O dia do casamento é especial para toda noiva. Desde o momento em que ela acorda até o final da festa, cada detalhe ficará guardado em sua memória para sempre. E a celebração começa justamente com o making of de noiva. Chamado também de Dia da Noiva, ele representa todo o processo em que a mulher se prepara para subir ao altar. O mais divertido é que cada parte dos bastidores do Grande Dia pode ser capturada e eternizada pelas lentes dos fotógrafos.

Making of de noiva: significado

O making of de noiva representa toda a produção para o casamento, desde o penteado e a maquiagem até a troca para o vestido. Registrar este momento é importante porque é a porta de entrada para as emoções que estão por vir.

Geralmente, o registro do Dia da Noiva deve começar cerca de duas horas antes do casamento. De acordo com Fabio Borgatto, fotógrafo do estúdio Duo Borgatto, o profissional não precisa acompanhar toda a produção. “Não é necessário fotografar o tratamento de pele, por exemplo. O importante é captar como os noivos iniciaram tudo. A ideia é criar o primeiro capítulo do álbum”, diz.

Item obrigatório nos pacotes fotográficos atuais, o making of já é considerado tão importante quanto a cerimônia e a recepção. Por este motivo, ensinamos dicas para garantir cliques incríveis neste dia. E mais: uma série de ideias emocionantes para as fotos do making off da noiva.

noiva-com-bobes-no-cabelo-olhando-pela-janela
Foto: Divulgação/Estúdio RA

 

O que não pode faltar no álbum

Tudo o que a noiva faz durante a preparação no dia do casamento precisa ser clicado. “É um dia muito sonhado. Então, fotografar os detalhes faz toda diferença”, afirma Carol Noel, fotógrafa do estúdio Carol Noel Fotografia. “Cada item que a noiva trouxer para o making of tem um significado especial para ela e deve ser registrado”, completa.

No making of noiva, a fotografia que não pode faltar é aquela que ajuda a contar a história do dia, os detalhes, a emoção. Entre elas: joias, vestido, sapato, perfume, maquiagem, penteado, buquê, decoração, e, claro, as pessoas. “Vale também estar aberta às sugestões dos profissionais para poses”, aconselha Renata Anjos, fotógrafa e proprietária do Estúdio RA.

Porém, de nada adianta fotografar os detalhes se a noiva não estiver radiante. Apesar do nervosismo e tensão, que são bem comuns, ter um sorriso no rosto é fundamental para garantir ótimos cliques. “Deixe os problemas para os profissionais resolverem. Somente curta o momento com ótimas músicas. Este é um evento social e não uma produção de moda”, comenta Borgatto.

pai-beija-testa-da-filha-apos-ve-la-pronta-para-subir-ao-altar
Foto: Divulgação/Carol Noel Fotografia

 

5 top dicas para o making of:

A seguir, indicamos 5 pontos de atenção para fotos dos sonhos e damos ideias para making off de casamento que não podem faltar no seu álbum. Inspire-se e converse com o profissional contratado. E, como aconselha Carol, viva intensamente este momento: “O sentimento real que você passa será transmitido para as fotos”, garante a fotógrafa.

noiva-de-costas-tem-vestido-fechado-por-ajudantes
Foto: Divulgação/Estúdio RA

 

  1. O lugar ideal

    A pergunta principal é: onde e como fazer making off casamento? Antes de tudo, o cenário faz toda a diferença. Isso porque ele dará o tom das imagens. “Um lugar bonito compõe uma foto bonita”, afirma Carol. “E se o local tiver relação com a vida da noiva, então o momento se torna ainda mais importante e significativo para ser registrado”, complementa.

    Segundo os fotógrafos, fazer o Dia da Noiva na casa da avó, no quarto ou no jardim de inverno da casa dos pais, ou ainda na fazenda em que você se casará, transmite mais emoção para as fotos. “O local familiar tem um contexto e isso é muito bom. Afinal, são registros que serão lembrados e curtidos anos à frente. E vai ser gostoso relembrar este lugar tão especial”, conta Borgatto.

