Fotos de casamento | Dicas para fazer cliques incríveis
Saiba escolher o profissional ideal e entenda como funciona a dinâmica e o cronograma para capturar as melhores fotos de casamento
O casamento envolve uma série de elementos, como um belo vestido, decoração impecável, flores e sorrisos. Mas como a cerimônia só dura um dia, é função das fotos de casamento eternizar esse momento em toda a sua beleza.
Veja também: 10 melhores fotógrafos de São Paulo para registros incríveis do Grande Dia
Fotos de casamento: importância
“A fotografia de casamento é um registro histórico. Ela é uma ferramenta importantíssima nesse tipo de evento, que é um momento em que cada clique tem um valor inestimável”, diz Fabio Borgatto, da Duo Borgatto. Ele aponta, contudo, que ela ainda não atingiu o status da fotografia de moda, por exemplo. “Mas, para as famílias registradas, elas podem valer mais do que qualquer livro de arte.”
Marco Costa, da Marco Costa Photography, destaca que o álbum é uma lembrança eterna. Segundo ele, não adianta investir em arranjos de flores incríveis, por exemplo, se não tiver um profissional que vai saber registrar as fotos de casamento da decoração para eternizar a beleza disso tudo.
As fotos de casamento formarão um álbum que se tornará um verdadeiro patrimônio dessa nova família. Além disso, também é um registro coletivo, que vai imortalizar não só o amor dos noivos, mas também um retrato de todo o contexto social, fashion e religioso da época.
Veja também: 12 dicas sobre contrato de fotografia de casamento
A escolha do profissional
Criar todas essas lembranças é de responsabilidade do fotógrafo. Por isso, é imprescindível escolher um profissional que esteja pronto e tenha experiência para eternizar essas memórias da melhor maneira possível.
Segundo Marco, o caminho mais seguro nesse sentido é contratar um profissional por indicação de um casal que já teve uma boa experiência com as fotos de casamento. Se não for possível, a recomendação é checar a qualidade do trabalho dele na internet. Vale ainda olhar sua reputação online em sites como o Reclame Aqui. E, antes de qualquer coisa, verificar se ele tem experiência com o mercado de noivas.
Também é importante analisar o estilo do fotógrafo para saber se bate com as suas expectativas de fotos de casamento. “É preciso olhar para o portfólio do profissional e de imediato sentir uma conexão”, diz Fabio.
“Se curtir o material e o orçamento sugerido, agende uma reunião pessoal com o fotógrafo para conhecê-lo melhor e ver se o santo bate”, recomenda Marco. De acordo com ele, a simpatia nesse caso é fundamental. Afinal, para fazer as fotos de casamento, o profissional vai ficar muito perto dos noivos durante todo o Grande Dia.
Cronograma
Com o profissional escolhido e a chegada do Grande Dia, é hora de fotografar. Fabio comenta que não há um cronograma padrão para as fotos de casamento. “Cada evento pode variar consideravelmente a ordem e o tempo investido nos cliques”, explica.
Mas, de forma geral, Marco explica que as fotos de casamento começam pela realização do making of do casal. Ele conta que o making off de noivo costuma ser mais simples, então, pode ser feito uma hora antes da cerimônia. “Já para o making of de noiva, costumamos chegar, no mínimo, duas horas e meia antes do evento.”
Depois, durante a celebração, as fotos são feitas de maneira mais espontânea. Captando todos os grandes momentos e a emoção do casal e da família.
Após o enlace, o cronograma volta com as chamadas fotos protocolares. São aquelas fotografias clássicas do casal recém-casado com pais, madrinhas e padrinhos. “Mas, aqui, tudo precisa ter um tempo programado para não atrasar a entrada dos noivos na festa”, alerta Marco.
Com as fotos protocolares feitas, é hora de registrar a presença de todos que vieram prestigiar a celebração. Fabio diz que o profissional precisa entender e respeitar cada grupo de pessoas durante as fotos de casamento dos convidados. Sempre tem aquela turma mais animada, que quer fazer várias poses. Mas tem gente que só quer um clique simples para fazer parte do álbum de recordações do casal.
Para não deixar ninguém de fora, é superimportante ter fotógrafos circulando pela festa para clicar todos os seus convidados.
De acordo com a luz
Tanto nas fotos de casamento na praia quanto nas fotos de casamento no campo, ou um casamento noturno, é imprescindível ficar atendo ao horário da cerimônia. Isso porque ele pode influenciar – e muito – no resultado das fotografias.
“Se o casamento for a tarde, especialmente, cheque a hora em que o sol vai se pôr naquele dia”, diz Marco. Desse jeito, você não vai perder aquela atmosfera incrível de fim de tarde nas suas fotos protocolares. De acordo com o especialista, é fundamental ter um pouco de luz natural nessas poses para valorizar o álbum.
Outro ponto de atenção para os casamentos fora de templos religiosos é a montagem do altar. Seja em buffet, no campo ou na praia, Marco explica que ele não pode ser muito pequeno. O fato é que o fotógrafo precisa ter espaço para se movimentar e conseguir capturar a cerimônia e o casal de todos (e pelos melhores) ângulos.
Já nas cerimônias na igreja, há mais controle de luminosidade e a luz não será um problema. Contudo, os fotógrafos precisam ficar atentos às regras do local. Marco lembra de uma vez em que descobriu, na hora do evento, que não poderia subir no altar para registrar os noivos. O que significava que eles não teriam fotos de frente durante a celebração.
O caso deixa o alerta para a importância de checar com o templo religioso quais são as regras do local nesse sentido. Isso porque certas proibições podem influenciar no resultado final das poses para fotos de casamento na igreja.
Mantenha a tradição
Com o passar dos anos, os casais têm buscado opções de fotos de casamento cada vez mais criativas e espontâneas. “Mas quando a gente mostra os álbuns, as noivas tendem a se encantar muito mais pelas fotografias clássicas”, conta Marco.
Essa linha mais tradicional está muito relacionada à atmosfera emotiva e nostálgica que o evento traz. “Mesmo que a noiva não goste totalmente do clássico, ela vai pensar na família. Ela não vai privar os pais e os avós de ter aquela foto de corpo inteiro, olhando para a câmera, bem porta-retrato familiar”, diz o fotógrafo.
Ainda de acordo com ele, as fotos de casamento criativas e mais ousadas são super válidas. Mas, por outro lado, esse evento tem todo um lado tradicional que precisa ser respeitado e valorizado. Aqui, a dica é misturar as fotos espontâneas com as protocolares para criar um álbum memorável.
Veja mais fotos inspiradoras no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis