Já pensou em ser a própria assessora do seu casamento? Já, né? Com esta crise é a primeira coisa que passa pela cabeça depois de “Qual vestido vou usar?”. Mas acha que dá muito trabalho? Pois sua suposição vai mudar agora mesmo. Conversamos com noivas reais que fizeram tudo – tudo mesmo – sem a ajuda de uma assessoria. Venha conferir.

Como-ser-seu-próprio-assessor

A Ana Carolina Acioli, autora do blog Confraria das Noivas, optou por organizar seu casamento sem a ajuda de uma assessoria.

“Quando me casei, em 2010, morava em Rio das Ostras (na Região dos Lagos, RJ) e havia pouquíssimos serviços ligados à produção de eventos na região. Eu me casei na fazenda dos meus tios – mesmo lugar onde fui batizada -, então o local nunca foi um problema. Havia um excelente decorador – com quem tive total empatia e toda liberdade em decidir sobre os móveis, flores, layout e etc. Ele também tinha um buffet. Havia um fotógrafo e uma empresa de som e iluminação. Não havia nenhum cerimonial e eu não quis contratar uma empresa da capital. Esses foram os serviços com os quais pude contar. Então, como sempre tive muito jeito para organizar festas, resolvi definir cada detalhe sozinha. Planejei, confeccionei os convites, fiz o RSVP e organizei tudo em seis meses”, conta.

Assessor-como-ser-seu-próprio

Já para Lilian Souza, jornalista e autora do blog Bem Me Quer Casar, quando ela e o marido decidiram se casar, foi algo muito especial e emocionante. Eles queriam que todos os detalhes tivessem o toque deles, por isso não tiveram uma assessoria.

“Sempre fui muito decidida sobre o estilo de casamento que queria, meu marido adorou a ideia e nos entregamos aos preparativos. Decidimos organizar tudo com calma, envolvendo as pessoas que amamos e escolhendo minuciosamente cada detalhe e orçamento para que pudéssemos deixar tudo com a nossa cara e dar aos convidados uma festa inesquecível”, comenta Lilian.

Ser-seu-próprio-assessor

Se você decidiu seguir por este caminho sozinha, vale prestar atenção em alguns pontos:

– Organize-se: antes de começar a planejar e pesquisar, vale a pena criar uma pasta no seu e-mail para guardar todos os contatos de fornecedores e uma pasta no seu computador para salvar orçamentos e inspirações do seu casamento.

– Use ferramentas online gratuitas. A internet oferece uma série de planilhas para organizar tarefas para o casamento, controlar gastos e fazer a lista de convidados. Se você puder colocar estas informações na nuvem, melhor ainda, pois assim você pode acessá-las de qualquer lugar.

Como-ser-seu-próprio-assessor-planilha

– Você pode não querer uma assessoria, mas não deixe de ter um profissional para ajudá-la no grande dia – no caso, um cerimonial.

“Durante a organização eu não senti falta de um assessor, pois realmente tenho um bom tino para organização de festas. Mas no dia do casamento senti demais. Precisei muito de alguém para acompanhar o final da montagem e na hora, de alguém que orientasse o cortejo nupcial. O cerimonial do dia realmente foi um desfalque”, alerta Ana Carolina.

– A dica de Lilian é ter bem definido o estilo de cerimônia e festa que você e seu noivo desejam realizar.

Ser-seu-próprio-assessor-decoração

– Estabeleça um orçamento bem realista e se mantenha dentro dele.

“Negociem muito bem antes de fechar qualquer orçamento, conheçam o fornecedor e o produto que ele oferece, busquem referências, indicações de pessoas conhecidas e busquem na internet se há alguma reclamação ou processo contra o fornecedor”, explica Lilian. “Caso o budget seja curto, há inúmeros itens que podem ser handmade”, complementa Ana Carolina.

– Separe um tempo na sua rotina para organização do casamento.

“O importante é ter tempo disponível para organizar o casório, escolher bem os profissionais”, sugere Ana Carolina. “Planeje com calma e antecedência, para que vocês possam aproveitar cada momento dos preparativos”, comenta Lilian.

Assessor-como-ser-seu-próprio-fornecedor

– Seu melhor amigo será o Pinterest. Lá, você poderá buscar várias referências e até mesmo tutoriais para o seu casamento.

– Quando estiver sobrecarregada, divida as tarefas.

“Aceite a ajuda de todas as pessoas queridas que querem contribuir para a realização desse sonho, esse detalhe torna tudo ainda mais especial’, propõe Lilian.

Assessor-como-ser-seu-próprio-amigos

– Relaxem e sejam cúmplices em tudo.

“Esse momento é muito importante e os preparativos devem ser sempre prazeroso e divertidos, nunca um problema”, conclui Lilian.

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!