    Agora, se você for se preparar em um salão, não se preocupe. Também é possível ter cliques fantásticos. Aqui, a dica é encontrar um estúdio que tenha uma sala exclusiva para noivas. “Procure por um lugar que tenha uma sala bonita e bem decorada. Escadas que valorizem o vestido, muitos espelhos e lustres imponentes também contam pontos”, revela Renata.

    noiva-sentada-na-janela-de-casa
    Foto: Divulgação/Duo Borgatto

     

  2. Acessórios e mais acessórios

    É primordial que a noiva leve todos os itens que usará no casamento para serem fotografados durante o making of. Os básicos e essenciais são: vestido, sapato, joias e perfume. Mas também vale registrar o terço que você entrará na igreja, o convite de casamento, as alianças e o buquê, por exemplo. “Algum objeto especial que faça parte da história do casal sempre é interessante”, conta Renata.

    Além dos acessórios, Borgatto aconselha que a noiva prepare uma playlist especial para embalar a preparação. A lista com as canções que marcaram a caminhada do casal é uma boa pedida. Ou você pode conferir as 50 músicas mais escolhidas pelos noivos do iCasei.

    making-of-de-noiva-sapatos
    Foto: Divulgação/Duo Borgatto

     

  3. Madrinhas, mães e convidadas

    A estrela do dia é, sem sombra de dúvidas, a noiva. Atualmente, porém, existem mulheres que gostam de estar cercadas por pessoas que fizeram parte da história do casal durante o making of noiva fotos. Elas podem ser as mães dos dois, madrinhas de ambos os lados, amigas e outros familiares próximos.

    Dicas de fotografia making of noiva: “A decisão de estar sozinha ou acompanhada depende exclusivamente da noiva. Existem aquelas que se sentem super tranquilas e menos ansiosas com as madrinhas e mães por perto. Já outras ficam mais agitadas quando têm muitas pessoas ao redor”, revela Carol.

    making-of-de-noiva-com-madrinha
    Foto: Divulgação/Duo Borgatto

     

    Se optar por um making of de noiva e madrinhas, procure um local que tenha um cantinho especial para noivas. Assim, você pode se maquiar tranquilamente, relaxar um pouco e ter fotos exclusivas. Também é importante que o local tenha profissionais qualificados e em quantidade suficiente para atender a todas com profissionalismo e, principalmente, sem atrasos.

    Para ter fotos legais durante o making of, Renata aconselha levar um espumante e taças para brinde. “Outro item muito queridinho das noivas são os robes personalizados para cada uma das convidadas”, diz a fotógrafa.

    making-of-de-noiva-mae-e-madrinha
    Foto: Divulgação/Estúdio RA

     

  4. Bichinhos de estimação

    Se você considera seu bichinho de estimação integrante da família, ele também pode fazer parte do casamento. Os pets no casamento já não são novidade e muitos noivos aderem à ideia. E o making of de noiva não fica de fora. O pet pode ficar ao seu lado durante a preparação e garantir ótimos cliques. Mas é necessário saber como cuidar do bicho de estimação. “Tem que ter alguém para cuidar do animal após os registros. Até porque você não quer que ele suje seu vestido branco”, alerta Carol.

    Vale ressaltar que a prática de ter o bichinho no making of é mais comum para noivas que vão se preparar na casa da família ou terão o casamento no campo. Isso porque alguns salões não permitem ou não possuem estrutura para recebê-los. “O animal pode ficar estressado com o movimento de pessoas e barulho excessivo”, revela Renata. Por isso, é importante verificar o local antes de levar seu pet para a sessão.

    making-of-de-noiva-com-pets
    Foto: Divulgação/Carol Noel Fotografia

     

  5. O making of do noivo

A cultura do making of do noivo está ficando cada vez mais popular. Até porque existem dois personagens no casamento que merecem destaque. Por isso, é fundamental que os preparativos do futuro marido também sejam registrados.

Caso seu companheiro não esteja muito confortável para a sessão de fotos, vale conversar e explicar a importância dos registros. “O noivo também faz parte desse momento”, afirma Borgatto. “Sem contar que toda noiva tem curiosidade em ver o ‘antes’ do parceiro”, completa.

O making of do noivo, geralmente, fotografa terno, gravata, sapato, abotoaduras e perfume. Outro detalhe legal é reunir os padrinhos e pais e fazer um brinde com uísque. O local para as fotos pode ser a casa dos pais ou uma barbearia gourmet.

making-of-do-noivo
Foto: Divulgação/Duo Borgatto

Tags da matéria

Comentários