Revista

Buquês para o verão: saiba como escolher o estilo e as flores

Descubra as flores e cores ideais e inspire-se nos buquês para o verão

Está buscando buquê de noiva para o verão? De forma geral, essa é uma época bem propícia para as flores, mas também há aquelas que sofrem com as temperaturas mais altas.

Também são necessários alguns cuidados para que as flores não murchem ou estraguem. Conheça tudo sobre as flores no verão e veja os cuidados para escolher o buquê de noiva certo:

buquês para o verão

Foto: Amy Amori

Flores da estação

Algumas flores são bastante sazonais – como é o caso das tulipas e peônias, mais comumente encontradas no inverno. No verão, os girassóis e hortênsias são as flores mais resistentes e que ficam mais bonitas na estação.

 “Às vezes elas estão mais bonitas no verão do que na própria primavera. Elas se firmam bem nessa época, então é uma boa opção para fazer buquês para o verão”, comenta Luiza Schuves, da Bela Rosa Decoração.

Laís Gazola, doAfflora Ateliê, afirma que há várias espécies que são resistentes ao calor. “Nas semanas mais quentes eu procuro dar preferência a flores que considero mais duráveis, como os cravos spray, também chamados de cravinas, as anastasias e as molucelas, além de algumas flores tropicais, o caso do antúrio, da alpínia e da strelitzia”, comenta.

buquês para o verão

Foto: Kelly Braman Photography

A designer floral Angélica Kudiess aponta que o mais comum nesta estação é trabalhar com flores tropicais.

“Orquídeas vão sempre ser usadas, por ser uma flor clássica, uma preferência nacional. É também uma flor com boa durabilidade. Nos buquês para o verão também entram as clássicas como rosas, astromélias, boca de leão, lírios e flores do campo. Estas são encontradas durante o ano todo. O antúrio é uma flor super tropical e exótica. Uma boa ideia é usá-la com folhagens maiores. Há também as flores como helicónias, cúrcuma e flor de bananeira, que por serem tropicais podem ser até encontradas com valores melhores na estação”, destaca.

Leia também: Buquê de noiva natural | Conheça as flores mais escolhidas

buquês para o verão

Foto: Mariel Hannah

Há também outras flores encontradas em outras estações e que são resistentes ao calor. “É o caso dos Cravos, Astromélias, Orquídeas, Lisianthus, Decoratta (flor do campo também conhecida como Pinóquio), Aster, Mosquitinhos e Limonium. As rosas também são flores que a gente consegue encontrar com facilidade durante o ano todo – o que é positivo porque são flores muito boas para compor o buquê e que dão bom preenchimento”, aponta Luiza.

Inspire-se nos tons do verão

Os tons coloridos costumam ser mais procurados pelas noivas para compor os buquês para o verão. Uma opção para as noivas é inspirar-se no Living Coral, tom eleito pelo Instituto Pantone para 2019 e que é a cara da estação e promete continuar em alta em 2020.

buquês para o verão

Foto: Tulle & Grace Photography

Leia também: Guia completo das melhores flores para casamento no verão

Além deste tom principal, também vale apostar nas cores eleitas pelo Instituto Pantone para o verão:

Para Laís, o verão remete a cores mais alegres, o que não significa deixar de lado as preferências de cada noiva.

“Para as mulheres mais clássicas, acredito que um bom caminho seja exagerar no uso da cor verde, presente em folhagens e sementes. Gosto também de mesclar tons pastel com o tradicional branco e verde. Já para as noivas que gostam de mais cor, há uma infinidade de flores que podem compor um buquê. Considero que o mais importante é a harmonia entre as cores e espécies usadas, com variedade de formatos de elementos e tons que fiquem bem juntos”, argumenta Laís.

Luiza pontua que uma das razões para que os tons mais fortes sejam mais populares no buquê de noiva  para o verão é que as cores claras podem manchar em alguns casos – especialmente no buquê, que é bastante manuseado.

“No verão, em poucos segundos que você encosta na pétala ou que encosta no móvel, é o suficiente para a flor começar a transpirar e aí ela fica marcada, podendo ficar meio amarelada ou cinza. Ou pode até fazer uma marca de dobra”, afirma. Angélica ainda complementa: “Todas as flores brancas têm uma durabilidade um pouco inferior com relação a qualquer outra. Ao manusear um pouquinho a rosa branca, por exemplo, ela vai amarelando”.

buquês para o verão

Foto Mirelle Carmichael Photography

Ainda segundo Luiza, flores como Aster, Mosquitinho e Limone são flores super resistentes que não dão esse efeito de mancha. “Para flores maiores como Lisiantus, Rosas e Astromelias, o ideal é fugir do branco e do rosa e ir para cores mais vibrantes e coloridas, que não dão esse problema”, sugere.

