Revista

Decoração de casamento 2023: o que estará em alta?

Descubra as melhores tendências para fazer uma festa incrível e impactante.

A decoração de casamento do casamento é o que faz os olhos de muitos noivos brilharem – escolher as flores, as cores e os tipos de arranjo é a concretização  do sonho de muitos casais. Quer saber saber quais são as tendências de  decoração de casamento 2023? Confira as dicas que o iCasei preparou.

Estilo de decoração de casamento 2023

tendencias decoracao de casamento 2023

Foto: Aguirela Decoração

A arquiteta, paisagista e decoradora Taís Puntel acredita que de decoração de casamento 2023 depende principalmente do casal e do local escolhido para o casamento. “

Normalmente, os casamentos de dia ainda seguem o estilo mais desejado, como o casamento no campo e um pouco do Garden wedding. Então, temos muito verde, arranjos desconstruídos e a presença das cores. Entretanto, claro que também tem noiva que é mais clássica e gosta do branco e verde. Já o casamento à noite pede um brilho a mais, enquanto a festa na cidade pede uma imponência a mais – até porque a gente precisa trabalhar a cenografia por conta dos espaços vazios. Consequentemente, os estilos continuam dependendo muito de cada cliente, mas o espaço que o casal escolhe também estabelece uma pré-definição deste estilo”, defende Taís.

Para Anderson Aguirela, da Aguirela Decoração,  o estilo de decoração vai de cada casal. “Mas, em sua grande maioria, os estilos rústico e boho estão se destacando cada vez mais”, opina Aguirela.

Cores para decoração de casamento 2023

tendencias decoracao de casamento 2023

Foto: Ben e Carol Noel | Aguirela Decoração

Para Aguirela, a cor em alta é aquela que agrada o casal. “Não sou do tipo que segue regras de cores. Tudo é válido desde que seja o sonho dos clientes. No entanto, a cor eleita para 2023 pela Pantone é a VIVA MAGENTA”, afirma Aguirela.

Taís, por sua vez, acredita que algumas noivas vão pelo Pantone do ano, mas que nunca teve essa informação refletida no pedido das noivas.

“É muito mais comum você fazer um casamento que impacta pelo processo criativo ou pela complexidade da decoração e as outras noivas quererem aquele estilo de decoração ou cor, do que efetivamente pedir um tom específico. Isso depende muito de cada cliente. Tem noiva que quer fazer o que ela não vê, isto é, algo único e diferenciado. Ao mesmo tempo, tem pessoas que querem aquilo que elas estão acostumadas a ver. Consequentemente, isso varia muito”, opina Taís.

pantone viva magenta 2023

O Viva Magenta se assemelha bastante ao Marsala, cor eleita pelo Pantone em 2015, que foi um tom bastante adotado em casamentos.

Leia também: 10 paletas de cores para casamento na primavera

Por outro lado, Taís menciona que os casamentos um pouco mais monocromáticos ainda têm espaço, ou talvez com algum cenário mais monocromático. “Eu não vejo um casamento com apenas um tom, mas com algumas cores mais próximas, como o laranja e o amarelo, o pink e o rosa. Isso é uma coisa que ainda têm espaço”, destaca.

Arranjos & Flores

tendencias decoracao de casamento 2023

Foto: Aguirela Decoração

Taís aponta que não deve haver grandes mudanças nas flores utilizadas no próximo ano. Não tem uma flor específica. Continuo fazendo e explorando as mesmas espécies, como as rosas Garden, a protea, as orquídeas e as flores secas, dando um complemento para isso. Acho que a gente tem espaço para muitos estilos e flores. Os arranjos continuam baixos, para não atrapalhar a visão. Acho que o seco ainda tem espaço, assim como o capim. A produção floral está voltando ao normal, o que é muito importante para a gente ter disponibilidade de material para trabalhar – o que não tinha no primeiro semestre de 2022, então isso também facilita”, explica Taís.

De acordo com Aguirela, algumas flores são sazonais e os arranjos seguem o estilo de cada decorador. “No meu caso, nosso perfil de decoração é com arranjos desconstruídos e mais soltos”, pontua.

Retorno dos eventos

tendencias decoracao de casamento 2023

Foto: Aguirela Decoração

Algo mudou na decoração de casamentos com o retorno dos eventos? Na opinião de Taís, não houve uma alteração.

“Durante a pandemia e logo depois da liberação dos eventos-, a gente falava de casamentos pequenos, em casa, estilo civil ou noivado. Mas eu sinto que isso foi uma necessidade da pandemia e não um desejo do casal. Agora, com as situações sanitárias liberadas, o casal volta a sonhar como ele sempre quis – casamentos grandes, cheios de pompa, com muita decoração e muitas atrações. É um casamento que se estende por horas, afinal, os noivos querem fazer render o investimento. Não vejo uma mudança de postura, necessidade ou desejo. Até porque a maior parte daqueles casais da pandemia já se casou. Esses casais para 2023 em diante são novos e não tiveram o desejo cerceado pela pandemia. São aqueles casais como qualquer outro (pré-pandemia) que desejam tudo de melhor para seu dia”, define Taís.

Já a percepção de Aguirela é que o pós-pandemia trouxe para eventos mais intimistas, com quantidades menores de convidados. “Percebo que mini weddings estão se tornando comuns. Com isso, as decorações tendem a ser mais clean e minimalistas”, conclui.

Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis

Sobre:

#
Marina Pastore

Marina Pastore é jornalista e trabalhou na Folha de S.Paulo. Desde 2011, quando começou a organizar seu próprio casamento, se apaixonou pelo assunto e criou um blog, o Vestida de Branco, para dividir ideias, opiniões e dúvidas. Anos depois do seu casamento, ainda adora falar sobre o assunto, ajudar as noivas e com...

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Av. Dr. Chucri Zaidan 1550, 6º andar - Conjunto 604 - São Paulo - CEP: 04711-130 © iCasei 2007 - 2024