O vestido de noiva com renda é um clássico atemporal. E, o melhor, combina com diferentes cerimônias. Pode ser usado tanto em casamentos tradicionais, como os vestidos da realeza de Grace Kelly e Kate Middleton, ou aparecer em celebrações moderninhas.

Com tantas opções versáteis no mercado, não será uma tarefa difícil encontrar o seu modelo ideal. Você só precisa determinar o estilo da renda, o formato do vestido, se será um, vestido de noiva com renda simples, ou um vestido de noiva com renda francesa, ou quem sabe vestido de noiva com renda e tule, por exemplo,  e ir direto para o altar.

vestido de noiva com renda
Foto: Pinterest / Reprodução

Porque escolher um vestido de noiva com renda

A maior vantagem de optar por um vestido de noiva com renda é que ele bem versátil.

“Não existe uma regra específica para o tipo de casamento em que se pode usar renda. Ela pode ser adaptada para qualquer cerimônia. O que vai ditar o estilo é o corte do traje. Ele, sim, deve estar de acordo com o evento como um todo”, diz a estilista Mariana Kuenerz.

Outro benefício que vale destacar sobre a escolha da renda é que ela não é um tecido inteiro. Ou seja, não há necessidade de fazer um vestido completamente rendado.

“A renda permite que possamos recortá-la e aplicá-la da forma que quisermos, criando desenhos e novas formas. É um trabalho de arte”, comenta Mariana.

vestido de noiva com renda
Foto: Bruno Stuckert

A melhor renda para cada tipo de festa

A renda pode ser rústica, bordada, clássica, ter estampa moderninha e muito mais. O leque de opções é enorme.

Por isso, é importante pensar no estilo do seu casamento e na sua personalidade para poder encontrar a renda perfeita entre as diferentes famílias e categorias do material.

Para casamentos no campo

Para os casamentos ao ar livre e no campo, o indicado é ter um vestido de noiva com renda mais rústica, num estilo boho. Aqui, as estampas mais indicadas são alençon e flores 3D. Esta última, inclusive, foi escolhida para o casamento de Niina Secrets e Guilherme Oliveira.

vestido de noiva com renda
Foto: Somos Fratelli

Para casamentos na praia

Já em festas na praia, é recomendado usar renascença ou guipure, que são mais fluídas e podem render um belo modelo de vestido de noiva simples e elegante para o Grande Dia.

vestido de noiva com renda
Foto: Raul Aragão

Para casamentos clássicos

“Como as cerimônias noturnas tendem a ser mais clássicas, o recomendável é usar os materiais tradicionais e delicados. A renda chantilly é a mais clássica e mais cara entre todas. Porém, é possível usar variações deste tecido francês para se adequar ao orçamento da noiva”, afirma Letícia Baranhano, estilista da marca Solaine Piccoli.

vestido de noiva com renda
Foto: Gouveia Photo Art

Para casamentos no civil 

Caso você não tenha uma cerimônia religiosa e está pesquisando por um vestido para casamento civil, uma opção pode ser o vestido de noiva de renda curto, que dá um toque romântico e ao mesmo tempo produzido para a ocasião.

vestido de noiva com renda
Foto: Pinterest / Reprodução

Preste atenção no forro do vestido

Ainda vale ressaltar que, quando o assunto é renda, o forro do vestido tem papel importante e precisa ser pensado com cuidado.

“Para combinar com as rendas mais modernas, sejam rústicas ou delicadas, gosto de trabalhar com organza ou musseline de seda, que são leves e possuem um movimento lindo. Já nas rendas mais clássicas e imponentes, prefiro zibeline e cetim de seda”, revela a estilista Carol Hungria.

A única restrição em relação ao forro são os tecidos já trabalhados. Os brocados ou texturizados podem não funcionar tanto quando combinados com a renda.

detalhe-de-vestido-de-noiva-com-renda-e-perolas
Foto: Ju Kneipp/Solaine Piccoli

Para incrementar o vestido de noiva com renda

Se você optou pelo vestido de noiva com renda, mas acha que apostar apenas no desenho vai deixá-la muito simples no seu Grande Dia, saiba que é possível incrementar a roupa com cristais, pérolas, vidrilhos, paetês e uma infinidade de outros materiais.

“Muitas vezes bordamos a renda com estes materiais porque eles valorizam ainda mais o tecido”, explica Mariana. Mas lembre-se: em casamentos durante o dia prefira os bordados foscos. É que, quanto mais cedo e despojado for o evento, menos brilho é recomendado aplicar.

estilos-de-vestidos-de-noiva-com-renda
Foto: Reprodução/Pinterest

 

O véu ideal

Já que o vestido de noiva com renda é muito trabalhado, o ideal é não carregar tanto nos complementos do look.

“Se o vestido tiver muita informação, prefira um véu liso ou uma mantilha com pouca renda. Agora, se o traje for mais clean, está permitido usar uma mantilha mais rebuscada, com pérolas, cristais salpicados ou borda parecida com a renda usada no vestido”, conta Mariana.

Preste atenção nos acessórios

Esta regra também vale para os acessórios. Se o vestido tiver muita renda e muitos detalhes, eles devem ser mais discretos e delicados. Mas não se preocupe. Existe uma série de acessórios para noivas que unem beleza e bom preço disponíveis no mercado.

Cuidados com a escolha do sapato

Em relação ao sapato, a escolha vai depender do estilo da noiva e da cerimônia.

“Se ela fizer o estilo mais princesa, por exemplo, pode querer usar um sapato também de renda ou liso. Mas caso ela seja mais moderninha e vai casar na praia, pode até ser uma rasteirinha, pois tem tudo a ver com o clima”, comenta Carol.

vestido de noiva com renda
Foto: Pinterest / Reprodução
Tags da matéria

Comentários

2 comments

  1.    Responder

    Amei todas as dicas

    1. iCasei

         Responder

      Ahh, que bom, Ivana! Ficamos muito felizes!

      Um beijão!