Assim como as mulheres, os homens que vão subir ao altar com os noivos são escolhidos a dedo pelo casal. O convite para padrinhos de casamento geralmente é feito meses antes da data e, nos últimos anos, vem acompanhado de mimos que buscam agradar a quem aceita o posto especial.

convite-para-padrinhos-de-casamento
Crédito: Reprodução/Pinterest

 

As opções mais usadas para presenteá-los

As principais formas de convidar os homens para o posto de padrinho são com convite de casamento em papel ou os feitos em caixas, com presentes especiais – item que costuma aparecer também no evento. Dessa forma, o kit para eles pode ser guardado para o Grande Dia ou entregue anteriormente.

Dentre as opções, Alessandro Librandi, do Sonho de Papel, afirma que as caixinhas têm tido mais saída. “É realmente uma tendência. O conteúdo é que varia”, conta. Os materiais utilizados pelo profissional são o MDF (placa de fibra derivada da madeira) ou em papel rígido.

convite para padrinhos de casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

 

O profissional comenta que, no caso das caixas, elas podem ser no modelo single ou para casal. Quando o padrinho é convidado separadamente da madrinha, a caixa estará na primeira opção e pode encarecer o custo.

“Nesses casos, é mais comum o convite para padrinhos de casamento com gravata que será usada no dia do casamento. Quando o kit é feito pensando no casal, uma espumante com duas taças têm boa saída também”, afirma Librandi.

Chocolates, doces e trufas também são opções para convite para padrinhos de casamento, ou até mesmo algo para um brinde futuro. “Uma vez fiz um trabalho para um evento na fazenda e os noivos presentearam os homens com uma garrafa de pinga. Super combinou com a temática”, conta Librandi.

convite para padrinhos de casamento
Foto: Chic no Último

 

Vanessa Barbozal, do Ateliê Convites, lembra das cervejas artesanais como uma forma criativa de fugir do óbvio. “Algumas empresas ensinam às pessoas a fazerem sua própria cerveja. Em um dos nossos trabalhos, fizemos uma caixa em que a bebida feita pela noiva foi o presente aos padrinhos”, diz.

Na ocasião, Vanessa lembra também que a identidade visual se manteve até mesmos nos rótulos das garrafas. “Como foi ela mesma quem fez, não tinha marca. Então, personalizamos também.”

convite para padrinhos de casamento
Foto: Chic no último

De olho no acabamento da peça

Seja em casamento rústico ou clássico, ambos os materiais utilizados para as caixas podem ser adaptados de acordo com o estilo da festa. Acabamento e detalhes podem dar o tom do gosto dos noivos e manter  a identidade visual do evento.

Librandi indica MDF  para cerimônias no estilo descontraído e o papel rígido para festas mais tradicionais. “No caso do rústico, tratamentos nas caixas de madeira com verniz ou acabamento escurecido combinam muito bem.” O profissional comenta também sobre a pátina, usada para dar um ar envelhecido às peças.

convite-para-padrinhos-de-casamento
Crédito: Reprodução/Pinterest

 

Ainda sobre convite para padrinhos de casamento rústico, Vanessa acrescenta que, no caso das caixas feitas em papel cartonado, o kraft é uma opção. “Geralmente, o convite em papel tem essa mesma cara. Então, mantemos as características para a caixa de lembrancinhas de casamento para padrinhos.”

Convite em papel e caixa com o mimo para eles é uma situação lembrada pela profissional. Como praticamente tudo no casamento, a presença da caixa e convite, ou apenas o primeiro item, vai do gosto dos noivos. “Aí, dentro da caixa há uma mensagem personalizada para cada padrinho”, afirma Vanessa.

Para apostar no clássico e tradicional

Papéis metalizados e com texturas são as indicações de Librandi para casamentos mais refinados. Para o profissional, é legal pensar no estilo da festa para também decidir o design do convite para padrinhos de casamento, simples ou sofisticado.

“O que tem sido uma tendência é o lado de fora da caixa em uma cor neutra, mas dentro é colorido ou até com algum brilho”, afirma Librandi. Ele ainda indica optar por cetim, material bem presente em casamentos tradicionais, com igreja e buffet.

Crédito: Reprodução/Pinterest

 

Vanessa conta que a cor branca e marfim são presentes em ocasiões clássicas. Além disso, colocar o brasão ou iniciais dos noivos na tampa da caixa, do lado de fora, pode dar um ar de sofisticação à peça.

Para Librandi, os formatos clássicos de convite para padrinhos de casamento feitos em caixa são em livro ou sapato. “O primeiro lembra o item pois a tampa tem um basculante para abrir e fechar a caixa. Já o segundo modelo, a parte de cima é removível, como a de um calçado.”

convite para padrinhos de casamento
Foto: Chic no Último

Recomendações gerais para convite para padrinhos de casamento

Quando o casal está na trajetória do casamento, o tempo pode dar a impressão que está correndo. Dessa forma, pensar em prazos junto aos fornecedores pode ser essencial para que tudo ocorra bem.

Pensando nisso, Vanessa aconselha encomendar o convite para padrinhos de casamento com até 8 meses de antecedência da data especial. “Eles podem demorar uns dois meses para ficar prontos e o ideal é convidar para o posto cerca de seis meses antes do evento”, alerta.

Se a opção for a caixa como forma de convite de casamento, tanto Vanessa quanto Librandi recomendam que o casal tenha em mente o que deseja dar de presente ao padrinho. Os noivos podem perder dinheiro se decidirem mudar o tamanho da peça e o fornecedor já tiver começado o trabalho.

convite para padrinhos de casamento
Foto: Pinterest / Reprodução

Convite para padrinhos de casamento criativo e DIY

A internet é uma verdadeira inspiração quando o assunto é casamento. Entre perfis no Instagram e tutoriais no YouTube, os noivos podem se inspirar ao pensar no convite para padrinhos de casamento. Além de laços de fita e desenhos que representam o casal, alguns itens podem divertir esse momento especial.

Para os padrinhos que adoram cuidar da barba, vale também incluir na caixa de convite um kit barbear. Pincel, creme e loção hidratante podem agradar os homens que amam cuidar de si mesmo.

Uma outra ideia que pode ser usada é, se o seu padrinho ama café, dar uma xícara ou caneca especial pode agradá-lo bastante. Ele poderá levar para o trabalho, usá-la diariamente e sempre lembrar do casal e do momento especial.

convite-para-padrinhos-de-casamento
Crédito: Reprodução/Pinterest

 

Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários