Revista

Guia completo das melhores flores para casamento no verão

Lírios e cravos são algumas das flores para casamento indicadas para as altas temperaturas. A presença de folhagens é outra recomendação para manter a beleza no Grande Dia!

Dia ensolarado com um entardecer de encher os olhos são algumas das características que atraem os noivos a trocar as alianças no verão. Porém, o clima quente pode impactar algumas decisões. Principalmente em relação às flores para casamento.

A incidência do sol não é algo que agrada a todas as espécies. Mas você pode driblar a situação usando bastante folhagem e tipos que são mais resistentes.

Veja também: Decoração de casamento 2019 | Cores, flores e mais tendências

flores-para-casamento

Foto: Cassidy Carson Photography

 

Principais recomendações para o verão

A durabilidade é a principal preocupação quando o assunto são flores para casamento no verão. “Elas sofrem muito com a alta temperatura e em ambientes abafados. Então, o ideal é escolher espécies mais resistentes e que fiquem bonitas até o fim da festa”, comenta Bruna Rodrigues, florista e proprietária do Flora de Série.

Evitar o sol diretamente, se possível, é outra recomendação. “Além disso, tentamos manter as flores super-hidratadas”, diz Shirley Yáñez, idealizadora da We Do Botânica. Bruna concorda e acrescenta: “conferimos se todos os vasos estão com água. E ainda protegemos as espumas florais com um plástico extra para que a água drenada não evapore”.

Vale destacar que o ideal é encaixar as flores nos arranjos o mais próximo possível do início do evento. Mesmo as espécies mais resistentes. “É feita uma montagem mais densa e ágil no dia anterior. No próprio casamento, cerca de três horas antes, colocamos as flores mais delicadas para finalizar”, explica Bruna.

flores-para-casamento

Foto: Becca Lea Photography

 

Melhores espécies e cores para a estação

“O verão tem tudo a ver com escolhas tropicais. Isso tanto em flores quanto em cores”, afirma Bruna.

Sobre as espécies, lírio, bastão-do-imperador e helicônia são algumas das principais apostas de Shirley. Inclusive, fazer uma combinação das flores para casamento é tendência. Arranjos plantados em vasos é outra moda. “As rosas, por exemplo, têm mais durabilidade na espécie de jardim”, diz a idealizadora da We Do Botânica.

Bruna lembra também que as folhagens são mais resistentes e podem ser usadas na base dos arranjos. Costela-de-adão e as flores e folhas do antúrio são alguns exemplos dados pela especialista.

flores-para-casamento

Foto: onelove photography

 

Em relação às cores, Shirley aposta em tons mais vibrantes e quentes para a decoração de mesa de casamento. Vermelho, amarelo, laranja e verde são algumas das indicações das especialistas.

Entretanto, Bruna lembra que o gosto e preferência  do casal é o que deve nortear as escolhas. “O importante é ter um casamento que faça jus à estética que eles querem passar”, ressalta. “Independentemente da época, porém, ambientes mais descontraídos pedem flores coloridas. Em uma festa mais sofisticada, a opção é por espécies em tons neutros.”

flores-para-casamento

Foto: Love by Serena

Flores para casamento no campo, na praia ou cidade

A diferença entre tipos de flores para casamento à noite ou de dia está na incidência do sol. “A maior preocupação é se o ambiente é aberto ou fechado. O segundo cenário é mais fácil de lidar. Isso porque, provavelmente, estará climatizado com ar condicionado”, explica Shirley.

Bruna lembra que é importante respeitar a arquitetura dos espaços abertos. “A praia já tem uma paisagem tropical. Sendo assim, precisamos conversar com esse ambiente natural. No campo, a mesma coisa. O ideal é utilizar espécies mais campestres, como anastasia e cravo.”

Casas de veraneios e fazendas são alguns cenários escolhidos para os noivos que optam entre praia e campo. Aliás, a forte presença da madeira ajuda na hora de escolher as flores para casamento rústico. “Os tons de azul, vinho e acessórios em prata e cobre combinam com o contexto”, acrescenta Shirley.

Eventos realizados na cidade permitem aos noivos mais liberdade na escolha das espécies. “É mais uma questão de cenografia e desejo dos noivos”, aponta Bruna. Sem contar que, como o Dia do Sim é realizado em ambiente fechado, não há tantas preocupações com a conservação dos arranjos.

Foto: Flora de Série

 

Flores para casamento: preço

Decoração de casamento suntuosas, com muitas flores e folhagens, podem assustar os noivos que têm um orçamento enxuto. “As opções mais em conta são lírios, astromélias, rosas e cravos”, recomenda Bruna. Já as orquídeas podem pesar no bolso, segundo a florista.

Flores com pétalas finas estão entre as recomendações a serem evitadas, segundo a profissional da We Do Botânica. “A decoração para casamento com peônias é um exemplo disso. As noivas amam, mas são extremamente delicadas. As tulipas também não são uma boa opção, pois não aguentam cerimônias fechadas.”

A boca-de-leão é uma opção para arranjos de flores para casamento barato. Entretanto, essa espécie não está entre as recomendações de Bruna para o verão. “Assim como a rosa spray e as hortênsias, ela é uma planta que não suporta temperaturas altas, incidência de sol e lugares abafados”, alerta.

flores-para-casamento

Foto: Elyse Hall Photography

 

Veja mais inspirações de flores para casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Thalita Ribeiro

Thalita Ribeiro é jornalista em formação e trabalha na redação das editorias de tecnologia, automobilística e turismo, nos portais 33Giga, Garagem360 e Rota de Férias. Já trabalhou com assessoria em casamentos, está noiva e é apaixonada pelas produções para o grande dia a dois.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2019