sonhar com casamento - revista icasei (4)

Qual noiva nunca sonhou com o próprio casamento? Há pessoas que sonham que deu tudo errado, enquanto outras podem trazer uma visão mais romântica do grande dia.

De acordo com psicólogo Erickson Antunes, é comum que muitos noivos sonhem com o dia do casamento, uma vez que todo tema que está em pauta na vida de uma pessoa pode ser matéria-prima para sonhos. “Em vésperas de casamentos, os sonhos não fazem alusão apenas ao casamento em si, mas também à formação da personalidade do casal”, explica.

sonhar com casamento - revista icasei (1)
O psicólogo ainda destaca que depende da fase ou cenário de vida que a pessoa está inserida. “Pode ser um sonho premonitório; um sonho em função da ansiedade ou até mesmo um significado sem vínculos com casamento de fato”, comenta.

Na visão de Yubertson Miranda, astrólogo, numerólogo, tarólogo e simbologista, formado em Filosofia pela PUC/MG, qualquer experiência a ser vivida que vem nos preocupando, angustiando ou gerando muitas expectativas tende a ativar o inconsciente. “Os sonhos vão nos indicar mensagens relevantes a respeito dessa situação ou acontecimento que estamos prestes a viver”, destaca.

Interpretação dos sonhos
Segundo os psicólogos João Oliveira e Erickson Antunes, o significado do sonho é individual. “Para sua interpretação, é necessário o conhecimento da vida da pessoa, por parte do psicólogo. Em princípios gerais, o sonho pode vir para acalmar a ansiedade ou ajudar na solução de alguma dificuldade desta etapa da vida”, afirma Erickson.

sonhar com casamento - o que significa - revista icasei
“Não existe um dicionário dos sonhos. É preciso analisar o contexto, a estrutura e a parte simbólica do sonho. No mito popular, por exemplo, dizem que sonhar com noiva é sinônimo de morte. Mas é preciso analisar o contexto em que este sonho acontece”, complementa Oliveira.

Oliveira explica ainda que muitas vezes o inconsciente nos apresenta sonhos de prospecção e compensação. “No sonho de prospecção, nosso inconsciente faz um teatro para nos prepararmos para o pior cenário possível. É um mecanismo de preparação para um estresse futuro. Mas existem também os sonhos de compensação, em que o onírico nos apresenta situações que visam equilibrar o nosso emocional. Cerca de 99% dos sonhos são deste tipo. Um exemplo disso seria uma noiva que vem enfrentando uma série de problemas com a organização do casamento e sonha que no dia deu tudo certo”, assegura.

Para Vanessa Mazza Furquim, taróloga terapêutica, caso o casamento esteja gerando muito estresse ou preocupação, é de se esperar que tal seja revelado durante à noite. “Isso não significa que os sonhos serão obrigatoriamente relacionados com a temática do casamento. Por exemplo, uma noiva ansiosa pode sonhar que tenta chegar em algum lugar sem conseguir (sonhar que está correndo sem sair do lugar), o que indicaria seu medo das coisas darem errado no dia. Portanto, mesmo sem conhecer os símbolos oníricos, a dica é sempre analisar o contexto, se perguntando: eu estava feliz, confiante ou assustado? Lidei bem com a situação do sonho, me safei do perigo ou fui pego? As respostas indicarão como estamos lidando com nosso cotidiano e podem nos dar insights valiosos”, comenta.

sonhar com casamento - revista icasei (5)
Miranda explica que o casamento é um rito de passagem, isto é, marca uma fase em que nossa vida mudará. “É uma oportunidade para amadurecermos e crescer como ser humano. E, nestas fases, ficamos muito ‘mexidos’ porque padrões comportamentais herdados de pais e avós vão ser ativados. O risco de repetirmos a história que nossos antepassados viveram é grande. Os sonhos irão nos mostrar como fazer diferente, no caso de serem ativados complexos (padrões comportamentais familiares) negativos e autodestrutivos”, pontua.

Veja também Como Combater o Estresse Antes do Casamento

Significado dos sonhos com casamentos

sonhar com casamento
Miranda explica que sonhar com casamento – tanto para quem já é casado como para quem ainda não se casou – pode ser um pedido do inconsciente para tomar uma decisão ou resolver conflitos internos. “Jung usava o termo coniunction para a união dos opostos. O casamento é uma experiência externa que, simbolicamente, representa a tentativa de se unir os opostos complementares. A mulher representando o lado yin (emoções, sensibilidade, proteção, receptividade) e o homem o lado yang (razão, atividade, conquista, exteriorização). Sonhar com um pedido de casamento é justamente um pedido do inconsciente para nós unirmos os opostos, isto é, aquelas divergências internas e externas que muitas vezes se tornam bem notórias e nos colocam em situações de muita angústia, dúvidas, incertezas. Porque há dois lados dentro de nós que estão brigando, se opondo. Quanto mais pudermos olhar para nós e nossa vida quando sonharmos com pedido de casamento ou algo associado ao casamento, a fim de nos conscientizar do que está nos imobilizando para tomar certas decisões, melhor. Porque a vida está pedindo esse ajuste interno, essa resolução interior. Sair da dúvida e nos comprometer com uma decisão”, justifica.

De acordo com Vanessa , se alguém que não tem planos de se casar no momento sonha com casamento, isso pode tanto simbolizar o desejo de casar em si, quanto a união com algum aspecto interior. “Casamento representa a comunhão com outra parte, conhecida ou não, de nós mesmos. Assim, no contexto do sonho, tanto faz com quem nos ‘casamos’, mas sim o que a pessoa representa para nós. Por exemplo, se uma mulher sonha que se casa com sua irmã, deve avaliar que característica ela enxerga na mesma. Vamos supor que esta irmã seja muito organizada e a mulher que sonha esteja tentando ser mais assim. O sonho do casamento indicará que finalmente ela está conseguindo incorporar esta qualidade”, opina.

sonhar com casamento - revista icasei

Segundo Erickson Antunes, todo sonho é um enigma – criado pela mente – com intuito de gerar certo grau de dificuldade para sua compreensão, de tal maneira que, ao ser desvendado, gere um insight, o que concede forças mentais para mudanças. Ele dá alguns exemplos: “Existem casos, nos quais a pessoa está casada para a sociedade, mas, na prática, não vive um casamento. Não formou a chamada personalidade do casal. O sonho pode ser uma alusão a uma nova fase de sua vida, onde o casamento seja realmente vivenciado. Sonhar com um casamento, estando solteiro, pode ser uma maneira de aliviar a ansiedade sobre o desejo do mesmo; ser uma alusão da mente ao casamento com uma nova profissão ou, até mesmo, uma nova fase de vida que se aproxima. Sonhar com uma cena de matrimônio também pode desvendar, para a pessoa solteira, um fato de sua personalidade que dificulta seu entendimento nos relacionamentos. Relembrar, no estado de vigília, falas e detalhes do sonho são importantes. Lembrando que, enquanto se está sonhando, tudo é realidade para o sonhador, ou seja, o sonho nos leva e experimentar novas realidades de vida”.

Oliveira comenta que como o ser humano é bastante complexo, ao analisar qualquer sonho, é importante verificar primeiramente se aquele sonho não está ligado a algum resquício do cotidiano – pode ser até algo que a pessoa não lembra. Ainda assim, ele destaca que no consciente coletivo, o casamento é algo para vida toda, um compromisso de longa duração. Por isso, nos sonhos, pode estar ligado a mudanças de emprego ou de cidade. No caso de pessoas casadas, ao sonhar com casamento pode ser que a relação não esteja indo bem. “O inconsciente percebeu que algo não está bom e tenta enviar uma mensagem de que é preciso se esforçar mais”, conclui.

Conversar sobre os sonhos
Uma recomendação de Antunes é que os noivos conversem sobre os sonhos que ocorrem antes do casamento e que também peçam ajuda a um psicólogo. “Em nossa cultura ocidental, o ser humano não adquire o hábito de meditar e compreender os sonhos. Desta maneira, o auxílio do psicólogo é fundamental para que interpretações erradas ou exageradas não ocorram. Para o casal que não faz análise, apenas conversar sobre o sonho já é um bom começo. Novas ideias e insights podem surgir, não apenas sobre o casamento, mas sobre a formação da personalidade do casal”, sugere.

conversar sobre sonhar com casamento - revista icasei

Veja também 5 Dicas para um Bom Começo de Casamento

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!