Casa iluminada? Conheça o lightbox, o item de decoração que vai deixar sua casa mais divertida
Lembra aqueles letreiros de cinema? Então, agora você pode ter um em sua casa, com a frase que marca a sua vida! Confira as dicas para você decorar a sua casa com um!
Com certeza, você já deve ter visto uma pequena caixa iluminada, com frases impactantes ou engraçadas na casa de alguém, no feed do Instagram, no post de algum blog.
O lightbox virou uma febre entre os apaixonados por decoração (e até quem não é também)! Em teoria, o lightbox tem como base os letreiros antigos de cinema, aqueles dos filmes antigos, em que víamos alguém trocando as letras no alto de uma escada.
Com o tempo, essa peça acabou sendo uma referência vintage dentro de ambientes minimalistas, por conta de sua cor quase sempre branca, principalmente, no estilo escandinavo de decoração.
Esse tipo de estilo surgiu no século XX, no norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Inspirado em referências nórdicas, nas características do artesanato regional e na paisagem ao redor, tem forte influência do clima local, que conta com muitas horas de escuridão e invernos prolongados.
Hoje em dia, existem diferentes tamanhos, segundo a arquiteta e decoradora Barbara Schrage, formada em Arquitetura e Urbanismo, na Unesp, e dona do Estúdio Cicada, um estúdio especializado em decoração e interiores com um trabalho holístico, que alinha o conforto físico ao equilíbrio energético e espiritual.
“Além dos tamanhos, há as letras/frases fixas ou com as letras separadas para você ir variando a sua frase. Já existem com o corpo colorido (letras coloridas), mas aqui no Brasil ainda não chegou. Porém, a procura por itens personalizáveis está cada vez maior, afirma Barbara.
Veja também: Saiba como usar o Rose Golde, a cor sensação do momento, para decorar a sua casa
Como encontrar a minha primeira Lightbox?
No início, as luminárias eram utilizadas nos ambientes com decoração mais industrial e minimalista, depois, elas começaram a invadir os quartos de adolescentes e crianças.
No entanto, hoje em dia, esse tipo de acessório decorativo já está sendo mais utilizado em diferentes ambientes, de acordo com a imaginação ou personalização de cada um.
“Não existe regra! O importante é lembrar que a lightbox vai ser um ponto de referência onde quer que ela esteja. Então, evite colocar com muitas coisas em volta, use realmente a sua lightbox como um destaque decorativo”, comenta a especialista.
“Caso você seja dessas pessoas que estão sempre mudando (seja de casa ou de decoração), vale a pena investir nos modelos que tem letras soltas e até comprar uns pacotinhos a mais pra ir variando. Seja um “bem-vindos” quando tiver aquele jantar com seus amigos, ou uma frase importante para você, daquele livro que mudou sua vida, ou da sua banda favorita”, complementa.
Veja também: Decoração | Décor sustentável para a casa nova
Quais ambientes eu devo considerar colocar a minha lightbox?
Seja no quarto, na sala e até na cozinha, em todos os lugares a lightbox fica um charme. Barbara alerta para o momento da escolha da sua peça, que pode variar de acordo com o tamanho de onde ela vai ficar.
“É muito importante também escolher um tamanho agradável, se seu espaço não é muito grande, não use lightbox muito grande, vai dar a sensação de aperto que a gente não gosta. Fica super legal em ambientes mais modernos e coloridos, além dos industriais, que trouxeram a público as luminária. Porém, se você for uma pessoa ousada, usar a peça em ambientes super clássicos, para dar um contraste, funciona muito bem também”, diz a arquiteta.
Veja também: Feng Shui | Como incluir na casa nova?
Já vi lightbox presa à parede. Posso colocar na minha casa também?
Tudo é possível com a lightbox! Podemos utilizá-las como cabeceira de cama, deixar ela em cima de prateleiras e móveis. “Fica um charme do lado do móvel bar ou junto com sua jardineira. Seja como a luminária do criado mudo ou preso na parede da sala”, explica Barbara.
Porém, ela pede atenção à qualidade do produto. “Veja se ele tem recomendações e se as lâmpadas são led. O led não esquenta (não estragando os móveis nem deixando o espaço quente) e não corre o risco de ocorrer curtos, nem de a lâmpada estourar. Veja se o acrílico está bem acabado.”
Atualmente, já existem inúmeras lojas online com produtos incríveis, como no Mercado Livre. Para pensar na decoração, uma das dicas da especialista é pesquisar bastante em imagens do Pinterest, Instagram, revistas de decoração e entre outros veículos.
Não quer comprar? Então, aprenda a versão DIY (Do it yourself) da lightbox!
Veja mais inspirações no nosso perfil no Pinterest
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis