Receber o convite para ser madrinha em um casamento é sinal de que você tem a confiança e o carinho dos noivos. Por isso, é preciso ficar atenta às recomendações e aos desejos do casal para ajudá-los a compor um visual lindo no Grande Dia. Os vestidos de madrinha de casamento à noite, por exemplo, precisam seguir algumas regrinhas básicas para garantir altar e fotografias impecáveis.

vestidos-de-madrinha-de-casamento-à-noite-vinho
Foto: Stephanie Brazzle Photography

 

Vestidos de madrinha de casamento à noite: pontos de atenção

Antes de pensar no modelo ideal, é preciso ficar atenta às recomendações e aos desejos da noiva. “A conversa é imprescindível  para formatar a escolha do vestido. Esse diálogo vai ajudar a madrinha a não errar”, diz Cristiane Medeiros, consultora de estilo da Badulacris.

“É importante também avaliar onde será realizada a cerimônia. Se ela vai acontecer em algum templo religioso, por exemplo, a madrinha precisa ficar de olho aos preceitos desse lugar”, destaca Carolina Caliman, consultora de estilo pessoal da Assinatura de Estilo. Ela explica que é necessário garantir que você está seguindo (ou não está desrespeitando) os protocolos especiais exigidos.

Com todas as exigências religiosas e da noiva atendidas, a madrinha ainda deve se atentar ao seu tipo corpo na hora de escolher o vestido de madrinha de casamento. Cristiane lembra que a roupa é um complemento da pessoa e deve representá-la, por isso a madrinha deve apostar em um modelo que favoreça seu biotipo e estilo pessoal.

Foto: Maria Lamb

 

 O tom ideal

Nem todas as noivas definem uma paleta de cores para os vestidos de madrinha de casamento à noite. Mas isso não significa que a escolha deva ser feita de maneira livre e aleatória. Por exemplo, Carolina destaca que é interessante deixar que a mãe da noiva escolha a cor primeiro. “Afinal, diz a etiqueta que a mãe da noiva é a segunda mulher mais importante da festa.”

Especialmente no Brasil, há toda uma superstição por trás do vestido preto, mas se a noiva está em busca de uma cerimônia mais moderna e diferente, uma ótima opção é colocar suas madrinhas de preto.

Além do preto, seu extremo também é muito evitado no Brasil, mas se for um pedido da noiva, não existe nenhum problema, em as madrinhas usarem um vestido branco.

Foto: Christine Clark

 

Os tons mais escuros funcionam super bem para os vestidos de madrinhas de casamento à noite. “Por exemplo, em vez de um azul bebê, é interessante usar um azul mais profundo ou intenso”, comenta Camila Teixeira, consultora de imagem responsável pela { fit } consultoria de imagem. Contudo, essa não é uma regra. Nada impede que se escolha um vestido de madrinha rosé, verdinho, lilás…

Se você ainda está em dúvida, Lais dá a dica: “os tons mais indicados são os que harmonizam com as cores naturais de olhos, pele e cabelo de cada mulher”. Ela explica que essas tonalidades vão valorizar o rosto, deixando espaço para uma maquiagem elaborada, mas não carregada — o que está super em alta.

Vestido de madrinha de casamento à noite
Foto: Brett Heidebrecht

 

Brilho pode?

Deve! O período noturno pede por modelos com brilho, que podem ser usados sem medo — mas com consciência. Para quem não sabe como dosar essa opção no visual, Carolina afirma que a resposta está no estilo da cerimônia. Se o casamento for super grande e protocolado, não há restrições. Agora, se for um evento mais intimista, é preciso um pouco mais de moderação nos vestidos longos de festa.

Vale lembrar que é possível trazer o brilho não apenas para o vestido. Ele pode aparecer nos acessórios ou ser trabalhado em formatos diferentes.  “Por exemplo, se a sua roupa é de paetê, a sandália pode ser de cetim, um tecido que brilha por si só”, indica Camila.

vestidos-de-madrinha-de-casamento-à-noite-com-brilho
Foto: Brideside

 

Vestido de madrinha de casamento: renda e bordado

Já os bordados podem funcionar como destaque ou alternativas para o brilho e as estampas no vestido para madrinha de casamento. Lais conta que o material está em alta por ser uma tendência que remete ao vintage. “Esses modelos ainda têm um trabalho mais delicado, que permite criar uma identidade única para a peça.” Agora, especialmente para os vestidos de madrinhas de casamento à noite, a dica é apostar nos bordados mais sofisticados e menos artesanais.

Outra opção para valorizar os vestidos de madrinha de casamento à noite é o uso das rendas. Camila conta que o tecido é sempre atemporal. Para as cerimônias noturnas, apostar nas rendas escuras é certeiro. “Dá também para mesclar com transparências e bordados”, diz.

Não fique na dúvida

Cristiane destaca que o convite para ser madrinha de um casamento é muito pessoal. “Sendo assim, ela tem intimidade para fazer perguntas e tirar dúvidas com a noiva”, diz. Então, o faça sempre! É essa conversa que vai garantir a unidade entre o estilo da cerimônia, o da noiva e o seu.

vestidos-de-madrinha-de-casamento-à-noite
Foto: Cody & Allison Photography

 

20 ideias para vestidos de madrinha de casamento à noite

Procurando por vestidos para madrinha de casamento para comprar? Então, não perca nossa seleção. Aqui, você encontra 20 modelitos de inspiração com diferentes cortes e cores.

vestidos de madrinha de casamento à noite
Foto: BHLDN

 

Foto: Chi Chi London

 

Foto: BHLDN

 

Foto: BHLDN

 

vestido de madrinha de casamento a noite
Foto: BHLDN

 

Foto: BHLDN

 

vestidos de madrinha de casamento a noite
Foto: BHLDN

 

Foto: BHLDN

 

Foto: Chi Chi London

 

Foto: BHLDN

 

vestidos de casamento a noite
Foto: BHLDN

 

vestidos de madrinha de casamento a noite
Foto: BHLDN

 

Foto: Chi Chi London

 

Foto: Chi Chi London

 

vestidos de madrinha de casamento a noite
Foto: BHLDN

 

vestidos de madrinha de casamento a noite
Foto: BHLDN

 

vestidos de madrinha de casamento a noite
Foto: BHLDN

 

Foto: Chi Chi London

 

Foto: Chi Chi London

 

Foto: BHLDN

 

Veja mais inspirações para madrinhas de casamento no nosso perfil no Pinterest

</>

Tags da matéria

Comentários