O nome macramê não é muito simples nem familiar, mas a maioria das mulheres certamente já se deparou com essa técnica de tecelagem manual, que tem fios desenhando nós e figuras geométricas. “O macramê é muito comum em bijuterias e acessórios. Agora ele vem sendo redescoberto na decoração”, explica Denise Romansina, do VivaFlor Atelier.

O termo macramê significa “nó” e tem na palavra árabe “migramah” (franja ornamental) a sua origem mais provável. Introduzido na Península Ibérica pelos mouros, ele se espalhou pela Espanha e, depois, por toda a Europa. Muito apreciado pela sua delicadeza, surge como ótima pedida para casamentos com decoração vintage, rústica ou de estilo boho, principalmente aqueles realizados ao ar livre.

Macramê-tendência-em-decoração
Foto: Hayley gemma/ Divulgação

As mil faces do macramê

As opções de aproveitamento do macramê são inúmeras. “Ele pode ser usado como fundo de altar, ou em forma de luminárias, porta-guardanapos, caminhos para mesas de convidados e, até, como acessório em mesa de bolo, doces e bem-casados”, diz a assessora Maria Claudia Rubim, da Rubim Cerimonial.

Macramê-tendência-em-decoração-frase

A flexibilidade do macramê vai além dentro do universo decorativo. Ele pode servir como encosto de cadeira – uma alternativa à tradicional capa de tecido –, em detalhes nas bordas das toalhas de mesa e na forma de painéis divisores de ambientes, sem isolá-los.

Macramê-nova-tendência-em-decoração
Foto: Andie Freeman Photography / Divulgação

O importante, segundo Francine Alves, da Mariage Decorações, é não exagerar na dose. “Use a técnica nos detalhes ou num local em que você sonhe com um destaque diferente”, recomenda.

A seguir, confira as inspiradoras fotos de macramê que separamos pra você!

Serviço

Mariage Decorações

clique para ver o telefoneMariage Decorações: (41) 4106-1763

Rubim Cerimonial

clique para ver o telefoneRubim Cerimonial: (11) 2659-5435

Tags da matéria

Vai se casar?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades e tendências!