Zuhair Murad, Ines di Santo e Naeem Khan são apenas alguns dos estilistas internacionais que trouxeram vestido de noiva com capa para as passarelas do Bridal Fashion Week, evento de moda noiva que é realizado em Nova York (EUA).

Embora seja tendência para 2019, o modelo não é novidade neste universo. “A capa começou a ser usada há cerca de dois anos. À época, o acessório era mais marcado e com tecidos imponentes. Só que a brasileira tende a ser mais conservadora quando o assunto é casamento”, revela a estilista Maria Mendes.

Apenas agora o vestido com capa ganhou uma roupagem nova, com tecidos discretos e caudas menores, caindo, assim, no gosto das noivas brasileiras – as mais modernas, pelo menos.

Veja também:  Vestidos de noiva | O guia completo para escolher o modelo dos sonhos!

vestido-de-noiva-com-capa
Foto: Ryan Learoyd

 

Veja também:  Vestido de noiva 2019 | 6 tendências para arrasar no próximo ano

Tipos de capas disponíveis nas araras

As pessoas têm a tendência de relacionar capa com o estilo usado por super-heróis, sendo amarrada no pescoço e caindo sobre os ombros. Porém, os estilistas oferecem muitos outros modelos para as noivas.

“Para ser considerada capa, o acessório deve passar da altura dos ombros. Caso contrário, é um bolero ou poncho”, explica a estilista Luciana Collet. “A capa pode começar acima ou abaixo dos ombros e também sair das costas. Só não entra no contexto aquelas que saem dos braços. Estas são consideradas uma espécie diferente de manga”, completa.

Em relação ao tamanho, é possível encontrar opções longas, médias e curtas. A melhor vai depender exclusivamente do seu gosto. “Tem vestido de noiva com capuz, outros com pontas. É possível encontrar também capas lisas, bordadas e até de linha”, diz a estilista Carol Coelho.

Ainda dentro do tema, vale ressaltar que é possível optar entre capa removível ou uma que faça parte do próprio vestido. “O mais recomendável, entretanto, é que ela seja removível. Isso porque a noiva terá mais conforto para aproveitar a festa depois”, indica Luciana.

vestido-de-noiva-com-capa-curta
Foto: Melissa Gidney Photography

 

Qualquer noiva pode usar capa?

Um dos erros mais comuns na hora de comprar o vestido de noiva é não levar em conta o seu biotipo. Quando estamos falando de capas, não é diferente. É necessário observar quais os melhores corte e tecido para que o look fique perfeito.

“Quem é mignon, por exemplo, não deve utilizar vestido de noiva com capa curta porque pode cortar e achatar a silhueta. Já quem é plus size deve evitar tecidos volumosos”, ressalta Luciana. As noivas de ombros largos também devem ter mais atenção. “O ideal é cobri-los para não ficarem tão em evidência”, complementa a estilista.

Maria ainda lembra que esse vestido de noiva não combina muito com quem é tímida. “Quando uma moça chega no ateliê e pede pela capa, já sei que tem personalidade forte e ousada. Esse é um tipo de acessório que chama muita atenção. Mulheres tradicionais e super-românticas acabam sendo engolidas pelo estilo”, alerta.

vestido-de-noiva-com-capa-de-renda
Foto: Brandon Kidd Photography

 

A questão do horário do casamento

Olhar seu biotipo é o primeiro ponto para acertar na capa. A outra dica é adaptá-la para o estilo de casamento.

De acordo com Luciana, os eventos diurnos e ao ar livre pedem por tecidos mais leves. Vestido de noiva com capa de renda, crepe georgete, tule e musseline estão entre as melhores opções. “Sobre o tamanho, o ideal é que não seja muita comprida. Não dá, por exemplo, para usar uma cauda longa na areia”, aponta a profissional.

À noite, você pode usar tanto os tecidos mais leves como aqueles encorpados. Entre eles: tafetá, zibeline e cetim duchese. “Aplicações e bordados são sempre bem-vindos. Eles são coadjuvantes que entram para enriquecer a peça”, garante Luciana. Inclusive, Maria fez um modelo neste estilo. A capa tinha seis metros, era de zibeline e toda bordada em Swarovski.

vestido-de-noiva-com-capa-de-tule
Foto: Allure Bridals

 

Como criar um look harmonioso

Na hora de montar o look como um todo, é sempre importante pensar em um visual coerente. “Decida quem será o protagonista. Se for o vestido, a capa deve ser mais discreta. Ou vice-versa”, afirma Luciana.

Vale destacar que não é todo corte que combina com o estilo. “Modelos volumosos, como o princesa, devem ser evitados. Você terá muito tecido junto”, diz a estilista. Aqui, prefira recortes mais secos, como o vestido de noiva sereia com capa, o minimalista à la Meghan Markle e o evasê.

Os cuidados também devem ser estendidos para as joias. “Se você quer usar um brinco pendurado, por exemplo, não dá para a capa começar acima dos ombros. É necessário, pelo menos, um corte ombro-a-ombro para equilibrar”, comenta Maria.

Carol ainda ressalta que a capa dispensa o uso de véu. Um excluí o outro para não sobrecarregar o look de informações. “Lembre-se sempre que menos é mais”, diz a especialista.

vestido-de-noiva-com-capa-e-capuz
Foto: BdG Photography

 

Vestido de noiva com capa: preço

Ter um vestido de noiva com capa pode, sim, aumentar o valor do look. É que você precisará de mais tecido para confeccionar a peça. “Para uma capa de seda com seis metros, por exemplo, você gastará pelo menos mais R$ 1 mil. Isso apenas no tecido, sem contar a mão-de-obra”, conta Maria.

Luciana, entretanto, lembra que o custo compensa, já que você não gastará com o véu. “Na prática, entre uma grinalda bordada e uma capa bordada, o preço será equivalente”, ressalta a estilista.

vestido-de-noiva-com-capa-de-renda
Foto: RAD + IN LOVE

 

10 estilos de vestido com capa para copiar!

Se você quer fugir do estilo super tradicional e ousar no altar, as capas podem dar um toque extra ao look. Selecionamos 10 modelos que vão de vestido de noiva com capa transparente, passando por renda e cetim. Inspire-se!

vestido-de-noiva-com-capa-ombro-a-ombro
Foto: Justin Alexander

 

vestido-de-noiva-com-capa-curta
Foto: Jose Villa Photography

 

vestido-de-noiva-com-capa-lisa
Foto: Rosa Clará

 

vestido-de-noiva-com-capa-de-renda-curta
Foto: Tamara Gruner Photography

 

vestido-de-noiva-com-capa
Foto: BHLDN

 

vestido-de-noiva-com-capa-curta
Foto: Carrie King Photograpraphy

 

vestido-de-noiva-com-capa
Foto: Vania Romoff Bridal

 

vestido-de-noiva-com-capa-bordada
Foto: Pronovias

 

vestido-de-noiva-com-capa-curta
Foto: Arielle Doneson Photography

 

vestido-de-noiva-com-capa
Foto: Maria Mendes/Divulgação

 

Veja mais inspirações de vestidos de noiva no nosso perfil no Pinterest 

</>

Tags da matéria

Comentários