também”, aponta Camila.

Papéis e acabamentos

caderninho de votos no casamento

Foto: Carol Ritzmann | Ligattura Ateliê

Um dos itens principais do caderninho de votos é a capa. O ideal é que ela seja feita em um material mais rígido e durável. Kenizzia aponta que alguns casais chegam até a pedir uma capa em couro. “Mas depende muito da proposta de cada casamento”, afirma.

Juli e Davi contam que costumam usar papéis com gramatura 230g – isso quando não são com capa dura em cartonagem. “Também podem ser feitos com capa dura papel paraná ou papelão cinza”, expõem. Já Camila geralmente usa papéis com gramatura de 180g.

Leia também: Como escrever os votos de casamento? Veja dicas para arrasar

Na parte interna, Juli e Davi recomendam usar papel de gramatura 75g. “Geralmente pólen ou offset, o que se encaixar melhor com a proposta das paletas”, destaca. Camila aconselha que o miolo seja sempre num papel clarinho para facilitar a leitura na hora da cerimônia.

Foto: Sarah Modesto

Sarah também comenta que é importante usar um material que não manche e nem perca muita cor e qualidade com o passar dos anos. “Para isso indico papéis acid free”, sugere.

Para parte da encadernação, Juli e Davi utilizam costura artesanal para junção dos papeis internos com a capa.

Quer algo diferenciado? Camila indica colocar lacre de cera ou uma fita artesanal bonita pra unir todas as páginas. “São detalhes que fazem a diferença e que vão tornar o caderninho uma coisa única”, argumenta.

Leia também: Como fazer os votos do casamento

Quanto tempo antes encomendar o caderninho de votos?

Sarah aponta que o prazo de produção para os personalizados é de 10 dias geralmente. “Porém é Interessante encomendar com uma certa antecedência para evitar problemas. Por ser uma data tão especial e única, não queremos nenhum imprevisto. Então eu indicaria dois meses antes da cerimônia, pra conseguir fazer tranquilamente, assim os noivos conseguem também ter tempo pra escrever seus votos com calma”, adverte.

Juli e Davi acredita que os votos precisam ser escritos durante o mês que antecede o casamento. “Muitas coisas acontecem até lá, há muito a ser falado do que foi vivido intensamente até ali. Por isso, ele deve ser entregue no mínimo 1 mês antes”, justifica.

caderninho de votos no casamento

Foto: Michel Marques Fotografia | Kenizzia Metz Ateliê

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020