Vestido para casamento civil: dicas para escolher o modelo ideal
Renda e pérola são opções para não errar no vestido de casamento civil, mas há novas tendências mais presentes entre as noivas
O que usar no dia do “sim” é uma decisão que mexe com qualquer noiva. Mas enquanto as pessoas idealizam apenas o vestido da cerimônia, muita esquece do vestido para casamento civil, que também requer muitos cuidados. Opções não faltam, até mesmo para quem deseja fugir do tradicional branco, usando comprimento midi ou tons pastéis, por exemplo.
Vestido para casamento civil: possibilidades de ambientes
Em muitas ocasiões, a união dos noivos no civil é um evento mais íntimo ou formal. A celebração pode ser realizada em um local reservado ou não, e esse fator influencia diretamente na escolha do look do dia.
Para o estilista Geraldo Couto, o tipo de roupa para casamento civil a ser usando no cartório é mais restrito. “O evento acontece em horário comercial, o que restringe a roupas diurnas. Um modelo com excessos pode virar micão”, comenta.
Uma composição com terno ou taiê, aliados a uma saia midi (que tem comprimento abaixo do joelho), é uma escolha que tem tudo para dar certo, segundo Couto. “Acho importante a mulher não esquecer de que ela é a noiva. Cores claras dentro desse look vão identificá-la como tal”, afirma.
Para a estilista Carla Gaspar, o ambiente de cartório também pede roupas confortáveis. “A noiva precisa pensar que é um lugar que estará cheio durante o dia, muitas vezes até um pouco quente. Quando minha cunhada casou, por exemplo, eu levei um susto, pois várias mulheres estavam carregadas de informação nos vestidos. Não acho legal”, comenta.
Veja também: Como escolher o vestido de noiva ideal?
Quando a ocasião é em um ambiente reservado, apenas com os familiares dos noivos, as possibilidades em relação ao vestido para casamento civil se expandem um pouco, mas seguem o conceito minimalista. “Cabe um acessório de cabelo delicado ou até mesmo um buquê pequeno. Mas sempre evitando os excesso”, recomenda Couto.
O estilista ainda ressalta que, nessas situações, é importante a noiva se atentar às opções mais simples, justamente para não constranger os convidados. “Em eventos menores, as pessoas ficam na dúvida do que vestir. Mesmo em se tratando de casamento no civil, os noivos podem dar dicas aos convidados de como será a ocasião e quais roupas eles irão usar, de modo que os convidados sigam a mesma linha.”
Algumas noivas podem pensar que o vestido para casamento civil no cartório é algo sem muita importância, mas a verdade é que o modelo costuma chamar bastante atenção. Apesar do ambiente formal, o look pode ser bem pensado e brilhar na medida certa.
“O simples não quer dizer ausência de informação e personalidade. Eu aposto na mistura de texturas, com diferentes tecidos e formas geométricas para o modelo do dia”, comenta.
Horário da ocasião
Após firmar o compromisso civil em cartório, muitos noivos costumam sair para um almoço, junto com os familiares e amigos mais íntimos. Entretanto, a união também pode acontecer durante a noite, em espaço reservado para o casal. Em ambas as ocasiões é importante que o vestido para casamento civil se encaixe com harmonia.
Para o dia, Couto descarta o brilho. “É possível transformar uma ocasião séria em algo mágico. O bordado pode ser uma boa escolha.” O estilista dá como exemplo uma regata bordada, associada a uma saia lápis. “Fica divino. Outra opção é usar como referência as festas inglesas diurnas. Tons claros e pastéis, que remetem ao romantismo combinam com o momento.”
O vestido para casamento civil diurno, na maioria das vezes, é mais curto. Para Carla, o truque para uma boa escolha está no que vai acompanhá-lo. “O contexto todo tem que ser levado em consideração. Nessas situações, por exemplo, o sapato vai aparecer, então é importante que a noiva escolha o modelo com carinho.”
