Vestido de noiva com renda | Como acertar na escolha
Especialistas da moda dão dicas para você encontrar o vestido de noiva com renda ideal de acordo com seu estilo e a cerimônia
O vestido de noiva com renda é um clássico atemporal. E, o melhor, combina com diferentes cerimônias. Pode ser usado tanto em casamentos tradicionais, como os vestidos da realeza de Grace Kelly e Kate Middleton, ou aparecer em celebrações moderninhas.
Com tantas opções versáteis no mercado, não será uma tarefa difícil encontrar o seu modelo ideal. Você só precisa determinar o estilo da renda, o formato do vestido, se será um, vestido de noiva com renda simples, ou um vestido de noiva com renda francesa, ou quem sabe vestido de noiva com renda e tule, por exemplo, e ir direto para o altar.
Porque escolher um vestido de noiva com renda
A maior vantagem de optar por um vestido de noiva com renda é que ele bem versátil.
“Não existe uma regra específica para o tipo de casamento em que se pode usar renda. Ela pode ser adaptada para qualquer cerimônia. O que vai ditar o estilo é o corte do traje. Ele, sim, deve estar de acordo com o evento como um todo”, diz a estilista Mariana Kuenerz.
Outro benefício que vale destacar sobre a escolha da renda é que ela não é um tecido inteiro. Ou seja, não há necessidade de fazer um vestido completamente rendado.
“A renda permite que possamos recortá-la e aplicá-la da forma que quisermos, criando desenhos e novas formas. É um trabalho de arte”, comenta Mariana.
A melhor renda para cada tipo de festa
A renda pode ser rústica, bordada, clássica, ter estampa moderninha e muito mais. O leque de opções é enorme.
Por isso, é importante pensar no estilo do seu casamento e na sua personalidade para poder encontrar a renda perfeita entre as diferentes famílias e categorias do material.
Para casamentos no campo
Para os casamentos ao ar livre e no campo, o indicado é ter um vestido de noiva com renda mais rústica, num estilo boho. Aqui, as estampas mais indicadas são alençon e flores 3D. Esta última, inclusive, foi escolhida para o casamento de Niina Secrets e Guilherme Oliveira.
Para casamentos na praia
Já em festas na praia, é recomendado usar renascença ou guipure, que são mais fluídas e podem render um belo modelo de vestido de noiva simples e elegante para o Grande Dia.
Para casamentos clássicos
“Como as cerimônias noturnas tendem a ser mais clássicas, o recomendável é usar os materiais tradicionais e delicados. A renda chantilly é a mais clássica e mais cara entre todas. Porém, é possível usar variações deste tecido francês para se adequar ao orçamento da noiva”, afirma Letícia Baranhano, estilista da marca Solaine Piccoli.
Para casamentos no civil
Caso você não tenha uma cerimônia religiosa e está pesquisando por um vestido para casamento civil, uma opção pode ser o vestido de noiva de renda curto, que dá um toque romântico e ao mesmo tempo produzido para a ocasião.
Preste atenção no forro do vestido
Ainda vale ressaltar que, quando o assunto é renda, o forro do vestido tem papel importante e precisa ser pensado com cuidado.
“Para combinar com as rendas mais modernas, sejam rústicas ou delicadas, gosto de trabalhar com organza ou musseline de seda, que são leves e possuem um movimento lindo. Já nas rendas mais clássicas e imponentes, prefiro zibeline e cetim de seda”, revela a estilista Carol Hungria.
A única restrição em relação ao forro são os tecidos já trabalhados. Os brocados ou texturizados podem não funcionar tanto quando combinados com a renda.
Para incrementar o vestido de noiva com renda
Se você optou pelo vestido de noiva com renda, mas acha que apostar apenas no desenho vai deixá-la muito simples no seu Grande Dia, saiba que é possível incrementar a roupa com cristais, pérolas, vidrilhos, paetês e uma infinidade de outros materiais.
“Muitas vezes bordamos a renda com estes materiais porque eles valorizam ainda mais o tecido”, explica Mariana. Mas lembre-se: em casamentos durante o dia prefira os bordados foscos. É que, quanto mais cedo e despojado for o evento, menos brilho é recomendado aplicar.
O véu ideal
Já que o vestido de noiva com renda é muito trabalhado, o ideal é não carregar tanto nos complementos do look.
“Se o vestido tiver muita informação, prefira um véu liso ou uma mantilha com pouca renda. Agora, se o traje for mais clean, está permitido usar uma mantilha mais rebuscada, com pérolas, cristais salpicados ou borda parecida com a renda usada no vestido”, conta Mariana.
Preste atenção nos acessórios
Esta regra também vale para os acessórios. Se o vestido tiver muita renda e muitos detalhes, eles devem ser mais discretos e delicados. Mas não se preocupe. Existe uma série de acessórios para noivas que unem beleza e bom preço disponíveis no mercado.
Cuidados com a escolha do sapato
Em relação ao sapato, a escolha vai depender do estilo da noiva e da cerimônia.
“Se ela fizer o estilo mais princesa, por exemplo, pode querer usar um sapato também de renda ou liso. Mas caso ela seja mais moderninha e vai casar na praia, pode até ser uma rasteirinha, pois tem tudo a ver com o clima”, comenta Carol.
Seu site de casamento merece ser iCasei
Criar Site Grátis
Amei todas as dicas
Ahh, que bom, Ivana! Ficamos muito felizes!
Um beijão!