Revista

Vestido de noiva 2024 | Confira o que vai estar em alta no ano

Estilistas revelam quais estilos, decotes, detalhes e tecidos estarão mais em alta neste ano

Mesmo antes de haver qualquer sinal de casamento, muitas mulheres já têm em mente um vestido de noiva dos sonhos, e, quando o desejo da união se concretiza, chega aquela tão aguardada hora de transformar cada um dos detalhes imaginados em realidade.

Além de levar em conta a beleza e o conforto do vestido, as noivas também ficam de olho nos modelos mais recentes apresentados pelos estilistas especializados, que oferecem opções de estilos em alta e os detalhes mais requisitados pelas clientes.

Para facilitar na hora da escolha, o iCasei conversou com profissionais da área para saber quais as tendências para os vestidos de noiva em 2024. 

Leia também: Vestido de noiva | O guia completo para escolher o modelo dos sonhos!

Foto: Atelier Luit

Foto: Atelier Luit

Principais estilos de vestido

Tem estilo que não sai de moda, e tem aqueles que se destacam mais em um determinado período.  

Cristiane Castilho, sócia e fundadora do Atelier Luit, em atividade desde 2011, em São Paulo, diz que “os vestidos minimalistas com tecidos opacos e mais perolados são os que estão mais em alta no momento”. 

Já Laurianee Delorée, estilista principal do Atelier Maison Delorée, que funciona desde 2015 no Rio de Janeiro, conta que 2023 foi marcado pela onda do estilo clean e minimalista, e que esse clean, em 2024, “se veste de drapé e de flores 3D do próprio tecido”. Para ela, o corte mais alta continua sendo o estilo princesa, bem dramático e com bastante cauda. “Também tem um segundo caminho muito, muito em alta, que é o vestido estilo clássico de renda, mas com rendas bem modernas.”

Leia também: Dicas para acertar na escolha do vestido de noiva evasê

Foto: Atelier Maison Delorée

Foto: Atelier Maison Delorée

Percepção similar à da estilista May Lysakowski, responsável pelo ateliê de mesmo nome, com sede em São Paulo. Com 13 anos de experiência no mercado de casamentos, ela avalia que os estilos que estarão mais em alta neste ano serão o evasê, o imperiale e o princesa. “Uma coisa que está sendo bem bacana é a mistura do clássico com o moderno”, afirma. “Muitas noivas e muitas estilistas estão preferindo fazer o clássico, dando aquele toque de modernidade na peça.”

Leia também: Vestido de noiva com manga: escolha o modelo ideal

Foto: May Lysakowski

Foto: May Lysakowski

Detalhes que fazem a diferença

Laurianee Delorée destaca a suntuosidade e o glamour dos detalhes. “Cada vez mais estruturada, a silhueta se transforma em esculturas, com volumes construídos, laços gigantes e caudas desenhadas”, explica.

Cristiane, do Atelier Luit, também conta que o minimalismo deu lugar a elementos mais opulentos e maximalistas, “como grandes laços, grandes mangas puff e maxi flores aplicadas sobre os vestidos, quase como uma escultura”.

Foto: Atelier Luit

Foto: Atelier Luit

A manga bufante, que já veio forte no ano passado, vai continuar como tendência em 2024, segundo May Lysakowski. E ela reforça que dar um toque de modernidade ao clássico estará sempre presente.

“Elas [noivas e estilistas] vão acabar fazendo o quê? Colocando em um vestido que tenha laço e uma manga bufante, um decote. Um decote na frente ou um decote nas costas, um corte mais elegante, uma fenda, enfim. Essa é a tendência para o ano que vem.”

Foto: May Lysakowski

Foto: May Lysakowski

Decotes mais em alta 

“Os decotes mais quadrados e mais retos são os mais pertinentes neste ano”, afirma a estilista do Delorée. “As linhas retas e clean são as mais pedidas.”

De acordo com a representante do Luit, “a modelagem mais procurada é a dos modelos ‘tomara que caia’ que são muito bem estruturados internamente, em corsets confeccionados em crinol e barbatanas, demarcando a cintura de forma bem marcante”.

Foto: Atelier Maison Delorée

Foto: Atelier Maison Delorée

Tecidos mais procurados

May Lysakowski aposta no zibeline e no tule como sendo os tecidos mais em alta em 2024. “O zibeline, para quem gosta de modelos com corte bem definido, sem muito brilho. E, pra quem gosta de mais fluidez, o tule. O tule nunca sai de moda, é um acerto e tanto. E pode ser com ou sem bordado.”

Para Laurianee Delorée, o tecido em alta é fosco e estruturado. “Pode ser uma gabardine de seda pura, um crepe superestruturado… todos tecidos recém-criados e que saiam da rotina dos tradicionais, cetim, tafetá etc.”

Na opinião de Cristiane Castilho, os tecidos que mais estão em alta são os crepes mais foscos e com tom mais perolado. “Sem deixar de dar lugar aos acetinados. A tendência, no geral, são os tecidos lisos.”

Foto: Atelier Maison Delorée

Foto: Atelier Maison Delorée

A escolha do vestido

Cristiane, do Atelier Luit, conta que a grande maioria das noivas vão acompanhadas pelas mães na hora de definir o vestido – e que o atendimento dura em média uma hora. “É frequente a noiva escolher seu vestido nesse primeiro encontro.” 

Ela diz que a decisão de ficar com um modelo de vestido já pré-definido pelo estilista ou então personalizar cada detalhe depende do valor disponível. “Nos ateliers e nas lojas, os vestidos da coleção têm custo menor do que aqueles que são exclusivamente desenvolvidos de acordo com um sonho especial da noiva”, explica.

Foto: Atelier Luit

Foto: Atelier Luit

A especialista também destaca a ansiedade da noiva em relação ao vestido, que se mantém durante todos os preparativos que antecedem o grande dia. “Caberá ao estilista acompanhar esse processo com muito cuidado e atenção para que o resultado seja perfeito, e o vestido, inesquecível.” 

May Lysakowski afirma que, em seu ateliê, a noiva normalmente escolhe um vestido da coleção pré-definida, mas que já casos em que a cliente gosta de personalizar, de fazer algo sob medida. “No caso do primeiro aluguel sob medida, a gente pode fazer o que a noiva quiser: ‘eu quero a junção dessa manga com esse corpo, com essa saia, com esse cinto’. A noiva vira a própria estilista, e a gente cria, ali, o vestido pra ela.”

Foto: May Lysakowski

Foto: May Lysakowski

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Fabiana Seragusa

É jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e trabalhou por 10 anos no jornal Folha de S.Paulo, na área cultural, onde ganhou o Prêmio Folha de Jornalismo. Escrever sempre foi uma paixão, e falar sobre temas que mexem com a emoção das pessoas é uma alegria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024