De forma geral, os eventos noturnos permitem brilho. Se o casamento civil acontecer no período da noite, o vestido para a ocasião pode seguir essa ideia e ainda assim ser minimalista. Couto afirma que uma boa inspiração são os vestidos de festa. “A noiva pode tirar o véu e a calda, por exemplo, e usar um modelo longo que mostre o salto do sapato.”
Tons de prata, com bordado, estão entre as orientações da Carla sobre o vestido para casamento civil que não aconteça durante o dia. Ela orienta quanto a composição do look: “a noite pede pelo brilho, mas a maquiagem e cabelo precisam acompanhar a proposta.”
Comprar ou alugar. Qual a melhor escolha?
As dúvidas em torno do vestido para casamento civil também esbarram no que fazer com o modelo depois do evento. É nesse momento que as noivas se perguntam sobre o que escolher, seja algo pronto (comprado ou alugado) ou feito sob medida para a ocasião.
Veja também: Vestido de noiva usado, alternativa para o bolso e consciência sustentável
Preocupadas em deixar marcado o vestido com o qual estarão na cerimônia civil, as noivas podem ter dificuldades em usar o modelo em outros compromissos. Para Couto, há mesmo uma estigma. “É difícil desassociar o vestido para casamento civil. O ideal é modificá-lo para poder usar depois. Se for longo, pode ser cortado; se tiver manga, dá para retirá-las depois e por aí vai.”
Essa é uma questão que pode mudar de profissional para profissional. Para Carla, os modelos prontos e descolados devem ser os primeiros da lista ao pensar em opções diferentes. “A composição do dia não precisa ser necessariamente branca, o que facilita na hora de aproveitar depois. Modelos mais discretos podem ser complementados com acessórios – brincos e sapatos.”
A estilista afirma que tenta trabalhar essa consciência de consumo com as noivas. Uma boa combinação, segundo Carla, é a mistura de renda com seda. O modelo não ficará marcado e pode otimizar o uso em outras ocasiões.
“Acho importante orientar que o vestido para casamento civil não deve remeter ao que vai ser usado no evento festivo. A melhor opção é comprar o modelo pensando nas devidas adaptações para reaproveitar a peça no armário”, afirma a estilista.
Vestido para casamento civil: dicas importantes
Mesmo sendo um evento formal, o casamento no cartório pode ser registrado em fotos. Pensando nisso, Couto orienta investir em looks que caiam bem para porta-retrato. “As imagens deste dia precisam ter a identificação do ‘“eu casei”. Por isso, é importante pensar em uma composição que remeta ao evento.”
Uma combinação que Carla cita é a saia longa com um sapato sem salto. “Se for no cartório, um modelo longo com salto pode ser desconfortável, fora de contexto. Um sapato rasteiro dá um toque de rústico, conservando a elegância e personalidade para o momento.”
Para ela, a pedraria vem perdendo cada vez mais espaço no vestido para casamento civil. As peças customizadas e feitas a mão estão mais presentes entre os modelos para a ocasião.
Veja também: Princesa Diana: um ícone de estilo que jamais será esquecido
Assim como existem pessoas altas e baixas, há aquelas que usam tamanho 36 e outras 48. As inspirações de modelos de vestido para casamento civil plus size se concentram em opções que trazem curvatura para as noivas. Um exemplo são os que marcam a cintura, consequentemente trazendo mais forma à silhueta da mulher.
“Renda e pérola são eternos e não há risco de errar”, recomenda Couto para as noivas que desejam uma opção certeira, sem muito esforço. O estilista ainda acrescenta: “as noivas não podem se esquecer que o momento do civil faz parte do casamento e elas não precisam se restringir de estar, principalmente, bonitas.”
Carla, por sua vez, orienta que o aconselhamento profissional pode vir a calhar. “Acho importante, mesmo para esse dia, pois vai marcar a vida da pessoa.”
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis