Difícil encontrar alguém que não goste de flores. Encantadoras, essas joias da natureza carregam, em seu DNA, doses generosas de beleza e adicionam charme a qualquer narrativa visual. Nos casamentos, por exemplo, são elas as responsáveis por reforçar a potência do décor e, claro, complementar a temática da festa. “As espécies precisam combinar com o estilo da cerimônia, seja ela romântica, tropical ou campestre”, diz Vivi Reis, designer da marca Com que flor eu vou.

Para acertar na escolha das flores e apostar em arranjos que traduzam a alma da cerimônia, a dica é fazer uma curadoria de espécies capazes de instigar sensações variadas. “Sempre recomendo que os noivos fujam daquele padrão catálogo e invistam em arranjos mais desconstruídos, com valor e proposta sentimental”, comenta Naty Fogaça da As Floristas. “Símbolos universais de pureza, beleza e amor, as flores podem nos trazer memórias de instantes específicos”, arremata.

Quer ultrapassar as tendências da temporada e apostar em arranjos sensoriais, carregados de significado e de valor emocional? Então confira, a seguir, uma seleção com as nossas 10 espécies preferidas de flores e o que cada delas uma representa.

Significado das 10 flores mais usadas no casamento
As Floristas/ Divulgação

Angélica

Dona de um dos perfumes mais deliciosos da natureza, esta espécie floresce antes do final do verão e dura o outono todo. Muito popular na Índia, a Angélica simboliza a harmonia, a união e a paz.

Flores mais usadas no casamento Angélica

Magnólia

Nativa do Japão, do oeste da Malásia, da América do Norte e de regiões tropicais, a Magnólia, ao contrário do que muitos pensam, não possui pétalas. Na verdade, essa flor é composta por estruturas chamadas de “tepals”, que simbolizam a nobreza e a pureza.

Significado flores mais usadas no casamento magnólia

Peônia

Considerada pela cultura popular como a flor da China, essa espécie é cultivada há mais de 2 mil anos e floresce principalmente entre os meses de abril e maio. Grande, delicada e dona de um perfume muito sutil, a Peônia representa a prosperidade.

Flores mais usadas no casamento peônia

Tulipa

Muito comum na Holanda, essa flor charmosa e invernal encarna diferentes significados de acordo com suas cores. As vermelhas, por exemplo, representam o amor intenso; já as brancas representam a inocência e o perdão; as roxas simbolizam a tranquilidade e as laranjas a vitalidade.

Flores mais usadas no casamento significado Tulipa

Lisianto

Sofisticação é o adjetivo que melhor descreve a potência desta flor. Comumente confundida com as rosas, essa espécie surge contornada por folhagens verdes e pode nascer em uma paleta de cores que vai desde o roxo, até branco e o rosa. Chamativa por sua beleza ornamental, o Lisianto é perfeito para casamentos realizados no verão e simbolizam tanto a entrega ao romance, como a elegância e a sensibilidade feminina.

Flores mais usadas no casamento Lisianto

Copo-de-leite

Verdadeiro clássico no décor floral de casamentos, essa espécie branca revela uma personalidade delicada e começa a florescer com a chegada da primavera. Simboliza a inocência, a paz e a pureza.

Significado flores mais usadas no casamento copo de leite

Ranúnculo

Originária da Ásia Menor e do Leste europeu, essa preciosidade em forma de flor nasce em tons de laranja, pêssego, amarelo, rosa bebê, rosa queimado, vermelho e branco. Perfeita para casamentos durante a primavera, ela representa a atração, a sedução e o desejo de agradar o próximo.

Flores usadas no casamento seus significados ranúnculo
Imagem via floreswiki

Gipsófilas

Mais conhecidas como os famosos “mosquitinhos”, essas pequeninas flores brancas são as mais democráticas da natureza, já são capazes de protagonizar todo e qualquer tipo de arranjo. Super delicadas, as Gipsófilas simbolizam a ternura.

Simbologia Flores mais usadas no casamento Gipsófilas

Gardênia

Encontrada em regiões tropicais e subtropicais, essa flor pertencente à família das rubiáceas e ostenta grandes pétalas brancas e folhas verdes escuras. Também conhecida como jasmim-do-cabo, exala um aroma doce e representa a sinceridade e o amor sincero.

Flores significados no casamento gardênia

Jasmim-de-madagascar

Extremamente perfumadas, essas flores adoram o calor e a luminosidade e, por isso, são a aposta perfeitos para casamentos diurnos, de preferência durante a primavera e o verão. Simbolizam a sensualidade e a beleza.

casamento significado das flores mais usadas no Jasmin de madagascar

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!