Já falamos em outra ocasião sobre a importância do pedido de casamento. A história de como você propôs será contada ad aeternum em qualquer situação social e virtual. Não é à toa que existem um número sem fim de perfis no Instagram e Pinterest só sobre pedidos de casamento, nós mesmos publicamos muitos bacanérrimos no nosso perfil. Quem não quer um pedido de casamento digno de filme?

A verdade é que quando o assunto é pedido de casamento, não existe uma receita de bolo, no entanto, os noivos cada vez mais têm se superado na criatividade e criado pedidos super personalizados. Se você está planejando fazer AQUELE pedido de casamento, vem com a gente conferir as dicas para tornar esse momento ainda mais especial:

Como fazer o pedido de casamento
Foto: Michaela Mangum Photography

Por onde começar?

Na opinião de Pedro Opice, um dos sócios fundadores da Jazz Side, a coisa mais importante para qualquer pedido de casamento é que ele seja extremamente autêntico e que tenha a ver com o perfil do casal, com sua história e que seja único.

“O pedido de casamento é um momento que será lembrado para sempre e, pela importância do significado que carrega deve ser muito mais que marcante! Deve ser pensado em todos os detalhes para que seja realmente muito especial. Por isso, sempre que recebemos uma solicitação para pedido de casamento, buscamos ao máximo entender com profundidade quem são os noivos, seus gostos, preferências, perfis. Aquilo que os marcou em suas vidas, aquilo que sonham, aquilo que querem construir. Quando se fala sobre esse assunto, surgem nuances e detalhes que são indispensáveis na hora de pensar no pedido. Então, para nós, esses detalhes compões os principais ingredientes para fazer um pedido único e que tenha a ver, exclusivamente, com o casal que viverá esse momento! ”, afirma Opice.

Onde fazer o pedido de casamento?

A assessora de eventos Camila Relva acredita que a escolha do local deve levar em conta a personalidade do casal e a história deles. “Se rolou o primeiro beijo em uma balada, por que não fazer o pedido no mesmo local reunindo amigos e a parte da família mais chegada? ”, sugere.

Já Opice propõe que seja levado em consideração a emoção que se causar. “Já trabalhamos com noivas tímidas com as quais um pedido público seria uma catástrofe! Nesses casos procuramos sempre pensar em lugares privativos, escondidos, fechados exclusivamente para o casal. Da mesma forma, temos casais que enxergam muito mais sentido em “gritar ao mundo” o seu pedido! Nesse caso, pensamos em lugares abertos, com interações com as pessoas que passarão por ali. Ou, ainda noivos que veem extrema importância em ter a família no local do pedido! Todas as alternativas são possíveis e contornáveis dependendo do perfil do casal! Assim, para a escolha perfeita do local, tudo o que se tem que levar em conta é o perfil do casal (principalmente da noiva!) ”, recomenda.

O perfil dos noivos é, de fato, um fator determinante na escolha da maneira de fazer o pedido. “Tem mulher que é mais tímida, detesta se expor, e vai odiar que o pedido dela tenha plateia. Quem vai medir isso é o próprio noivo. Aliás, o noivo também é termômetro. Afinal, se ele é uma pessoa extremamente tímida, acho que não vale ele se ‘violentar’, para fazer algo super público, que irá expô-lo ao ponto de o pedido soar teatral”, pondera Camila.

Pedido de casamento como fazer
Imagem via how he asked

A surpresa: fator essencial!

Para Camila, é essencial manter surpresa sobre o pedido. “É o que dá o frio na barriga para ambas as partes! Para manter segredo, de preferência não contar para ninguém, se precisar de ajuda, contar para o menor número de pessoas (confiáveis), possível”, indica.

Opice concorda: “Sempre surpresa! Para a Jazz, esse é um elemento padrão dos pedidos de casamento. Se pensamos em uma viagem, por exemplo, consideramos sempre o momento menos esperado para propor o pedido. Ou em algum lugar na qual a noiva não esteja em sua zona de conforto, esperando ser pedida. Trabalhamos exclusivamente com surpresas. O desafio de manter o segredo está muito mais na mão do noivo em conter a ansiedade. Por isso tentamos sempre alinhar muito bem todos os envolvidos para garantir que nenhuma informação será dada antes da devida hora”.

Diante desta surpresa que a noiva receberá, como fica aquela velha história de pedir a mão para família? Na opinião de Opice, o ideal é fazer um encontro para “pedir a mão”. “Tradicional, simpático e cria um laço forte entre famílias”, opina.

Camila, por sua vez, acha melhor manter segredo total para não estragar a surpresa. “Se falar com a família antes, há 80% de chances de estragar a surpresa”, alerta.

A compra da aliança

Tá aí uma questão que gera dúvida nos noivos e é bem delicada. Por um lado todas queremos um pedido surpresa, mas tem que ser com o anel dos sonhos. Errar o anel pode virar um pesadelo (para a noiva). Lembram da cara da Carrie Bradshaw quando achou o anel escondido que Aidan ia usar para pedi-la em casamento que tinha um diamante em um corte que ela detestava?

Opice dá a dica: “existem várias ‘técnicas’. Desde sequestrar um anel da namorada para usar de referência à medir a circunferência do dedo com um fio dental – só de brincadeira – que depois dará a medida exata! Vai da criatividade do noivo, mas estamos à disposição para sugerir isso também”.

Camila também dá outra sugestão: “experimente os anéis dela para ver onde param no seu dedo. Mas, se não conseguir é sempre melhor comprar maior, pois é mais fácil diminuir um anel do que aumentar”.

Better safe than sorry

Se o amor da sua vida é bem específica em seu gosto pessoal, não vá inventar de comprar um anel de sua cabeça, não é você quem vai usar depois. Acione as pessoas mais próximas dela (família, BFFs, etc) para que elas perguntem como quem não quer nada sobre o anel dos sonhos dela.

Onde comprar o anel de noivado para o pedido
Foto: Christy D Swanberg Photography

Precisa fazer discurso?

Sim, sim e sim. “É um momento cheio de significado e esse significado deve ser expresso em um discurso que coroará o pedido! ”, recomenda Opice.

Camila acredita que é sempre bom saber o que vai falar. “Não decoraria nada, mas organizaria as ideias. Quanto mais natural melhor, quanto mais sincero melhor, quanto mais deixar a emoção fluir, melhor” sugere.

Para se inspirar

Ficou tentado a fazer um pedido de casamento incrível? Veja algumas ideias para aguçar sua criatividade:

“Fizemos uma caça ao tesouro em Manhattan, no qual a noiva passou 6 horas visitando 8 lugares diferentes na cidade buscando as próximas pistas. Confeitarias, lojas de roupa, cafés, e etc. No final, a loja da Tiffany & Co. era o último endereço. Chegando lá, a loja estava inteiramente fechada para ela que, ao entrar, encontrou o namorado a aguardando com uma aliança para o pedido”, conta Opice.

“Aconteceu no Parque do Ibirapuera, onde os noivos se conheceram -ambos corriam no local. No dia que ela saiu de manhã para correr, ele preparou tudo, chamou violinos para tocarem a música deles no caminho que ela corria. Também pelo caminho colocou bicicletas com cestas com as flores preferidas dela. Ele apareceu em sentido contrário e fez o pedido. Foi lindo! ”, lembra Camila.

Serviço

Camila Relva

Contato: contato@camilarelva.com.br

clique para ver o telefoneCamila Relva:(11) 98296-9848

Jazz Side

Contato: jazzside@jazzside.com.br

clique para ver o telefoneJazz Side:(11) 3063-5520

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!