De toda a forma, Angélica aponta que é preciso analisar o horário da cerimônia, o local. Já com a noiva, é preciso verificar seu penteado, acessórios e o estilo de tudo isso.

“Normalmente, o colorido tem mais aceitação. Mas lembrando que sempre há as noivas mais clássicas, que apostam mais no branco e verde. Afinal de contas, é atemporal. O buquê de noiva não precisa estar igual à decoração – ele é um elemento único e pessoal. Gosto de olhar a cartela de cores, ver o que combinar da cor primária com as demais. Algumas cores que uso são pink, vinho e amarelo”, explica Angélica.

Ela também comenta que possui um certo cuidado quando a noiva quer usar branco no buquê.

“Cuido muito com a questão do branco no buquê – se formos usá-la, é importante estabelecer elementos de ligação do branco com as outras flores. Isso porque o branco tem muita luz e chama muita atenção. Prefiro usar uma flor branca com uma pitadinha de amarelo, por exemplo, para que essa transição seja mais suave. Como é o caso de astromélias brancas com um pouco de rosa. Ou astromélias vermelhas com o miolo branco”, exemplifica.

Folhagens nos buquês para o verão

As folhagens são elementos que ajudam a deixar o buquê com a cara do verão e são uma ótima opção. “Folhagens costumam durar mais do que flores em temperaturas mais altas, o que as torna ótimas alternativas para os buquês de verão. Algumas noivas que casam no campo têm aderido aos buquês all green“, lembra Laís.

buquês para o verão

Foto: Megan / Gray Honey and Poppies

Se você quiser incluir folhagens no buquê para o verão, também vale ficar de olho naquelas que são mais indicadas para a estação.

“Existem folhagens que são mais sensíveis ao calor. O ideal  no verão é tentar fugir do eucalipto – ele é o queridinho das noivas e fica lindo nos buquês, mas não aguenta o alto verão, fica muito seco. É até difícil de encontrar. Samambaia de corte tem várias opções, modelos diferentes que são mais fininhos no buquê. Mas ela também não fica tão legal no verão por murchar muito rápido. Assim como o alecrim que é bem sensível”, aconselha Luiza.

Caso você faça questão de usar o eucalipto, Angélica afirma que há alguns truques a serem usados, como dar um banho na folha (a hidratação do eucalipto acontece pela folha). “Mesmo murcha, ela ainda é muito bonita. Por isso algumas pessoas ainda acabam utilizando”, esclarece.

buquês para o verão

Foto: Louisa Marion Photography

Dentre as folhagens recomendadas para o verão estão as camélias, phytosporum, dracena, aspargo alfinete (lembra o alecrim) e o aspargo plumoso. “Elas têm uma boa durabilidade”, destaca Luiza. Angélica também recomenda folhagens como palmeira, Costela de Adão, xanadu e gardênias, cedrinhos.

Ao utilizar folhagens nos buquês para o verão, Angélica também indica tomar cuidado com as proporções. “Se formos usar uma folha longa, grande ou vazada, precisamos pensar em como isso vai interferir no visual como um todo”.

Cuidados com o calor

Durante o verão, há alguns cuidados necessários com relação à conservação dos buquês. Confira:

Evite vento encanado e sol na flor de corte

“Às vezes a gente acha que é bom colocar no ventilador ou no ar condicionado, mas o vento encanado faz com que a flor murche mais rápido, danificando a ponta da pétala. O ideal é ficar na sombra, em um lugar sem vento”, explica Luiza.

Mantenha as flores hidratadas até o horário da cerimônia

Angélica recomenda que o buquê seja deixado em um recipiente pequeno, com um dedo e meio de água, com as hastes livres de qualquer fita (pelo menos uns dois centímetros). “Meu acabamento do buquê nunca vai até o final da haste. Isso me permite deixar o buquê na água até o momento da cerimônia”, conta.

Angélica também não indica borrifar água diretamente na flor. “A não ser em casos  de alguns tipos de orquídeas e das hortênsias, as flores não devem ser molhadas. O indicado é só hidratar pela haste, que é onde a maioria das flores faz a absorção da água”, alerta Angélica.

buquês para o verão

Foto: Jen Huang Photography

Leia também: Como conservar o buquê de noiva antes e depois do casamento?

Mantenha as flores a baixas temperaturas antes da entrega do buquê

“Se estiver muito quente e abafado, dá para colocar na geladeira – só que é preciso ter cuidado para não encostar em nada e não manchar. Se tiver lírios, não coloque na geladeira, pois ficam bem sensíveis. As demais flores gostam e aumenta a resistência delas”, sugere Luiza. Laís indica também o uso de ar condicionado, desde que não incida diretamente sobre as flores.

Veja mais inspirações para o buquê de noiva no nosso perfil no Pinterest

</>

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 31º - São Paulo - CEP: 04711-130 - CNPJ: 08.762.226/0001-31 © iCasei 2007 - 2020